Conheça as 9 maiores vantagens de se fazer um MBA online - Blog da MRH - Carreira, formação e ensino tecnológico no padrão MRH
Formação

Conheça as 9 maiores vantagens de se fazer um MBA online

A internet revolucionou a forma como interagimos uns com os outros e mudou o modo como enxergamos o mundo. Pessoas mais tradicionais apresentam uma certa resistência a essas mudanças. Contudo, se soubermos utilizar a tecnologia adequadamente, poderemos obter muitos benefícios. O MBA online é uma prova disso.

Com os programas do Governo como ProUni e Fies, bem como as facilidades oferecidas por instituições de ensino privadas, conquistar um diploma universitário deixou de ser privilégio para poucos. O que é ótimo para o crescimento econômico do país.

No entanto, a disputa por boas vagas de emprego e por promoções de cargo ficaram mais acirradas. Os cursos MBA são diferenciais que ajudam as empresas a optarem por um candidato em detrimento de outro.

Se você reconhece essa realidade, deseja se especializar, mas encontra desafios como falta de tempo ou capital limitado, leia o post, a seguir, e veja as vantagens de fazer esse tipo de especialização online. Acompanhe!

O que é MBA?

Existem dois tipos de pós-graduação. O primeiro grupo é formado pelos chamados stricto sensu, termo em latim que significa sentido restrito. Nessa classe estão os mestrados (acadêmicos e profissionais), os doutorados e os pós-doutorados. Na segunda categoria se encontram os cursos lato sensu, que quer dizer sentido amplo, esses são as especializações e os MBAs.

MBA é uma sigla para uma expressão que vem do inglês, Master in Business Administration (Mestre em Administração de Negócios ou Mestrado em Administração de Empresas). Apesar do nome, ele não é um mestrado, e sim, uma especialização.

Esse tipo de curso é voltado para profissionais que já atuam no mercado de trabalho como executivos, empresários e gestores, ou por pessoas que querem aprimorar seus conhecimentos em administração, estudando disciplinas como contabilidade, finanças, marketing, recursos humanos etc.

No geral os lato sensu são ideais para profissionais que têm uma rotina de trabalho intensa, pois a carga horária é menor e os trabalhos e atividades podem ser feitos em suas horas livres. Dessa forma, o indivíduo ganha competências específicas, que podem ser aplicadas na prática, facilitando a ascensão na carreira sem comprometer sua vida profissional.

Como funciona o MBA Online?

O MBA online funciona como a maioria dos cursos EAD (Educação a distância). As aulas são disponibilizadas em vídeos e o material em arquivos que podem ser impressos ou lidos por meio de dispositivos que tenham acesso à internet.

Esse tipo de curso é ideal para quem tem pouco tempo para estudar, pois, o aluno é quem administra os seus horários, e a frequência é contabilizada por meio da entrega de trabalhos nos prazos determinados pelos tutores.

Os cursos têm duração média de 360 horas. São mais compactos que os mestrados e doutorados. Contudo, as disciplinas são mais específicas, voltadas para o que realmente interessa ao aluno. Isso proporciona o desenvolvimento de competências que serão realmente aplicadas no dia a dia profissional dos estudantes.

Quem se dispõe a aprender por esse modelo de curso passa a fazer parte de uma nova tendência que está ganhando força mundialmente. Afinal, com a sobrecarga das atividades diárias, quem deseja se especializar precisa encontrar meios de fazê-lo sem comprometer seu emprego e nem suas horas de lazer. Assim é possível garantir a evolução profissional sem perder a qualidade de vida.

Quais as principais vantagens de fazer o MBA Online?

O mundo corporativo exige aperfeiçoamento e atualizações constantes do profissional que deseja mudar de área, se candidatar a ascensão de cargos ou melhorar suas habilidades na área em que atua. Mas nem sempre o tempo disponível permite que o indivíduo retorne às salas de aula de maneira frequente.

Por vezes, o curso de interesse só é ofertado em faculdades de outras cidades ou estados, o que inviabiliza a sua realização por vários motivos, sejam eles a dificuldade de deslocamento, a impossibilidade de mudança de endereço, os recursos financeiros etc.

E são nesses casos que o MBA online se apresenta como uma solução viável e eficaz. Com ele é possível estudar de qualquer lugar do mundo sem ter que estar presente na instituição.

Listamos, abaixo, mais algumas vantagens dos cursos a distância.

1. Dar um upgrade na sua carreira

Todos temos sonhos e desejos de alcançar condições melhores, mas além da vontade é preciso ação. É muito pouco provável que alguém chegue a postos elevados e socialmente reconhecidos se não tiver trabalhado bastante para conquistá-los.

Saber onde está e onde quer chegar está nos princípios básicos de quem almeja ascender pessoal e profissionalmente. Ter metas claras para atingir é o que move o ser humano. E, para quem deseja melhorar e tem um plano de carreira, deixar de estudar gera uma estagnação que vai na contramão da realização desse objetivo.

O conhecimento tem um período de validade. Por isso, o profissional precisa se reciclar. Caso contrário, ele ficará ultrapassado e seus saberes não mais serão úteis para a execução de suas funções. Para evitar que isso aconteça, se faz necessário sair da zona de conforto e tomar algumas atitudes.

Impulsionar as suas chances de subir de cargo ou de conquistar um emprego melhor só depende de uma pessoa: você. Em um mercado competitivo, ser destaque é fundamental e para tanto, demonstrar autoconfiança e adquirir novas habilidades se faz necessário. Um MBA online lhe trará essas possibilidades.

Muitos gestores consideram as competências desenvolvidas pelos alunos da EAD fundamentais para um bom desempenho dentro das corporações. Tais cursos desenvolvem em seus adeptos fluência digital, administração do tempo, motivação pessoal, planejamento, comunicação, autonomia, reflexão e organização. E isso os fazem aptos a ocuparem os melhores postos.

2. Gastar menos do que um MBA presencial

Um professor, uma aula, uma sala e muitos alunos. Essa é uma equação que não parece dar muito certo, uma vez que seria praticamente impossível o docente dar a devida atenção a todos os estudantes.

Contudo, nos cursos online, esse método não só é possível como gera benefícios financeiros tanto para as instituições de ensino quanto para os alunos. Isso porque as aulas presenciais demandam gastos com a estrutura física, com os honorários do corpo docente e de outros funcionários e com a manutenção do espaço.

Apenas uma vídeo aula pode ser vista por muitas pessoas e exige muito menos investimento. Por essa razão, os MBAs online têm custos mais baixos que os presenciais. Além disso, o estudante economiza com transporte, combustível, alimentação e material didático, que é totalmente digitalizado.

Em momentos de crise econômica essa vantagem se torna ainda maior, pois o aluno poderá se especializar investindo uma menor quantia de dinheiro. Ele terá maiores chances de melhorar sua formação justamente quando isso poderá fazer a diferença em sua atividade profissional.

3. Obter crescimento

Diversas correntes da psicologia afirmam que somos seres inacabados. Isso quer dizer que estamos em constante construção e evolução. Essa proposição se aplica em todas as áreas da existência — a pessoal, a social e a profissional.

Portanto, devemos sempre procurar por nosso aprimoramento. Assumir essa responsabilidade nos abre uma gama de possibilidades e entre elas, a atualização dos conhecimentos técnicos que regem as nossas ocupações laborais.

Há uma variedade enorme de MBAs disponibilizados na internet. Eles oferecem especialização em diversas temáticas e muitos não existem em versões presenciais. Mas para obter o desenvolvimento intelectual é preciso escolher o que mais conversa com os seus interesses. Assim, será possível conquistar um embasamento de qualidade nos assuntos que têm mais relevância para a sua área de atuação.

Para um maior aproveitamento do curso, ainda é possível pedir dispensa de alguma(s) disciplina(s) que você, porventura, já tenha cursado, podendo focar mais nas que realmente trarão conhecimentos novos.

4. Estudar no seu tempo

Esta talvez seja uma das maiores dificuldades dos cursos presenciais: esperar que alguém da sala compreenda o que foi apresentado pelo professor ou ser a pessoa que precisa de mais explicações para absorver a matéria. Nos dois casos é preciso ter paciência e humildade para que nem tempo e nem dinheiro sejam desperdiçados.

O constrangimento pode ser um fator contra o aprendizado e, em um contexto escolar, a falta de empatia também. Todavia, ambos podem ser evitados em um curso online. Como não há um tempo determinado de início e de término da aula, o aluno que tem mais dificuldade pode assistir às aulas no seu tempo, fazendo as pausas que julgar necessárias. Assim como o estudante que consegue absorver o conteúdo de forma mais rápida pode fazer seu cronograma de estudos de acordo com suas capacidades.

Os tutores online estarão sempre disponíveis para sanar as dúvidas e os questionamentos dos dois tipos de aprendizes. Além disso, os estudantes podem ser mais autônomos e otimizar os estudos, protagonizando seu desenvolvimento, buscando outros meios de informação e conhecimento.

4.1 Desafios

Diferentemente de fazer parte de uma turma presencial, o aluno do MBA online não terá quem o cobre por suas atividades e trabalhos. Isso se coloca como um grande desafio para que não é acostumado a ter uma rotina de estudos independente. O interesse e a responsabilidade devem ser colocados em primeiro lugar para que as aulas e as tarefas não se acumulem.

Uma boa dica é fazer uma programação semanal como horários pré-definidos para assistir às aulas, ler os conteúdos e para a realização de exercícios e provas; criando formas de compensação caso haja algum imprevisto e não seja possível cumprir com o estabelecido. Se o cronograma não for seguido da forma mais rígida possível, o aluno correrá o risco de não concluir o curso dentro do prazo programado.

Um outro fator desafiante é a falta de convivência humana. Alguns podem não se importar, mas para outros a ausência de pessoas com quem conversar sobre a matéria, dividir impressões e experiências pode ser desestimulante. Entretanto, os grupos e fóruns de discussão online podem suprir, ainda que parcialmente, essa necessidade de contato.

5. Desfrutar da comodidade

Observe as duas situações, a seguir:

Primeira: acordar cedo e sair para trabalhar. Sair do trabalho, enfrentar um trânsito horrível e chegar à faculdade. Sair da faculdade tarde da noite, chegar a casa e dormir poucas horas para novamente acordar cedo.

Segunda situação: acordar cedo e sair para trabalhar. Sair do trabalho, enfrentar trânsito e chegar a casa. Descansar, conversar um pouco com a família, sentar à frente do computador e estudar por um tempo. Terminar os estudos e dormir horas suficientes para uma boa reposição de energia e acordar cedo…

Não será preciso perguntar qual dessas opções é a mais aprazível para a maioria dos indivíduos que precisam desenvolver uma rotina para trabalhar e estudar, não é mesmo?

A qualidade de vida é um assunto debatido por gestores e os RHs das empresas e profissionais da área da saúde. E ela se faz presente quando há harmonia entre as atividades diárias de um sujeito.

Fazer um curso da EAD possibilita o equilíbrio nos diversos âmbitos da existência, e auxilia no bem-estar, pois o aluno faz o seu horário, estudando quando e onde lhe for mais cômodo.

Isso sem se privar da convivência com os entes queridos e sem perder seus momentos de lazer, itens que são fundamentais para que a mente descanse e se prepare para receber novos conhecimentos, armazenando-os com mais facilidade.

Como as aulas são gravadas e disponibilizadas online, o discente tem mais flexibilidade para fazer seus próprios horários de estudo. Diferentemente do curso presencial que tem como um dos critérios de avaliação a presença do aluno em sala de aula nos mesmos dias e horas para que ele consiga o seu diploma.

Realizar os estudos via internet, permite ao aluno assistir às aulas em casa, em uma biblioteca, em um coworking, ou onde ele se sentir mais à vontade para tal, garantindo, assim, um melhor desempenho e um rendimento elevado.

6. Poder acessar materiais do curso com mais facilidade

Se pensarmos em como a educação evoluiu ao longo dos anos, não precisaríamos ir muito longe no tempo para nos surpreendermos. Há alguns anos, tínhamos vendedores de enciclopédias nas portas das casas, oferecendo o que havia de mais moderno e completo para a realização de pesquisas escolares.

Àquela época os livros físicos e os professores eram, praticamente, as únicas fontes de saber reconhecidas e possíveis de serem consultadas. Contudo, felizmente, esse cenário mudou.

Atualmente, smartphones, tablets, computadores e notebooks são os novos meios para conquistar qualquer conhecimento e obter todo tipo de informação. E esse é um grande avanço para a sociedade como um todo. Isso é o que torna possível a experiência do aprendizado ser cada vez mais rica.

E é por causa desse progresso que os cursos da EAD estão sendo procurados cada vez mais pelas pessoas que desejam se aprimorar. A disponibilidade de materiais de qualidade é um diferencial na formação acadêmica. Para tanto, basta que o aluno tenha acesso liberado à web, esteja apto tecnologicamente e tenha proficiência básica para a navegação e interação na plataforma de ensino utilizada pela instituição.

Dessa forma, ele poderá encontrar não apenas os materiais disponibilizados pelo seu curso, mas uma infinidade de livros, artigos, blogs, entre outros. Tudo a sua disposição para ser utilizado quando e onde ele desejar.

7. Estudar de forma interativa

A interatividade é outra grande vantagem de um MBA online. Por meio dela o aluno pode entrar em contato com várias plataformas e aplicativos que foram desenvolvidos para oferecerem mais facilidade a seus usuários na hora dos estudos.

As plataformas digitais também permitem que os tutores deem um suporte mais rápido quando houver dúvidas específicas, cujas respostas não foram encontradas nos mecanismos de busca mais comuns.

Além dos livros e apostilas digitais, a interatividade se faz por meio do acesso a vídeos explicativos, podcasts, infográficos etc. Todos esses materiais auxiliam na compreensão e fixação dos conteúdos ministrados, pois são mais atrativos e prendem melhor a atenção do estudante. Outro ponto positivo é a garantia de acompanhar a evolução do aluno com os exercícios online.

8. Contar com a qualidade igual à do curso presencial

Pelo fato de o modelo do curso online ser diferente do tradicional curso presencial, algumas pessoas ainda nutrem um receio dessa modalidade. Porém, o preconceito tem ficado cada dia mais longe, uma vez que a percepção de que estudar via internet é uma consequência lógica das mudanças sociais pelas quais passamos.

A qualidade de um MBA online é igual ou superior à de uma pós-graduação presencial. Além do certificado ter a mesma relevância, os cursos feitos pela internet costumam ser até melhores, isso porque os conteúdos são atualizados com mais frequência para que o aluno não corra o risco de estudar com materiais defasados.

Os métodos aplicados são voltados para o ambiente virtual, de acordo com as necessidades digitais, e as atividades são as que tiveram resultados mais efetivos no meio online.

Os professores são selecionados de forma mais criteriosa. Esses docentes precisam ser qualificados academicamente, mais dinâmicos, ministrarem aulas mais atrativas e terem boa comunicação. E, apesar de o contato com os educadores não ser pessoalmente, eles estão sempre disponíveis nas plataformas de ensino, o que muitas vezes faz com que as solicitações sejam atendidas de forma mais rápida e precisa.

9. Ter certificação do MEC

Investir tempo e dinheiro se dedicando a um curso, para depois descobrir que ele não tem certificação, e que seu esforço foi em vão, é algo que ninguém deseja. Por isso, para conquistar reconhecimento, não basta fazer qualquer pós-graduação.

Ter um curso autorizado e certificado pelo MEC é tão importante que esse requisito deve ser uma prioridade na hora de optar por uma formação, seja nos cursos profissionalizantes, na graduação ou nas especializações.

Validade do certificado

Muitas pessoas, ao considerarem fazer um MBA pela internet, se questionam sobre a validade dos certificados e diplomas. Há um mito de que essa modalidade é menos valorizada do que a presencial.

No entanto, a legislação brasileira nos termos do seu Art. 5º do Decreto n° 5.622, de 2005 declara que: “Os diplomas e certificados de cursos e programas a distância, expedidos por instituições credenciadas e registrados na forma da lei, terão validade nacional”.

Assim sendo, os cursos não apenas são certificados como devem ser aceitos pelas empresas privadas e pelos órgãos públicos.

Como escolher o curso de MBA mais adequado para a carreira?

O primeiro passo para realizar uma boa escolha do curso é ter em mente qual é o seu objetivo com a nova formação. Fazer um curso só para obter um novo título, sem se importar com os ensinamentos gerados ou com a qualidade da instituição de ensino, não costuma ser uma boa opção. E quem assim o faz tem maiores chances de se arrepender posteriormente.

Os possíveis resultados de um MBA são diversos, entre eles estão maior aprendizado, ampliação do networking, promoção de cargo e aumento salarial. Portanto, se a intenção do futuro aluno é aperfeiçoar sua atuação no mercado, esse é o curso mais indicado.

Dessa forma, deve-se realizar uma pesquisa entre as instituições pretendidas para verificar suas certificações nacionais e, em alguns casos, internacionais, suas técnicas de ensino, seu corpo docente, bem como seu conteúdo programático e seus métodos de avaliação. Somente depois de conhecer esses elementos é que se poderá ter mais segurança e, finalmente, voltar a estudar.

Mrh

Se você quer ter certeza de que fará um curso reconhecido no mercado, escolha uma instituição séria, que busca desenvolver em seus alunos as competências necessárias para que eles possam ter um melhor desempenho em seus cargos.

A Mrh é uma faculdade conveniada com a FGV e oferece cursos certificados por essa fundação que já se solidificou no mercado como uma das mais importantes instituições de ensino brasileiras.

Portanto, se você quer ter a garantia de fazer um curso de qualidade, veja as opções de MBAs Online FGV que oferecemos, e escolha o que mais tem a ver com o seu perfil.

Quando prestamos vestibular, almejamos ser bem-sucedidos em nossas carreiras. Escolhemos profissões que estão em alta ou, em alguns casos, seguimos os caminhos que nossos pais trilharam. No entanto, independentemente da escolha, o que importa é nunca parar de buscar novos saberes, pois isso, aliado a muita dedicação e disciplina é o que garante o sucesso.

Por esse motivo, um MBA online agrega conhecimento para atuar na empresa em que se trabalha, analisar as organizações que sejam clientes de tal empresa e até mesmo as concorrentes. Além disso, o aluno poderá se tornar um empreendedor de sucesso ao abrir o seu próprio negócio.

Gostou do post? Quer fazer um MBA e ser um destaque profissional nas empresas? Então, entre em contato conosco e conheça nossos cursos!

Você pode gostar
Excel avançado: por que todos os bons profissionais o utilizam?
Será que escolhi a carreira certa? Saiba como tirar essa dúvida

Deixe seu comentário

Seu Comentário*

Seu Nome*
Seu Site

Share This