Qual profissão escolher? 7 dicas para escolher o curso certo!
Ensino tecnológico Formação

Qual profissão escolher? 7 dicas para escolher o curso certo!

A opção por uma graduação nem sempre é uma tarefa das mais fáceis, e é comum que os vestibulandos tenham dificuldade para saber qual profissão escolher. Afinal, esse é um momento na vida que requer muito estudo, planejamento e autoconhecimento.

Sem a busca de informação relevante ao tema, muitos jovens entram na faculdade sem refletir sobre a área de atuação que mais se identificam. E essa falta de pesquisa está entre as principais causas de profissionais infelizes com sua atual carreira.

Ainda que, hoje, o universo profissional ofereça infinitas possibilidades, com dedicação é possível descobrir aquilo que melhor se encaixa nos seus anseios. Para te ajudar a encontrar a carreira dos seus sonhos, listamos 7 dicas importantes. Confira:

1. Entenda quem é você e quais são os seus talentos

Autoconhecimento é um ponto fundamental para quem procura saber qual carreira escolher.

Antes de qualquer coisa (até mesmo de pensar quais são as suas afinidades), você precisa:

  • entender quem você é;
  • estar em contato com a sua essência;
  • saber quais são os seus valores;
  • e identificar os objetivos pessoais.

Faça uma análise das suas habilidades e das coisas que você gosta.

Se achar necessário, crie uma lista dos livros que te agradam, das matérias que você tinha mais afinidade na escola e até mesmo dos lugares e das atividades que mais despertam o seu interesse.

Nessa etapa do autoconhecimento, também é muito importante buscar ajuda de amigos. Peça para as pessoas te dizerem como te veem e quais são os potenciais que elas enxergam em você.

2. Procure auxílio de um profissional

Hoje, temos uma infinidade de recursos que nos ajudam a escolher uma profissão com mais segurança, tais como os profissionais: coaches e os psicólogos.

Com a ajuda de um especialista, você conseguirá detectar as suas forças e as suas fraquezas, para que possa amenizar e desenvolver certos traços da sua personalidade.

Além disso, esses profissionais possuem bagagem para direcionar as melhores oportunidades e até mesmo indicar bons cursos ou universidades para a sua área de atuação.

Há, ainda, diversos sites e guias voltados para vestibulandos que precisam de dicas para ingressar na universidade, além de testes vocacionais para te ajudar a entender com mais clareza quais são as suas habilidades.

3. Converse com os seus familiares sobre o assunto

Todos nós sabemos que a família é um dos pilares mais fortes na construção do caráter e da personalidade de uma pessoa. O que muitos esquecem é que a estrutura familiar também pode ser um forte aliado no momento da escolha de uma profissão.

Já parou para pensar que eles possivelmente já viveram as mesmas dúvidas e angústias que você? Divida os seus questionamentos com os seus pais e com os seus irmãos e peça para que eles apontem traços que podem te ajudar a entender qual área seguir.

Entretanto, vale reforçar que não se deve seguir determinada profissão apenas para agradar pais e mães. Lembre-se de que é o seu futuro que está em jogo!

4. Pesquise informações sobre os cursos

Após seguir os primeiros passos para entender quais são as suas expectativas e conhecer as suas habilidades, certamente você já terá em mente algumas possibilidades.

A partir disso, você deve começar a pesquisar mais informações sobre os cursos. Saiba quais são as principais universidades que oferecem determinados cursos e leia sobre:

  • a carga horária;
  • a grade curricular;
  • e o corpo docente.

Se possível, procure palestras ou eventos especializados em orientação profissional para saber mais detalhes.

Vale, ainda, entrar em contato com algumas faculdades, pois muitas permitem que futuros alunos conheçam a grade e as dependências e até mesmo assista a aulas como ouvinte.

Outra possibilidade que você deve considerar são os cursos tecnológicos. Com duração entre 12 e 24 meses, eles podem ser uma ótima alternativa para que você conheça uma área antes de ingressar em um curso de graduação.

5. Conheça o mercado

Outro ponto importante para quem deseja escolher uma carreira é entender como é a área de atuação pretendida:

  • como é a competitividade?
  • como é o mercado de trabalho?
  • quais são as oportunidades de crescimento e de desenvolvimento de plano de carreira?
  • qual é a faixa salarial?
  • que setores estão mais aquecidos?

Esses são apenas alguns dos aspectos mais importantes que você deve pesquisar.

Procure saber quais são as empresas líderes do setor, quais são as características mais importantes esperadas por um profissional da área e quais são os cargos que esse profissional pode ocupar.

Outra informação importante é prever como o mercado se comporta diante de determinada profissão. Um setor de atuação que hoje é tendência, daqui a 2 anos, poderá ser substituído por outros, e você terá dificuldades de encontrar colocação profissional.

6. Entre em contato com profissionais da área

Já destacamos a importância de pesquisar sobre o mercado de trabalho. Pois bem, também é muito importante que um vestibulando converse com profissionais da área para entender como é o dia a dia dentro da carreira desejada e se ele atende às suas expectativas.

Essa troca de experiências pode ser um fator determinante na sua tomada de decisão. Você pode, por exemplo, entrar em contato com pessoas em diferentes níveis profissionais e entender como são as médias salariais para cada uma dessas ocupações.

Desde estagiários até diretores e CEOs, você conseguirá ter uma noção mais próxima da real dinâmica do mercado do seu interesse.

7. Busque informações sobre as universidades

Depois de definir qual área cursar, chega outro importante momento, que é a escolha da instituição de ensino.

Com a ajuda da internet, é possível ter acesso a informações bastante detalhadas sobre as universidades, desde grade curricular a processo seletivo e valor das mensalidades. Procure saber, também, se a universidade de seu interesse trabalha com sistemas de bolsa de estudo — como ProUni — e com financiamento do curso.

E, se houver a possibilidade de agendar uma visita ao campus, esse é um recurso que te ajudará na decisão. Com isso, você pode conhecer os laboratórios, a estrutura da instituição e outros recursos que a faculdade oferece.

O que você achou das nossas dicas? Se gostou, compartilhe este post nas suas redes sociais e troque, com os seus amigos, informações sobre qual profissão escolher!

Você pode gostar
Vestibular: 7 dicas para saber se você está realmente preparado!
Enem: entenda definitivamente como funciona e a sua importância

Deixe seu comentário

Seu Comentário*

Seu Nome*
Seu Site

Share This