Por que um MBA pode ser considerado um investimento a longo prazo? - Blog da MRH - Carreira, formação e ensino tecnológico no padrão MRH
Carreira

Por que um MBA pode ser considerado um investimento a longo prazo?

Você sabia que um MBA pode ser considerado um investimento a longo prazo? Diferentes de uma simples especialização, esses cursos são focados em áreas gerenciais ou administrativas. Ou seja, são voltados para quem deseja ocupar os maiores cargos dentro das empresas.

Muito procurados por empreendedores e profissionais do universo corporativo, um bom MBA reforça a experiência e atualiza o conhecimento, termos e técnicas do mercado. Além de ser valorizado pelos gestores de RH e líderes das organizações.

Descubra agora mesmo qual o motivo dessa valorização, e porque o investimento em conhecimento e desenvolvimento pessoal tem o poder de garantir a sua estabilidade financeira no futuro. Acompanhe!

Currículo de destaque

Você já deve saber que o mercado de trabalho está cada vez mais competitivo, e a tendência é que essa disputa só aumente nos próximos anos. Quem deseja ocupar uma posição significativa dentro de uma empresa precisa investir em aptidões.

Fazer uma graduação tradicional ou um curso tecnológico é só o primeiro passo de uma longa jornada. O MBA é, praticamente, pré-requisito para conquistar uma posição de liderança em uma grande organização, já que não é muito comum que se entre em uma empresa exercendo cargos de comando logo no primeiro emprego.

Devido a isso, é importante que se faça investimentos para a construção de uma carreira. Aplicar em conhecimento vai muito além de colecionar títulos; leva ao desenvolvimento da sua visão do mundo dos negócios. Junto à experiência adquirida nos primeiros empregos, dois caminhos poderão ser seguidos:

  • ser promovido dentro da empresa atual;
  • se candidatar a um cargo de gestão em outra organização.

Você vai estar preparado para qualquer situação. Se algo der errado no meio do caminho e você precisar trocar de emprego, pintar uma promoção no trabalho atual ou ainda surgir aquela vaga dos sonhos em outra companhia, seu currículo certamente estará em destaque para qualquer oportunidade.

Salários mais altos

É interesse de todo o gestor de uma grande companhia manter uma equipe avançada e de alto desempenho. Uma das estratégias para reter esses perfis dentro de uma empresa é a valorização em termos salariais.

Recentemente, o site Catraca Livre publicou uma matéria que fala sobre a remuneração dos trabalhadores que trazem um MBA em seu currículo. A reportagem traz uma pesquisa em que revela a média salarial de mais de dois mil trabalhadores, em 256 áreas diferentes:

  • profissionais com MBA recebem cerca de 23% a mais que profissionais com ensino superior;
  • profissionais com MBA recebem cerca de 9% a mais que profissionais com especialização.

Para o artigo, foram entrevistados quatro professores da FGV que afirmaram, categoricamente, que as empresas valorizam essa certificação. Entre os motivos, destacam que os conteúdos ministrados em sala de aula são sempre atualizados.

Devido a isso, reconhecem que os indivíduos que optam por fazer esse investimento a longo prazo são indispensáveis para a organização, pois conseguem atuar de maneira mais estratégica em relação aos outros profissionais.

Melhores cargos

Destacamos anteriormente que as empresas valorizam as certificações, mas é importante deixar claro que esse reconhecimento não é apenas em relação ao salário. A sigla MBA vem do inglês Master in Business Administration e é indicado aos profissionais que pretendem seguir carreira em cargos de gerência de grandes empresas.

O objetivo da modalidade é proporcionar instruções específicas. Por ser de curta duração, permite que o profissional faça esse investimento continuamente. Ao agregar novos conhecimentos à carreira, o currículo do indivíduo ganha destaque ao concorrer a uma vaga de supervisão ou em uma promoção.

Como você já sabe, é de interesse das grandes organizações ter funcionários competentes e bem qualificados, e esse é mais um dos motivos para que o MBA seja considerado um investimento a longo prazo.

Se você já está inserido no mercado de trabalho, mas ainda não está em uma posição satisfatória, a união do conhecimento teórico com uma prática competente aumenta a probabilidade de ser o colaborador escolhido para ser promovido.

Mais oportunidades

Que tal recapitularmos os motivos apontados até agora que definem o MBA como um investimento a longo prazo?

  • ter um currículo preparado para qualquer situação, seja ela positiva ou negativa;
  • salário cerca de 20% superior em relação a funcionários formados, mas sem outras qualificações;
  • valorização dos títulos no mercado de trabalho;
  • conhecimento atualizado;
  • pré-requisito para aqueles que desejam ocupar um cargo de direção.

Você provavelmente já percebeu que o MBA é a melhor opção para montar o seu plano de carreira. Contudo, é importante que você saiba que a titulação não é benéfica apenas para os que desejam um lugar de destaque dentro de uma empresa.

Quem frequenta o MBA

Os cursos costumam ser frequentados e ministrados por grandes e experientes profissionais, o que significa um ambiente propício para o networking. Com isso, abrem-se as portas para novas oportunidades.

Ao estabelecer contato direto com indivíduos que têm poder de decisão no mercado, você recebe uma boa orientação e pode ser convidado a trabalhar nessas empresas. Concluindo um MBA hoje, futuramente você também poderá:

  • ministrar cursos e palestras;
  • lecionar no ensino médio e técnico;
  • instruir disciplinas administrativas em faculdades particulares.

Juntos, o estudo continuado, a experiência e a rede de contatos elevam o seu nome a um patamar de referência, em que você pode encerrar a carreira profissional repassando tudo o que aprendeu ao longo dos anos para indivíduos que estarão em um lugar que você já ocupou. Não é fantástico?

Novas habilidades

Não poderíamos finalizar este artigo sem destacar que a escolha de um MBA não se resume ao sucesso de uma carreira sólida e estável. O crescimento e a satisfação pessoal também crescem a cada curso concluído.

Ao optar por um curso de qualidade, com profissionais qualificados, conteúdos atualizados e aulas interessantes, as chances de descobrir novas habilidades são grandes. Seja qual for o motivo de você ter procurado um curso em específico, sempre haverá módulos que, aparentemente, poderão não ser tão interessantes.

Entretanto, ao serem estudados, podem revelar em você um talento e um interesse desconhecidos. Também existe a possibilidade de acender um alerta para atuar em um novo segmento de mercado ou uma ideia inovadora.

Fazer um investimento a longo prazo, quando se trata de conhecimento, garante um retorno maior do que de profissionais que não investem em especializações e preferem poupar o dinheiro recebido ou gastar para outros fins. Perceba que não se trata apenas das finanças, mas também do seu bem-estar.

Continue planejando a construção de uma carreira profissional inteligente. Assine nossa newsletter e mantenha-se informado!

Você pode gostar
Como estudar para o Enem? Confira 7 dicas realistas
Por que e onde estudar Recursos Humanos em Fortaleza?

Deixe seu comentário

Seu Comentário*

Seu Nome*
Seu Site

Share This