Curso técnico em informática: tire suas dúvidas! - Blog da MRH - Carreira, formação e ensino tecnológico no padrão MRH
Ensino tecnológico

Curso técnico em informática: tire suas dúvidas!

Já reparou como a computação está tão presente no nosso dia a dia? Seja nos computadores, laptops, tablets ou celulares, diariamente usamos aparelhos digitais. Com isso, uma formação tem se tornado fundamental para o mercado: o curso técnico em informática.

Muito mais do que um profissional que conserta computadores, o técnico em informática pode criar aplicativos, ensinar a usar os programas, dentre outras possibilidades de atuação. Entenda como funciona o curso e descubra mais sobre o mercado na área com este artigo! Aproveite a leitura!

Como funciona o curso técnico em informática?

curso técnico em informática tem uma carga horária de 1.500 horas/aulas e duração de 12 meses. Por ser uma formação de nível técnico, as aulas incluem não apenas teoria, mas muita prática. No final, o aluno sai capacitado para fazer manutenção de computadores, instalar redes, desenvolver softwares e atuar com informática nos mais diversos setores.

O que pode ser aprendido com o curso?

Dividido em quatro módulos, o curso envolve muita lógica, matemática, linguagens de programação e conhecimentos de informática, mas também há disciplinas sobre a gestão e a ética. Confira algumas matérias comuns na formação de nível médio:

  • matemática básica;
  • inglês técnico;
  • informática básica e Internet;
  • lógica e programação;
  • montagem, manutenção e configuração de computadores;
  • implementação, administração e manutenção de servidores;
  • rede de computadores;
  • segurança de redes;
  • linguagem e administração de bancos de dados;
  • planejamento, desenvolvimento e publicação na web;
  • desenvolvimento mobile;
  • web-design;
  • ética, cidadania e qualidade;
  • gestão e empreendedorismo.

Além de ter muita prática nas disciplinas, o estudante também tem contato com a profissão por meio de estágios supervisionados. Assim, você já começa a ter um espaço no mercado de trabalho poucos meses após o início do curso.

Quais são os pré-requisitos?

Assim como outras formações de nível médio, os pré-requisitos para fazer um curso técnico em informática incluem ter pelo menos 15 anos e estar matriculado ou ter concluído o ensino médio. Documentações e a necessidade de acesso a determinados softwares variam de acordo com a instituição de ensino escolhida.

Para quem é indicado?

O curso técnico em informática é indicado para quem gosta de saber como as coisas funcionam, tem interesse por computadores e não se importa em aprender sobre programação. Além de ter conhecimentos técnicos, um bom profissional na área precisa estar sempre atualizado sobre as tendências tecnológicas e desenvolver competências como trabalho em equipe, comunicação, capacidade de ensinar e criatividade.

Como é o mercado de trabalho na área?

Com a transformação digital, as organizações precisam se adaptar ou correm o risco de ficarem ultrapassadas no mercado. Por isso, cada vez mais os profissionais de informática são requisitados para elaborar maneiras de usar as tecnologias para tornar os processos mais eficientes nas empresas.

De acordo com o instituto de pesquisa IDC, a tendência é que o mercado de Tecnologia da Informação e Telecomunicações continue em crescimento. Assim, profissionais qualificados tem uma boa perspectiva na área, sendo essenciais para pensar em soluções inovadoras e informatizadas para as organizações.

O técnico em informática pode atuar tanto em instituições privadas quanto públicas, além de organizações não-governamentais (ONGs) e diversas áreas como manutenção de computadores, configuração de redes, suporte técnico e desenvolvimento de softwares e aplicativos.

Quais são as principais vantagens de fazer o curso?

Diversidade de atuação

Há várias opções de atuação para bons técnicos em informática, não apenas no conserto de computadores como também em projetos de transformação e inovação. Em geral, o curso técnico em informática capacita o profissional para trabalhar em diversas áreas, como:

Manutenção de computadores

O computador travou? Deu tela azul? Está muito lento? É para o técnico em informática que recorremos quando temos algum problema com nossos equipamentos. Além de fazer a manutenção e a configuração de computadores, esse profissional também pode resolver falhas em tablets e outros dispositivos móveis.

Administração e configuração de redes

Outra função do técnico na área é a configuração e a administração de redes. Assim, ele pode conectar equipamentos e estabelecer conexão entre os dispositivos, de forma que os aparelhos em uma empresa se comuniquem entre si e com o ambiente externo, por exemplo.

Suporte técnico

Esse profissional pode trabalhar tanto em departamentos de informática das empresas, dando suporte técnico para os funcionários e para organizações que desenvolvem soluções tecnológicas, prestando ajuda para os clientes. Essa função exige mais paciência e capacidade de ensinar, já que o técnico terá uma interação constante com o público, auxiliando o usuário a usar os sistemas e corrigir pequenas falhas.

Desenvolvimento de softwares e aplicativos

Para os mais criativos, uma possibilidade de atuação para o técnico em informática é a criação de sistemas, programas e aplicativos. É possível trabalhar em empresas de desenvolvimento de softwares, abrir o próprio negócio ou produzir aplicativos para celulares, por exemplo.

Salários atrativos

Outro fator que costuma atrair pessoas para a área é a remuneração. Um técnico em informática ganha, em média, R$ 1.500, mas há profissionais que recebem muito mais, a depender da especialidade e da experiência. Alguns dos setores mais bem-remunerados são manutenção e mecânica, construção civil, indústrias e ONGs.

Rápida formação e colocação no mercado

Uma vantagem do curso técnico é a formação e a empregabilidade rápida. Em vez de passar quatro anos em uma graduação na área, o profissional pode se formar em técnico de informática com apenas um ano. Além disso, como o curso é mais voltado para a prática, a colocação no mercado também costuma ser mais rápida. Assim, é uma boa oportunidade para garantir logo o primeiro emprego.

Possibilidade de empreender

Por fim, o curso também é interessante para quem tem vontade de empreender. Você pode criar o seu próprio negócio ou ainda atuar como consultor para outras empresas. Há espaço tanto manutenção de computadores como para o desenvolvimento de aplicativos, além de outras iniciativas na área.

O curso técnico em informática oferece muitas possibilidades para quem se interessa por computadores e tecnologia. No entanto, é importante escolher um bom curso técnico para garantir o aproveitamento do seu investimento. Entre as instituições que oferecem essa formação, destacamos a MrhTECH, que oferece uma boa base teórica e incentiva a prática.

Ficou interessado? Saiba mais sobre o curso técnico em informática da MrhTECH. Conheça nossa turma noturna! Garanta sua vaga no mercado de trabalho!

Você pode gostar
7 cursos técnicos e tecnológicos possíveis de se fazer no ensino médio
Profissional de RH com formação tecnológica: quanto ganha em média?

Deixe seu comentário

Seu Comentário*

Seu Nome*
Seu Site

Share This