Você sabe o que faz um profissional de RH?
Carreira Formação

Você sabe o que faz um profissional de RH?

Tente responder a pergunta: o que faz um profissional de RH?

O profissional de RH é um dos mais importantes membros de uma empresa: além de fazer a ponte entre novos colaboradores e organizações, ele também atua no desenvolvimento profissional e pessoal de quem já se encontra nelas. Isso significa que ele não auxilia somente no processo de seleção, mas em toda a carreira dos profissionais que já foram contratados.

Quem pretende atuar nessa área deve se interessar pelo crescimento das pessoas com quem trabalha e perceber o quanto o desenvolvimento humano impacta positivamente na evolução de uma empresa. Afinal, todo negócio é movido por pessoas, não é mesmo?

O profissional de RH é essencial para qualquer organização. Sem ele, dificilmente as empresas conseguem identificar o potencial dos seus colaboradores para construir um time sólido, que seja realmente comprometido com os valores e interesses da organização.

Neste artigo, explicaremos o que faz um profissional de RH, como é o seu trabalho e como ele pode atuar no mercado. Vamos começar?

Como surgiu o profissional de RH?

O profissional de RH surgiu de uma necessidade do mercado em equilibrar as expectativas da empresa sobre o funcionário e as expectativas do funcionário sobre a organização.

É uma profissão bem recente, que data do começo do século XX, com a intenção de tornar mais adequadas as relações entre patrão e funcionário, principalmente após a Revolução Industrial. Naquele momento, as organizações perceberam a importância de se criar um excelente ambiente de trabalho para os funcionários, principalmente para as mulheres.

Por volta dos anos 1920, profissionais da área de psicologia começaram a criar uma espécie de movimento para mostrar a importância das relações humanas no trabalho. Mas foi nos anos 1960 que surgiu, no Reino Unido, o Instituto de Gestão de Pessoas, o que institucionalizou a área de recursos humanos e a sua atuação até os dias atuais.

Aos poucos, outras áreas do conhecimento têm se vinculado à de recursos humanos, como o endomarketing, que utiliza estratégias de marketing para aprimorar a comunicação interna da empresa.

O que faz um profissional de RH?

Esse profissional atua principalmente no processo de contratação e gestão de funcionários.

Quando nos candidatamos a uma vaga em uma empresa, geralmente a primeira pessoa com quem temos contato é com esse profissional. Ele organiza a triagem de currículos e, em seguida, dá continuidade ao processo seletivo — isto é, recruta os candidatos, seleciona, contrata e treina os novos funcionários.

O profissional de RH pode atuar em duas áreas principais:

O gestor de pessoas

Uma vez que aconteceu a contratação, entra em cena o gestor de pessoas, que faz parte do time de RH. Esse profissional procura oferecer aos colaboradores instrumentos para que eles alcancem seus objetivos, a partir dos objetivos da empresa.

Além disso, ele providencia treinamentos que sejam essenciais para o desenvolvimento dos funcionários, oferecendo benefícios que estimulem os profissionais a se engajarem nos propósitos da empresa, criando um ambiente propício para o fortalecimento das relações de trabalho.

O gestor de desenvolvimento

Há ainda o papel do gestor de desenvolvimento, um dos grandes responsáveis pelos resultados de uma empresa. Seu objetivo é fazer com que todos os colaboradores saibam muito bem quais são as suas funções na organização, auxiliando-os a se desenvolverem corretamente.

Sua maior responsabilidade é garantir que os produtos e serviços sejam entregues da melhor forma e que, ao longo do processo, os funcionários possam desenvolver todo o seu potencial.

Onde trabalha um profissional de RH?

O profissional de RH trabalha dentro do departamento de recursos humanos de uma empresa, setor que busca desenvolver os profissionais em todas as etapas de sua carreira, desde a contratação até a aposentadoria.

É claro que, dentro do setor, ele pode atuar em diversas áreas. Há a de planejamento, a de cargos e salários; para os que se interessam por direito trabalhista, é possível atuar diretamente com relações trabalhistas e administração de pessoal, assim como nas áreas de treinamento, avaliação de desempenho e endomarketing, que já comentamos por aqui.

Quais características é preciso ter para ser profissional de RH?

De modo geral, o gestor de RH tem bastante habilidade para lidar com pessoas, já que é justamente esse o seu foco na empresa. Também é preciso saber se expressar muito bem oralmente e ter uma capacidade de organização e planejamento bastante aprofundada.

É importante que o gestor de RH tenha sensibilidade para compreender o outro e capacidade de observar o que acontece ao seu redor. Além disso, olhar estratégico e raciocínio rápido são essenciais.

Como é a carreira de um profissional de RH?

Em geral, a carreira de um profissional de RH se inicia como assistente de uma das áreas que envolvem os recursos humanos: recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento, salários e outras áreas de interesse da empresa.

​Em seguida, ele se torna analista de recursos humanos, depois gerente de recursos humanos e, por fim, chega ao ápice da carreira como diretor de recursos humanos. Veja só:

Analista de recursos humanos

É responsável por executar procedimentos de recrutamento e seleção, mas também por analisar se todos os processos estão sendo eficientes, implantando melhorias sempre que necessário.

Gerente de recursos humanos

É responsável por gerenciar os processos conduzidos pelos analistas, planejando as estratégias que serão implementadas no processo de recrutamento e seleção de pessoal.

Ele também administra as relações trabalhistas, conhecendo amplamente a legislação e as políticas da empresa.

Diretor de recursos humanos

O diretor é responsável por supervisionar o trabalho da gerência a fim de garantir que os processos sejam realizados para atingir os objetivos da empresa.

O seu olhar é mais estratégico, pois precisa conhecer o plano de negócios da organização e, a partir dele, criar métodos de recrutamento e seleção e de desenvolvimento do quadro de pessoal ao longo dos anos.

Como ser bem-sucedido como profissional de RH?

Para ser um profissional bem-sucedido, o gestor de RH precisa estar sempre se atualizando, realizando cursos em sua área e buscando aprender mais sobre gestão, administração de empresas e a legislação com a qual a organização pretende contratar os funcionários.

A propósito, ele precisa garantir que as obrigações trabalhistas da empresa estejam sendo cumpridas à risca, isto é, que os salários estejam sendo pagos corretamente e todos os benefícios sejam condizentes com as necessidades dos funcionários e o seu tempo de serviço. Nenhuma mudança na legislação pode pegar o profissional de RH de surpresa.

Uma boa dica é realizar cursos livres na área ou no setor em que a empresa opera. Quanto melhor conhecer o mercado em que está atuando, mais fácil será a percepção das necessidades da organização.

Agora que você já sabe o que faz um profissional de RH, que tal continuar acompanhando outras notícias sobre carreira? Curta a nossa página no Facebook e não perca nenhuma novidade!

Você pode gostar
Saiba como juntar dinheiro para pagar seus estudos
Tenho dificuldade em aprender e pouco tempo para estudar: o que fazer?

Deixe seu comentário

Seu Comentário*

Seu Nome*
Seu Site

Share This