9 profissões do futuro que vão te inspirar - Blog da MRH - Carreira, formação e ensino tecnológico no padrão MRH
Carreira

9 profissões do futuro que vão te inspirar

Muitas das ocupações de hoje desaparecerão em alguns anos. Mas não precisa se assustar! Esse é um processo normal, e que tem se acelerado nos últimos tempos. E o fim de algumas ocupações traz consigo a abertura de diversas outras possibilidades!

É importante que isso ocorra de forma natural e dê espaço para o surgimento do que chamamos de profissões do futuro. As razões para essas mudanças são variadas, sendo que a automatização de muitos setores é uma das mais fortes.

Algumas dessas novas carreiras são ramificações e especializações de áreas já existentes, enquanto outras criam terreno para campos inteiramente novos.  Pensando nessas mudanças, listamos aqui nove das atividades mais promissoras para o futuro, quem sabe uma delas não será a sua?

1. Gestor de Resíduos

Existe uma crescente preocupação mundial com o destino e tratamento do lixo acumulado pelas pessoas. Esse tipo de conscientização gera um campo de estudos e técnicas muito necessárias.

Esses profissionais serão usados para criar saídas sustentáveis e menos danosas ao meio ambiente, sendo requeridos tanto para trabalhar com o governo quanto com as empresas privadas.

Para além do tratamento dos resíduos em si, essa especialidade também tem como horizonte criar práticas de reciclagem do lixo, solucionando problemas sociais como a criação de recursos para populações pobres.

2. Conselheiro de aposentadoria

Trata-se de um profissional da área contábil que auxiliará seus clientes a planejar e gerenciar sua aposentadoria em diversos âmbitos, como o da saúde, financeiro e gestão da carreira.

É do senso comum que as pessoas têm vivido cada vez mais, fato que coloca muitas questões e mudanças para a sociedade como um todo. Esse é um cenário propício para o surgimento da ocupação de conselheiro de aposentadoria.

Gerir seus próprios recursos é uma questão importante para todos: quando pensamos na reserva para a velhice, esse assunto se torna ainda mais sério. Certamente haverá muito espaço para para aqueles que buscarem soluções para as questões individuais e coletivas da aposentadoria.

3. Analista de Big Data

Com os avanços no campo da computação e processamento de dados, tem sido criada uma demanda de profissionais capazes de operar com esse material e transformá-lo em informações relevantes para as instituições.

Big data é uma ideia que faz referência ao volume gigantesco de dados que estão sendo produzidos pelos computadores e as diversas aplicações para essas informações. Tais análises podem ser utilizadas para pensar cuidadosamente as táticas de mercado de uma empresa ou até mesmo para compreender complexos movimentos geológicos e astronômicos.

4. Designer de bebês

Parece coisa de ficção científica, mas a manipulação genética dos filhos já é uma realidade. Uma série de características poderão ser escolhidas pelos pais a respeito de seus futuros filhos, além da possibilidade de tratar de antemão complicações ou doenças que podem ser desenvolvidos pela criança.

Ainda não estão disponíveis muitas graduações específicas para tal profissão, entretanto já existe uma grande produção científica acerca desse tema. Mesmo hoje, algumas alterações como a eliminação de determinadas doenças dos embriões já são possíveis.

Apesar das discussões éticas e morais envolvendo esse campo, ele certamente tem potencial para resolver problemas sérios enfrentados por muitas famílias e crianças.

5. Gestor de privacidade

Com a multiplicação dos meios de acesso e compartilhamento de informações, a privacidade é um bem cada vez mais raro e valioso. Além das pessoas em si, as empresas e instituições públicas necessitarão desenvolver práticas para proteger seus documentos e transações.

Isso exigirá a qualificação de profissionais voltados especificamente para resguardar seus clientes e criar táticas efetivas de proteção dos dados.

6. Geoengenheiro

Podemos entender essa especialidade como o campo da engenharia voltado para o controle do clima e prevenção de desastres relacionados a ele.

Os avanços científicos permitem intervenções humanas cada vez mais diretas nas mudanças climáticas. Apesar de ser uma área ainda em construção, a geoengenharia tem o potencial de resolver problemas graves enfrentados por sociedades mundo afora.

Esse ramo da engenharia também abre espaço para questionar e reverter os danos causados ao clima mundial pela população humana. Existe uma larga produção científica apontando para esses prejuízos, entretanto só recentemente houve uma preocupação maior em solucioná-los e elaborar práticas menos nocivas ao planeta. 

7. Especialista em e-commerce

As vendas pela Internet já representam uma fatia considerável do comércio de inúmeros países. Empresas que investem na expansão de seus negócios para o espaço online têm coletado resultados efetivos e valorizado suas organizações com isso.

Negociar pela Internet envolve logísticas e planejamentos específicos, exigindo que esses futuros profissionais consigam pensar em táticas criativas e soluções únicas para expandir os negócios online das empresas em que forem trabalhar. 

8. Terapeuta de animais

Os animais domésticos já são uma parcela importante de muitas sociedades. Isso implica em uma amplificação nos investimentos para os bichos e em uma necessidade maior de profissionais de diversas especialidades para atender essa demanda.

Uma ocupação curiosa que tem se destacado é a do terapeuta ou psicólogo de animais. Apesar de ainda não haver uma graduação voltada para isso, existe um grande interesse social sobre o bem-estar dos seus pets e profissionais que voltam suas práticas para pensar maneiras de cuidarem dos problemas “emocionais” dos animais.

9. Nutrólogo

Trata-se de uma especialidade médica voltada para o campo dos hábitos alimentares. Apesar das similaridades, essa é uma profissão diferente de um nutricionista, por exemplo, por se tratar de uma abordagem mais individualizada sobre cada caso.

Para além de prescrever uma dieta, esse profissional fará uma avaliação extensa das particularidades de cada pessoa para elaborar as ações propostas.  

Uma extensa série de testes é feita em cada paciente, avaliando as necessidades do corpo a nível molecular. Esse tipo de atendimento especializado tende a surtir resultados muito mais efetivos, e mesmo hoje tem sido cada vez mais procurado pelos pacientes.

O fim de muitas das atividades que existem hoje é um processo natural do mundo do trabalho. Existem até mesmo estudos com estimativas do “prazo de validade” de cada ocupação.

Independentemente dessas transformações, algo que se mantém é a necessidade contínua de se dedicar aos estudos. Mesmo que a sua profissão continue a existir, sempre haverá mudanças e atualizações nas compreensões de cada área.

Mais do que nunca, um profissional de qualidade é aquele que se mantém atento às novidades do seu campo, expandindo e inovando seu repertório continuamente.

Gostou de nossas previsões para as profissões do futuro? Então, curta também a nossa página no Facebook e tenha acesso a mais conteúdos de qualidade sobre o mercado de trabalho!

Você pode gostar
Mudança de planos: 5 sinais de que é hora de mudar de curso
6 profissões que estão em alta no momento

Deixe seu comentário

Seu Comentário*

Seu Nome*
Seu Site

Share This