Tipos de alunos: saiba quem é você na sala de aula - Blog da MRH - Carreira, formação e ensino tecnológico no padrão MRH
Ensino tecnológico

Tipos de alunos: saiba quem é você na sala de aula

O ambiente escolar é onde iniciamos nossa vida social. Durante boa parte da nossa existência, convivemos com os mais diversos tipos de alunos, resultando em amizades, trocas de experiências e situações que lembraremos por toda a vida.

Esses estereótipos também existem na universidade. E, com certeza, você é capaz de identificá-los. Pensando nisso, preparamos este divertido artigo! Veja aqui os tipos mais comuns encontrados nas salas de aula das instituições de ensino e dê boas risadas relembrando as histórias do Ensino Médio. Acompanhe!

O amigo do professor

Amigo do professor ou puxa-saco? Com certeza, esse é um dos tipos de alunos mais polêmicos em sala de aula. Os puxa-sacos não ficam apenas no colégio, é possível encontrar muitos estudantes dessa espécie na faculdade.

Sempre disposto a defender o professor, a turma não pode contar com ele quando quiser boicotar a aula em conjunto, ou resolver alguma situação com a coordenação do curso. Aliás, se não quiser ser dedurado, é bom nem fazer comentários negativos perto dele.

Na realidade, não há problema nenhum em ter uma relação de amizade com o educador, embora os colegas de classe, muitas vezes, não aprovem. Entretanto, muitos professores gostam desse tipo de perfil.

Isso apenas pode não ser muito legal quando conquistas e elogios perante a sala se dão apenas pelo fato de o estudante ser mais um Quico, que está sempre pronto a enaltecer o professor Girafales, do que pelo seu desempenho. O triunfo deve ser fruto do seu esforço. Então, cuidado para não forçar a barra!

O preguiçoso

Agora, você chegava na aula morrendo de sono? Tinha vontade de chorar quando a professora passava a lista de livros para serem estudados nas classes de língua portuguesa e literatura? Dormia nos intervalos? Matava as aulas de Educação Física? Parabéns! Você é o Joey Tribianni!

A verdade é que os preguiçosos sempre renderam boas risadas em sala de aula. Aposto que você também deve ter uma história de um ronco fora de hora, uma foto zoada ou uma resposta totalmente alheia ao que estava sendo perguntado.

Mesmo assim, alguns ocupantes dessa posição podem ir muito bem nas provas, o que não acontece com os outros. Se você ainda não terminou o Ensino Médio, mas se identificou com a descrição, é bom ficar atento e mudar os hábitos quando ingressar na faculdade. Parte da caminhada rumo à conquista de uma boa posição no mercado de trabalho se caracteriza por muito estudo e bastante leitura. Fique esperto!

O líder

Esse perfil é fácil de identificar desde muito novinho e costuma se dar muito bem quando chega na fase adulta. A liderança é considerada uma característica nata do ser humano e geralmente vem acompanhada das seguintes qualidades:

  • proatividade;

  • responsabilidade;

  • facilidade na oratória.

Ter e manter esses atributos positivos são fatores decisivos para o sucesso em toda a trajetória profissional de uma pessoa, começando pela escola. Lembra da Hermione, de Harry Potter? Quando se tratava da escola, era uma aluna aplicadíssima e o porto seguro até do protagonista da saga!

O nerd

De fato, nós poderíamos ter uma categoria chamada “Sheldon Cooper”. O ilustre personagem do seriado The Big Band Theory reúne quatro tipos de alunos em uma só personalidade:

  • arrogante — acha que não existe e nem vai existir tão cedo alguém tão inteligente quanto ele;

  • crítico — questiona tudo e todos;

  • estudioso — porque ele é mesmo;

  • inteligente — porque… ele é.

Ser estudioso e inteligente fez dele o nosso perfil perfeito de aluno nerd. Contudo, é importante frisar que, nem sempre, o nerd da escola vai tão bem na faculdade quanto ia nos tempos de colégio.

Passamos por diferentes processos em cada fase da vida, e toda a dedicação do Ensino Médio pode perder força quando ingressamos no Ensino Superior. Ao contrário do Sheldon, é claro! Mas, em qualquer uma dessas etapas, ser o CDF da turma só traz benefícios para a sua formação.

O popular

Fique tranquilo, querido leitor! Caso você se encaixe nesse tópico, saiba que não estamos pensando que você é como Regina George, a icônica personagem de Meninas Malvadas.

Os filmes costumam mostrar esses tipos de aluno em uma posição de maldade, vingança e um toque de comédia, mas as figuras mais populares de uma instituição de ensino podem ser pessoas maravilhosas e se tornarem reconhecidas por fazerem coisas muitos legais.

O cara mais popular da escola pode ser aquele gato que toca violão no intervalo — acho que ouvimos um suspiro daqui! – ou aquela menina super gente fina que se veste muito bem, tipo a Blair Waldorf, de Gossip Girl — olha a polêmica! Um pouco vilã, mas muito adorada, pode confessar.

Um cabelo colorido, uma personalidade marcante ou, ainda, estar sempre envolvido em projetos escolares ou acadêmicos pode render o título tão desejado pela maioria dos adolescentes que passam pelo Ensino Médio.

Se você é uma pessoa sociável e extrovertida, caso não tenha levado o título, provavelmente fez boas amizades. Mas, se é tímido e gostaria de saber o segredo para se relacionar melhor com as pessoas, não tenha medo de ser você mesmo!

O ambiente universitário e a vida adulta proporcionam bons momentos e muitas possibilidade de novas relações. Aproveite!

O engraçado

Jonah Hill, Michael Cera, Seth Rogen, James Franco, Channing Tatum, Amy Schummer, Melissa McCarthy, Rebel Wilson… poderíamos ficar dias citando nomes de atores e de atrizes que estrelam as comédias mais divertidas da atualidade — com os quais, certamente, você já deu muita risada e até se lembrou de alguns colegas que teve ou tem em sala de aula.

Caso não tenha essa lembrança, mas todos riem dos seus comentários ou das suas atitudes, temos uma notícia: o engraçado é você! O engraçadinho da turma pode fazer parte da galera do fundão, mas também ser o mais popular da sala.

Ou pode, até mesmo, ser o mais tímido, e, por isso, algumas atitudes ou comentários inesperados acabam divertindo a turma. Quando as brincadeiras são respeitosas, enchem a classe de alegria, e todos querem estar perto dessa pessoa.

Então, quantos tipos de alunos citados aqui você conhece ou em quais se encaixa? Identificações à parte, vale lembrar que todos os perfis merecem ser respeitados! Portanto, nada de pensar que está vivendo em uma comédia americana estilo Meninas Malvadas ou na série Everything Sucks, do Netflix, e praticar bullying com os colegas, ok?

Compartilhe nosso post com seus amigos e curtam a leitura juntos, reconhecendo quem é quem em sala de aula. Boa diversão!

 

Você pode gostar
ProUni: aprenda como participar do programa
Por que e onde estudar gestão financeira em Fortaleza?

Deixe seu comentário

Seu Comentário*

Seu Nome*
Seu Site

Share This