Como é a rotina de quem precisa trabalhar e estudar no dia a dia?
Carreira

Como é a rotina de quem precisa trabalhar e estudar no dia a dia?

A dupla jornada é uma realidade de muitos brasileiros que precisam trabalhar e estudar. As responsabilidades são dobradas, e o nível de dedicação e foco nos compromissos precisa ser alto.

A disciplina é importante para não deixar o ritmo cair e manter a produtividade em ambas as atividades. Para isso, alguns hábitos cotidianos são necessários para ajudar quem precisa se dividir entre tarefas importantes, sejam elas acadêmicas ou profissionais.

No post de hoje, falaremos sobre as vantagens e as desvantagens de quem tem uma jornada dupla e mostraremos bons hábitos que ajudam a tornar tudo mais fácil. Continue a leitura e entenda de vez como administrar bem o seu tempo!

Prós e contras de quem precisa trabalhar e estudar

A rotina dividida entre estudo e trabalho exige muito esforço e dedicação. Isso acaba transmitindo uma imagem um pouco negativa, como se não houvesse nenhum ponto positivo em se dividir entre 2 compromissos importantes. Mas será que é assim?

É interessante avaliar a situação como um todo. Ainda que a dupla jornada seja cansativa e estressante, há pontos positivos importantes e que, especialmente em longo prazo, farão muita diferença para o jovem.

Os prós

A grande e principal vantagem de quem estuda e trabalha ao mesmo tempo é o se desenvolver rapidamente. Por vezes é difícil conseguir se dedicar aos estudos, tendo em vista que o trabalho é uma necessidade primária.

Quem consegue manter as duas atividades tem mais chances de crescer no emprego, especialmente se a profissão estiver diretamente relacionada à área de estudo.

Principalmente para quem é jovem, o fato de ter uma rotina dividida e com muita dedicação é muito bem visto pelas empresas. A impressão que fica é de alguém que não está acomodado e rapidamente concluirá os estudos, buscando cada vez mais se aperfeiçoar e se desenvolver profissionalmente.

Os contras

A vida de quem se divide entre as duas atividades costuma ser muito intensa. Pode ser desgastante sempre ter na cabeça as responsabilidades do trabalho e dos estudos.

O cansaço é mental e físico. O deslocamento entre casa, trabalho e universidade ou curso, também costuma ser complicado, especialmente para quem mora em bairros distantes dos grandes centros.

Como se não bastassem o expediente de trabalho e as horas em aula, ainda há aquele tempo em que o estudante precisa fazer trabalhos, estudar para provas e rever conteúdos. Nesses momentos, a pessoa gostaria que o dia tivesse mais que 24 horas.

Dicas para dar conta da rotina

Como já mencionamos, alguns hábitos são importantes para manter disciplina, disposição e dedicação na hora de se dividir entre os compromissos de uma jornada dupla. Afinal, de nada adianta você se propor a fazer as 2 atividades e não executá-las bem.

Seguir algumas dicas pode ajudar você a passar pelos momentos difíceis com tranquilidade, sem ter maiores problemas com horários ou até mesmo com a sua saúde. Confira:

Divida bem seus horários

Ter disciplina com horários é fundamental para que tudo saia bem e, principalmente, não haja atrasos na sua rotina. O primeiro passo é acordar cedo. Isso ajuda começar seu dia sem nenhuma correria desnecessária.

Também dedique alguns minutos por dia ao lazer, independente da atividade que você preferira. Tenha em mente que, como você é estudante, vai realizar algumas tarefas em casa, ou seja, reserve um tempo para isso.

Durma de maneira adequada

De nada adianta virar noites estudando, fazendo trabalhos ou qualquer outra atividade do gênero. Isso terá o primeiro impacto negativo no dia seguinte, especialmente durante seu expediente.

Você até pode conseguir colocar seus compromissos em dia se dormir menos, porém estará muito cansado no dia seguinte e provavelmente seu desempenho será ruim, seja no trabalho ou nos estudos.

O sono tem grande influência em nossa vida, por isso é fundamental seguir horários bem organizados, como já falamos aqui. Defina os períodos para cada atividade no dia e respeite-os. Quando for hora de dormir, durma!

Estabeleça prioridades para os seus estudos

Rever a matéria em casa é necessário para qualquer estudante. Tem prova semana que vem? Organize todas as disciplinas e divida os dias de estudo com antecedência. Dê sempre prioridade aos assuntos que você tem mais dificuldade. Para eles, sua dedicação precisa ser maior, assim como o tempo investido.

Quando tiver que entregar algum trabalho, não deixe para a última hora! Imprevistos podem acontecer e você precisa estar preparado. Deixe tudo pronto, preferencialmente uma semana antes.

Não desperdice tempo de estudo

Esse tempo que você tira em casa para estudar precisa ser muito bem aproveitado. Ele é fundamental para que você tenha tranquilidade com os assuntos e que complemente o aprendizado. Não o desperdice com procrastinação ou com outras atividades sem importância.

Utilizar esse período para outras atividades pode arruinar todo seu planejamento, resultando situações como ter que usar o horário de expediente para compensar os estudos, o que é errado e pode atrapalhar seu desempenho no emprego.

Cuide da sua saúde

Para manter uma jornada dupla você precisa ter uma saúde de ferro! Se dividir entre 2 compromissos importantes exigirá muito de você, física e mentalmente. Portanto, certifique-se de ter bons hábitos em prol do seu bem-estar.

A alimentação precisa sempre estar adequada, não vá deixar esse aspecto de lado por conta da correria. Jamais substitua refeições importantes por pequenos lanches para ganhar tempo! Eles não nutrem seu corpo da maneira correta e isso pode enfraquecer você.

Praticar exercícios físicos também é importante, pois eles ajudam a melhorar a qualidade do sono e manter sua cabeça ativa. O sedentarismo também é muito prejudicial à saúde e afetará negativamente sua disposição para encarar a rotina.

Busque sempre a melhor rota para seus compromissos

O brasileiro gasta cerca de 2 horas por dia no trânsito. Pensando em quem tem uma jornada dupla e pouco tempo para muita tarefa, é assustador saber disso. Já imaginou o que daria para fazer nesse período?

Por isso é importante estar sempre atento se você faz a melhor rota para chegar aos seus compromissos. Além de fornecer mais tempo para realizar suas coisas, também evitará o estresse de ficar em um engarrafamento.

Gostou de saber mais sobre como é a rotina de quem precisa trabalhar e estudar? Viu só como o resultado vale a pena? Então compartilhe este post nas suas redes sociais e ajude os amigos a ficar por dentro do assunto!

Você pode gostar
7 cursos técnicos e tecnológicos possíveis de se fazer no ensino médio
Organização e disciplina: planeje o dia para estudar e trabalhar
1 Comentário

Deixe seu comentário

Seu Comentário*

Seu Nome*
Seu Site

Share This