Qual é o custo de uma faculdade tecnológica? Vale a pena?
Ensino tecnológico

Qual é o custo de uma faculdade tecnológica? Vale a pena?

Se você está pesquisando opções para o Ensino Superior, já deve ter percebido que o custo de uma faculdade tecnológica é realmente muito atrativo quando comparado ao de uma graduação tradicional. Porém, muitos estudantes ainda não sabem exatamente como o curso tecnológico funciona, e têm dúvidas se ele realmente vale a pena.

Você também tem essa dúvida? Então esse post foi feito pra você! A seguir, contaremos tudo que você precisa saber sobre a faculdade tecnológica pra decidir, por conta própria, se essa é a melhor opção para iniciar sua carreira com o pé direito. Pronto para começar?

Como funciona uma faculdade tecnológica?

Essa é a primeira informação que você precisa saber: o curso superior de tecnólogo, também chamado de faculdade tecnológica, não é um curso técnico. Seu diploma tem exatamente a mesma validade de um curso de graduação.

Esses cursos têm sido cada vez mais procurados porque são mais rápidos que a faculdade tradicional. Além disso, as aulas são muito práticas e o aluno sai da universidade preparado para atuar e competir no mercado de trabalho.

Quais as diferenças entre a faculdade tecnológica e a graduação convencional?

Como já falamos, a graduação tecnológica tem uma duração menor. A maioria dos cursos pode ser concluída em dois ou no máximo três anos.

Mas isso não significa que a formação tenha uma qualidade inferior. O que acontece é que ela é mais específica, garantindo ao profissional o conhecimento especializado em uma determinada área. Está difícil entender? Vamos pensar em um exemplo prático:

Em uma faculdade tradicional, a pessoa pode optar pelo curso de Engenharia Civil, certo? Mas se ela optar pela faculdade tecnológica, a instituição vai oferecer a ela um conhecimento mais específico. Assim, em vez de se tornar um engenheiro, o profissional pode ser um “tecnólogo em construção de pontes” ou um “tecnólogo em pavimentação”, entre outras opções.

Essa restrição a uma única área da Engenharia faz com que o tecnólogo tenha um conhecimento mais aprofundado e elaborado de seu segmento de atuação, o que é muito valorizado pelas empresas.

Qual é o custo de uma faculdade tecnológica?

Como em outras faculdades, não é possível estabelecer um valor fixo. Ele pode variar de acordo com o curso escolhido, a instituição, a região onde ela está localizada, entre outros fatores.

Porém, de forma geral, os custos de uma faculdade tecnológica costumam ser menores que outros tipos de graduação. Não só as mensalidades são mais baratas, mas o tempo dedicado ao curso também é menor, o que gera uma grande economia.

Saber quanto você vai investir no Ensino Superior é muito simples: basta se informar na instituição sobre o valor da mensalidade da faculdade. Multiplique essa quantia pelo número de meses que o curso vai durar e pronto! Você tem o custo total da sua formação.

Quais são as vantagens de uma faculdade tecnológica?

Para quem está terminando (ou já terminou) o Ensino Médio, essa é uma alternativa muito vantajosa. O primeiro benefício tem a ver com o próprio custo: como já falamos, a formação tecnológica é mais barata.

Mas existem outras vantagens do curso superior tecnológico. Confira abaixo algumas das principais:

Formação mais rápida

Em um período que dura de dois a três anos, o profissional já tem todos os conhecimentos e competências necessárias para entrar no mercado de trabalho. Portanto, essa é uma ótima alternativa para quem precisa se virar para pagar as próprias contas o mais rápido possível.

Abordagem voltada às necessidades do mercado

A faculdade tecnológica não dá muito espaço para as matérias de formação geral e teorias que não têm muita aplicação no dia a dia do profissional. A ideia do curso é partir para o conhecimento que será utilizado na profissão e enfatizar os aspectos práticos. Por isso, o profissional sai realmente preparado para trabalhar e atender às necessidades do mercado.

Muitos cursos, inclusive, preparam profissionais para atuar em nichos em que o mercado está muito carente, e para os quais não existe uma graduação tradicional. Em outras palavras, ele deixa o estudante prontinho para trabalhar em posições e cargos que estão sendo procurados pelas empresas, aumentando as chances de encontrar um bom emprego.

Surgimento de novas (e boas) oportunidades de emprego

Essas características que falamos até aqui estão entre os principais motivos que fazem com que os tecnólogos terminem o curso e encontrem boas oportunidades de emprego.

Em alguns casos, eles são formados para exercer profissões em que o mercado está carente, o que faz com que eles tenham ótimas oportunidades. Além disso, as empresas sabem que esse profissional está preparado para a prática e o dia a dia das organizações, e que não contam apenas com uma formação teórica.

A formação é atualizadíssima

A faculdade tecnológica é diferente de várias graduações tradicionais em um aspecto muito importante: grande parte dos seus professores são profissionais que atuam no mercado, e não acadêmicos dedicados exclusivamente ao Ensino Superior.

Mas por que isso é importante? Porque eles conhecem os desafios da profissão hoje. Eles sabem quais são os principais problemas e como resolvê-los, o que o mercado de trabalho exige dos profissionais e trazem para dentro da faculdade as tecnologias e novidades que estão surgindo no setor.

Por isso, a formação é atual, dinâmica e capaz de preparar o estudante para chegar ao mercado preparado para os desafios reais que fazem parte do exercício da profissão.

O diploma dá acesso à formação continuada

Como já falamos, o diploma do curso superior tecnológico tem o mesmo valor que uma graduação tradicional e é perfeitamente reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC).

Por isso, se depois você quiser se especializar ainda mais, fazer uma pós-graduação, mestrado ou doutorado, não haverá qualquer problema: seu diploma será aceito por qualquer instituição.

Ele também é válido caso você queira prestar um concurso público que exige nível superior, garantindo todas as oportunidades que uma faculdade tradicional oferece.

Viu só como o custo de uma faculdade tecnológica vale a pena? Para saber mais sobre o assunto e continuar se atualizando sobre outras oportunidades de carreira, assine a nossa newsletter!

Você pode gostar
Os 9 principais benefícios de fazer um curso tecnológico
Curso tecnólogo e experiência de mercado: entenda essa relação

Deixe seu comentário

Seu Comentário*

Seu Nome*
Seu Site

Share This