Será que o teste vocacional via internet funciona? - Blog da MRH - Carreira, formação e ensino tecnológico no padrão MRH
Ensino tecnológico

Será que o teste vocacional via internet funciona?

Desde pequenos, perguntam-nos qual profissão gostaríamos de seguir, não é mesmo? Essa questão paira pelo ar durante muito tempo em nossa vida, mas, mesmo assim, não é nada fácil tomar uma decisão. As opções são muitas, e o medo de fazer a escolha errada e bater o arrependimento sempre existe. Felizmente, é possível contar com a ajuda de profissionais, que, por meio de uma avaliação, conseguem identificar qual área de atuação mais combina com uma pessoa.

Esse serviço costuma ter um alto custo, mas você também pode ter acesso a essa análise fazendo um teste vocacional online gratuito. Não tem certeza de que esse método é confiável? Não se preocupe! Neste artigo, vamos explicar como funciona um teste vocacional na Internet e como ele pode ajudá-lo a tomar a melhor decisão. Boa leitura!

O que é um teste vocacional?

O que conhecemos popularmente como teste vocacional tem origem em um trabalho que se chama orientação vocacional. Ele é realizado por psicólogos e educadores, que vão avaliar aspectos psicológicos e de personalidade do indivíduo para ajudá-lo a tomar sua decisão.

Um dos principais objetivos de uma orientação vocacional é estimular a autorreflexão sobre as habilidades e os interesses da pessoa. Esse trabalho começa com algumas conversas e pode evoluir para entrevistas, dinâmicas em grupo e até para encontros com profissionais que já estão na área.

Os psicólogos e educadores darão o apoio para que essa pessoa reflita sobre a sua realidade e comece a identificar algumas opções. Após a identificação de um perfil, existe o levantamento de algumas profissões e a análise do mercado de trabalho. Esse momento serve para verificar os cursos disponíveis nas universidades, seus valores, as expectativas de carreira e outras informações importantes.

Ao final da orientação vocacional, o avaliado não tem uma resposta exata como “siga a profissão X”, mas uma base de informações consistentes que o ajuda a tomar a melhor decisão. Nesse estágio, ele já sabe quais são suas habilidades, os interesses e o que o mercado de trabalho oferece dentro das suas possibilidades.

Uma curiosidade: não são apenas jovens que saíram do ensino médio que procuram orientação vocacional. Profissionais que já estão no mercado há anos e desejam mudar de área também podem ser ajudados por esse trabalho.

Como é a versão online de um teste vocacional?

Como já deu para perceber, uma orientação profissional pode ter um alto custo, já que demora semanas e envolve o trabalho de profissionais especializados. Vale lembrar que o valor costuma variar de acordo com o número de sessões e os objetivos do avaliado. A boa notícia é que é possível ter resultados semelhantes com a ajuda da Internet, e o melhor: gratuitamente.

Os testes vocacionais online disponibilizam perguntas relacionadas ao seu relacionamento com família e amigos, ao comportamento na sala de aula, aos gostos pessoais e às expectativas de carreira. Baseado nas suas respostas, o teste vai trazer um breve resumo das suas aptidões e sugestões de áreas de atuação.

Caso você faça uma pesquisa no Google, vai localizar diversas opções de testes vocacionais. Diante dessa variedade, fica até difícil escolher qual é o mais confiável, não é mesmo? Nossa dica é que você escolha aqueles criados por psicólogos e que expliquem a sua metodologia. Para ajudá-lo, separamos algumas sugestões de teste. Confira:

O que um teste vocacional online leva em consideração?

Cada teste vocacional online tem sua metodologia e forma de orientar o avaliado. Alguns focam mais em perguntas relacionadas à personalidade e dão um resultado mais abrangente, explicando as áreas de atuação que mais combinam com a pessoa. Outros são mais diretos e traçam um perfil mais específico, sugerindo as profissões que mais se encaixam com aquelas habilidades.

É claro que um teste vocacional online não gera o mesmo volume de informações que uma orientação feita com profissionais. Ter o acompanhamento de especialistas traz um cenário mais amplo, mas isso não significa que os testes online não têm credibilidade. Vários deles também são criados por psicólogos, que conseguem extrair informações relevantes mesmo com poucas perguntas.

Os testes vocacionais online conseguem dar um direcionamento para o avaliado, que, diante dessas primeiras informações, pode iniciar uma pesquisa mais ampla e, ao mesmo tempo, focada. Confira algumas sugestões do que você pode fazer a partir dos resultados do teste:

Pesquisar a grade do curso

A grade do curso é composta das matérias que você terá na universidade durante todo o período de estudos. É importante consultá-la para descobrir se o conteúdo vai ao encontro dos seus interesses. Cada faculdade oferece uma grade de acordo com o que ela considera importante no mercado. É interessante pesquisar várias opções para encontrar aquela que mais combina com o seu perfil.

Conversar com profissionais da área

Ouvir a experiência daqueles que já estão no mercado é uma forma de entender melhor como é o dia a dia da profissão. Uma dica é usar o LinkedIn para pesquisar alguns profissionais e, até mesmo, para começar a criar uma rede de contatos.

Verificar as vagas oferecidas e o valor dos salários

É claro que os fatores afinidade e talento são fundamentais para a escolha da profissão, mas é importante estar atento aos ganhos que você pode ter. Diante desse contexto, vale lembrar que o mercado de trabalho está bastante concorrido. As vagas estão cada vez mais exigentes, trazendo vários desafios para os profissionais. Antes de fazer sua escolha, pesquise bastante sobre os principais requisitos solicitados pelas empresas e sobre quais são os salários oferecidos no momento.

A definição de qual carreira seguir não é uma escolha que deve ser feita da noite para o dia. Essa ideia deve ser amadurecida ao longo do tempo, e contar com a ajuda das pessoas e de ferramentas especializadas é fundamental nesse processo. Neste artigo, explicamos o funcionamento de um teste vocacional online e como ele pode ajudá-lo a tomar a melhor decisão.

Gostou do conteúdo? Para ficar por dentro das novidades do blog e receber mais dicas como essas, assine nossa newsletter!

Você pode gostar
ProUni: aprenda como participar do programa
Será que vale mais a pena fazer uma Graduação Tecnológica?

Deixe seu comentário

Seu Comentário*

Seu Nome*
Seu Site

Share This