Trabalhar e estudar: como fazer as duas coisas ao mesmo tempo?
Carreira Formação

Trabalhar e estudar: como fazer as duas coisas ao mesmo tempo?

Com um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, é preciso buscar qualificação para conquistar o seu lugar. Mas, do ponto de vista financeiro, isso nem sempre é uma tarefa fácil. E, nessas horas, trabalhar e estudar pode ser a melhor saída.

As chances para quem mantém os estudos após o ensino médio são maiores na hora de pleitear melhores colocações no mercado. No entanto, nem todos têm a possibilidade de continuar estudando sem trabalhar. Mas como fazer as 2 coisas ao mesmo tempo?

Com um pouco de foco e de jogo de cintura, você verá que não é tão difícil assim.

Hoje em dia, ao sair da escola (ou mesmo antes disso), muitos estudantes já enfrentam a jornada dupla. Afinal de contas, com o alto custo do ensino superior, é preciso encontrar meios para arcar com as despesas, que vão além da mensalidade. Por isso, trabalhar e estudar passou a ser essencial.

Pronto para encarar esse desafio? Então você tem 2 caminhos:

  • o 1º é o da graduação tradicional, no qual você se tornará bacharel e poderá seguir carreira tanto na iniciativa privada — ou pública, no caso dos concursos —, quanto acadêmica, voltada à pesquisa ou à docência;
  • o 2º segundo é o das graduações tecnológicas, que direcionam os estudos para áreas específicas. Depois da formatura, o aluno passa a ter o título de tecnólogo.

Os cursos duram, em média, de 2 a 3 anos e têm foco, basicamente, na prática profissional. A partir daí os estudantes saem aptos a aplicar os seus conhecimentos na área de maneira mais direta e rápida, sendo rapidamente absorvidos pelo mercado de trabalho.

Veja que a tarefa de trabalhar e estudar nem sempre é fácil, mas com organização e foco é possível, sim, encarar essa dupla jornada sem sofrimento. Para isso, confira a seguir dicas de como cumprir com os compromissos de forma tranquila e produtiva:

Organize o seu tempo

Esta talvez seja a dica mais importante. Tenha em mente que você terá 2 cargas horárias para atender diariamente e que nas 2 você deverá cumprir com deveres e obrigações.

Antes de tudo, calcule o tempo que você despenderá em cada atividade: desde o transporte até os intervalos, para que você tenha real noção do quanto o seu dia estará ocupado.

Procure estabelecer prioridades tanto no trabalho quanto na sala de aula. Depois disso, você vai adaptando o que funciona melhor para você. Quem sabe dá tempo de ler aquele livro importante no intervalo do almoço no trabalho?

Essas pequenas janelas de tempo são preciosas para atividades como trabalhos — individuais, principalmente, já que nem todos poderão dispor do mesmo horário para isso — ou estudo para as provas, por exemplo.

Cada minuto conta para não atropelar as atividades e deixar tudo em dia nas 2 esferas, profissional e acadêmica. Aquele tempinho dentro do ônibus entre o trabalho e a faculdade também vale para dar uma estudada naquele material importante.

Ficou pesado um emprego em horário integral? Considere um estágio ou um trabalho de meio período, pois, com uma jornada um pouco menor, será possível gerenciar melhor o tempo. É uma boa alternativa para quem deseja trabalhar e estudar, mas não dispõe de tempo para as 2 coisas.

Adote uma rotina

Estabelecer uma rotina um pouco mais rígida pode ser um grande diferencial para você não “pirar” com as 2 atividades. Aí nada de pegar o ônibus cada dia em um horário diferente, por exemplo.

Tente sempre colocar um horário definido para as atividades. Claro que pequenas variações podem ocorrer, mas procure ficar firme na proposta inicial.

O sono também deve fazer parte desta rotina estruturada, pois ele é importantíssimo para recarregar as baterias para o dia seguinte, afinal, começa tudo outra vez.

Não perca o foco

Se tem uma coisa que não pode ser perdida no meio do caminho é o foco. Você traçou uma meta para a sua carreira e sabe que ela renderá frutos no futuro.

Distrações ocorrerão todo o tempo, e aquela vontade de jogar tudo para o alto vai aparecer — mas pense nos benefícios da sua rotina atribulada.

E mais: é um estado momentâneo, ou seja, temporário. Aguente firme! A formatura chegará em um piscar de olhos.

Dê um gás na motivação

Às vezes bate aquela canseira, não é mesmo? Não desista! Lembre-se de que essa rotina atribulada será importantíssima para a sua carreira, pois dará a você um diploma que será um grande diferencial nos próximos passos da sua trajetória profissional.

Você pode estabelecer metas e premiações. Ao cumprir uma meta — pode ser de dias, meses ou anos —, proponha-se a se dar um presente de compensação. A cada meta conquistada, o seu esforço será recompensado e a sua motivação estará sempre em alta.

Por presente, entende-se de tudo, desde aquela calça jeans que você tanto queria até um day off para fazer tudo o que você mais gosta.

Não se esqueça da diversão

Nem tudo pode ser só obrigação, não é mesmo? Com um pouco de disciplina e de jogo de cintura, é possível ter momentos prazerosos de lazer.

Se não tiver provas ou trabalhos, procure descansar nos fins de semana. Vale aquele sono mais prolongado ou até mesmo uma baladinha (de leve e sem bebedeira, pois o efeito da ressaca no dia seguinte pode estragar os seus planos).

Mantenha o controle financeiro

Está aí uma das principais vantagens de trabalhar e estudar ao mesmo tempo. Trabalhando, você terá recursos para manter os estudos, que envolvem mais do que a própria mensalidade, já que você terá que contar com os gastos de:

  • transporte;
  • alimentação;
  • e material de estudos.

Parece pouco, mas, no final do mês, a conta pode ser um pouco salgada. Procure gerenciar e fazer um planejamento de gastos para tentar encaixar o valor final no seu orçamento.

Viu só como é possível trabalhar e estudar ao mesmo tempo? Com um pouco de empenho e dedicação dá tempo de fazer tudo e ainda se divertir!

Gostou das dicas? Então curta a nossa página no Facebook!

Você pode gostar
Qual profissão escolher? 7 dicas para escolher o curso certo!
Quer tirar notas boas? Evite estes 6 erros

Deixe seu comentário

Seu Comentário*

Seu Nome*
Seu Site

Share This