Entrar na faculdade: o que você precisa saber e não te contaram! - Blog da MRH - Carreira, formação e ensino tecnológico no padrão MRH
Carreira

Entrar na faculdade: o que você precisa saber e não te contaram!

Entrar na faculdade é uma verdadeira vitória e realização de um sonho de muitos estudantes. O momento é de comemoração, mas quando se iniciam os estudos é a hora de encarar a realidade de que não será só alegria em tempo integral, ou você está pensando que seria como nos filmes?

A realidade é composta por xerox, matérias acumuladas, rotinas duplas, disciplinas chatas e mais xerox. Infelizmente o caminho não é só de momentos fáceis e agradáveis, mas é preciso manter o foco e passar por isso com muito esforço.

Para que você não tenha nenhuma surpresa, mostraremos a seguir algumas coisas que ninguém te conta, mas que você precisa saber sobre a vida de universitário. Continue a leitura e confira!

Dupla rotina: o cansaço estará presente sempre

A graduação é o primeiro passo para alcançar sucesso na carreira profissional. Junto dos estudos na universidade chegam as oportunidades para se iniciar no mercado de trabalho, e o caminho natural é que os alunos consigam um estágio dentro da sua área de atuação.

Agora imagine: será que é fácil acordar cedo, ir para o estágio, cumprir com seu expediente, voltar para casa, estudar ou fazer outras tarefas importantes e depois ir para a faculdade? É, ninguém te avisou, mas não será tão fácil!

Por vezes o cansaço estará presente e você precisará se adaptar a ele! A dupla rotina exige muito foco e dedicação do estudante, caso contrário você ficará pelo caminho, o que você não quer, certo? Então tenha em mente que a jornada é complicada, mas que você precisa superar as dificuldades!

Fim de semana: ele ficará comprometido às vezes

Infelizmente você não terá todo o fim de semana para descansar dos dias corridos de segunda a sexta-feira. Isso acontece por diversos motivos, mas torça para que não seja pelo mais chato dele: aulas.

É possível que alguma disciplina te obrigue a ir na faculdade aos sábados. Por vezes há a necessidade de trabalhos de campo, reposições de aulas ou simplesmente cumprimento da grade. Essa é uma possibilidade real em qualquer instituição de ensino.

Se você tiver mais sorte, talvez não se depare com aulas aos sábados, mas é comum que você precise usar esse dia (e o domingo) para fazer algum trabalho, revisar alguma matéria ou ler textos. Sim, é chato não poder aproveitar todo o fim de semana com outras coisas, mas você consegue conciliar. Foco no futuro!

Disciplinas: você vai se deparar com indesejadas

Geralmente escolhemos o curso na faculdade de acordo com o que gostamos. Isso pressupõe que teremos que estudar apenas disciplinas interessantes e relacionadas com a nossa escolha, certo? Não é bem assim o tempo todo.

No geral essa ideia funciona bem, mas você também terá que cursar algumas disciplinas que serão pouco interessantes para você, por serem totalmente fora do que você esperava ou que te coloquem para estudar coisas que você não tem muita facilidade.

Isso é bem comum em qualquer curso, a questão é que ninguém nunca te contou! Portanto, seja forte e pense que no próximo período só haverá disciplinas que você gosta. Ou não.

Dinheiro: ele estará sempre em falta

Você pensou que, ao entrar na faculdade, as oportunidades de estágio te trariam um conforto financeiro, não é mesmo? Depende. Claro que você terá boas possibilidades, já que a sua bolsa pode te ajudar com muitas responsabilidades importantes na sua vida, mas talvez sobre pouca coisa para você.

A vida universitária demanda gastos comuns no cotidiano. Lanches, xerox, passagens de transportes públicos e uma série de outros gastos que talvez te deixem com menos dinheiro do que você esperava. Um universitário que não está com pouco dinheiro não faz jus ao ensino superior!

Mas fique tranquilo! Apesar de estarmos levando esse assunto com bom humor, sabemos que é ruim viver apertado de dinheiro. A situação é comum, mas tenha sempre em mente que melhorar isso está diretamente relacionado com seu empenho diante dos estudos, buscando sua afirmação profissional. Portanto, siga firme nos objetivos!

Faltas: você controlará como nunca imaginou antes

Na faculdade ninguém te cobrará presença em nenhuma aula. Você é adulto e sabe muito bem o que está fazendo! Entretanto, isso pode ser um tanto quanto perigoso para o próprio aluno, que pode acabar deixando de ir às aulas excessivamente.

Dessa maneira, é fundamental faltar só quando realmente não tiver jeito. Criar um hábito pouco disciplinado fará com que você se acostume em não aparecer na faculdade, e isso trará prejuízos como perda de conteúdos e também reprovação por faltas.

O cansaço pode pesar, a preguiça pode falar mais alto, mas você precisa ter o controle das suas faltas e, acredite, você terá como nunca. Ele é essencial para que você não reprove por aparecer pouco em aula. Toda disciplina há um limite que não pode ser ultrapassado, certo?

Conteúdos: irão te deixar louco, pois são muitos

Essa talvez seja a verdade mais dolorida em relação à vida universitária, mas é o que mais precisa ser dito: você terá muito conteúdo nas disciplinas que estuda. Por vezes será difícil dar conta de tudo, especialmente ao chegar no período de provas, em que você terá que estudar todos eles em pouco tempo.

Isso fica ainda mais complicado se você concilia a universidade com trabalho ou estágio. O tempo fica ainda mais escasso e as disciplinas não têm culpa disso. Nesse momento é necessário ter organização para não deixar que os conteúdos acumulem.

Busque estar sempre atualizado com as matérias, com tudo em dia e o conteúdo bem compreendido. Caso falte, procure o mais rápido possível saber o que foi dado em aula. Quanto aos trabalhos, faça-os mais rápido possível! Em época de prova, inicie os estudos 1 semana antes. Desse modo você conseguirá lidar melhor com todas essas demandas!

Com as verdades devidamente ditas, agora você pode entrar na faculdade sabendo exatamente o que te espera. Com muita organização e foco é possível passar por tudo isso! Gostou do conteúdo? Curta nossas páginas no Facebook e acompanhe nossos posts! Mrh Mercado | MrhFacine | MrhTech

Você pode gostar
Conheça 7 habilidades profissionais que você precisa desenvolver
9 profissões do futuro que vão te inspirar

Deixe seu comentário

Seu Comentário*

Seu Nome*
Seu Site

Share This