Como driblar as dificuldades da educação e se tornar um gestor de ponta? - Blog da MRH - Carreira, formação e ensino tecnológico no padrão MRH
Formação

Como driblar as dificuldades da educação e se tornar um gestor de ponta?

As dificuldades da educação brasileira fazem com que muitas pessoas desistam do sonho de conquistar um lugar de destaque no mercado.

Passar em uma universidade pública parece impossível para quem teve um ensino básico precário, e uma particular bem conceituada geralmente possui altas mensalidades. Isso sem contar no quanto pode ser difícil conciliar o tempo para trabalhar e estudar, a fim de arcar com os compromissos do orçamento mensal.

Mas, para aqueles que desejam se tornar um gestor de ponta, há uma boa notícia, pois é totalmente possível conseguir uma educação de qualidade nessa situação. Leia nosso artigo e descubra como!

Por que o plano de carreira é importante?

Estabelecer um plano de carreira é o primeiro passo para quem está empenhado em construir uma trajetória profissional sólida, ser reconhecido no meio corporativo, conquistar um ótimo salário e, consequentemente, ganhar em qualidade de vida.

Com o mercado de trabalho cada vez mais competitivo e empresas exigentes, somado às dificuldades da educação, parece ser cada vez mais distante alcançar o sonho de uma carreira bem estruturada.

Em um mundo onde a qualificação não é mais opcional e, sim, essencial, traçar um mapa dessa caminhada é fundamental para se chegar ao destino. É preciso estar focado em um objetivo para entender o trajeto que precisa ser percorrido até chegar aonde você deseja.

Para tanto, você precisa responder às seguintes questões:

  • quais os passos necessários para atingir esse propósito?
  • quantas formações são necessárias para alcançar essa posição dentro de uma empresa?

Atualmente, são muitas as opções de cursos de graduação e pós-graduação, bem como de instituições que oferecem esses serviços. O plano de carreira é fundamental para que você saiba fazer a melhor escolha.

Foco no objetivo

Constantemente, ouvimos opiniões sobre a precariedade na educação brasileira. São universidades com notas baixas no ENADE, cursos sem a autorização do MEC, ensino básico sem professores, ensino médio que não prepara para o vestibular, entre outros fatores.

É importante que você saiba que, embora nosso país tenha tantos problemas no que diz respeito à formação acadêmica do indivíduo, existem ótimas instituições de ensino superior no Brasil. Manter o foco no que você quer para a sua vida profissional é essencial para escolher a universidade mais adequada para isso.

Hoje, grandes empresas não se interessam apenas pelo diploma. É preciso que o certificado tenha um nome de peso, advindo de uma instituição que esteja preocupada em transmitir a teoria e, ao mesmo tempo, auxilie no desenvolvimento das habilidades necessárias que o meio corporativo exige.

Nem sempre, essa boa formação está no ensino superior público. Ha várias instituições particulares muito bem-conceituadas, que podem acolher estudantes das mais variadas classes econômicas devido às modalidades de pagamento oferecidas.

O que fazer para organizar o tempo disponível?

Sabemos que as dificuldades da educação não se resumem apenas aos problemas no ensino propriamente dito. Quem precisa trabalhar enquanto estuda também se preocupa com a gestão do tempo diário disponível para essas atividades. Afinal, não adianta elaborar um plano de carreira perfeito se não houver como segui-lo.

Devido a isso, é importante que o seu tempo seja muito bem organizado, a fim de que você tenha o melhor desempenho possível nas suas duas ocupações.

Formas de conciliar o estudo com o trabalho

Estudar durante um período e trabalhar em outros dois realmente não são tarefas fáceis. Entretanto, quem busca um futuro melhor e é responsável por sua própria formação não tem muita escolha.

Se você está seguindo as nossas dicas, já deu o primeiro passo quando definiu o seu objetivo. Dando sequência a isso, separamos algumas dicas para que você consiga ter um dia a dia mais ameno e, ao mesmo tempo, produtivo:

1. Prioridades

Se o seu objetivo for crescer dentro da empresa em que está atualmente, e a prioridade for o trabalho, opte por um EAD ou estenda a duração da graduação frequentando as aulas 2 ou 3 vezes na semana.

Dessa forma, você tem um tempo maior para se dedicar ao emprego atual e alguns intervalos para realizar as atividades acadêmicas.

2. Rotina

Crie uma rotina e seja fiel a ela. Defina os horários de estudo e de dedicação profissional, faça uso de uma agenda para anotar importantes reuniões, entrega de trabalhos e provas.

Não se esqueça de dormir 8 horas por noite e separar pelo menos um dia para lazer. Descanso e diversão são essenciais para manter um bom desempenho.

3. Tempo livre

Embora você não possa deixar de ter uma distração, é importante que ela não consuma todo o fim de semana.

Em épocas de provas e apresentação de trabalho, você vai precisar desse tempo livre para se dedicar a isso. Saiba quando deve reduzir esse espaço.

4. Tecnologia

Tenha as aulas sempre no celular ou notebook, para poder estudar nos trajetos feitos para casa, trabalho e para a aula e adiantar trabalhos no horário de almoço.

O importante é não desanimar. As primeiras semanas costumam ser difíceis, mas os semestres passam rápido, e a faculdade, assim como o colégio, tem duas pausas no ano para relaxar a mente.

Vantagens de trabalhar e estudar ao mesmo tempo

O trabalho é tão importante quanto o estudo para quem está focado em se tornar um gestor de ponta. O conhecimento adquirido nos bancos de uma universidade é tão importante quanto a experiência vivida no dia a dia de uma empresa.

Veja como desempenhar as duas atividades ao mesmo tempo podem impactar a sua carreira:

  • a educação continuada deve ser permanente para quem almeja cargos de liderança. Então, você já se acostuma a trabalhar e a estudar;
  • você adquire experiência teórica e prática;
  • possibilidade de aplicar o que foi aprendido em sala de aula no trabalho;
  • maior visibilidade dentro da empresa para concorrer a possíveis promoções;
  • organizações com planos de carreira valorizam os colaboradores que buscam uma formação;
  • você continua atuante no meio corporativo;
  • aumenta o networking.

Perceba que, embora seja cansativo, a experiência profissional é de extrema importância para a valorização do seu currículo.

Como melhorar em meio às dificuldades da educação?

Se você ainda não terminou o ensino médio e seu objetivo é passar em uma universidade pública, mas reconhece que é um dos milhares de brasileiros que tem dificuldades na educação, pode procurar aulas particulares, grupos de estudos, cursinhos populares ou bibliotecas públicas para reforçar o aprendizado.

Agora, se você já passou pelo colégio e não foi aprovado no último vestibular, pode optar por um EAD ou uma faculdade certificada pelo MEC. Grande parte das melhores instituições do Brasil já oferece essa modalidade com polos em quase todo o território. Pesquise!

Ficou animado para driblar as dificuldades da educação e se tornar um gestor de ponta ou quer mais informações? Assine nossa newsletter e inicie já a caminhada rumo ao sucesso!

Você pode gostar
Saiba como conciliar faculdade e maternidade
6 dicas para quem realmente quer passar no vestibular!

Deixe seu comentário

Seu Comentário*

Seu Nome*
Seu Site

Share This