Licenciatura, tecnólogo e bacharelado: quais são as principais diferenças?
Formação

Licenciatura, tecnólogo e bacharelado: quais são as principais diferenças?

Quem já terminou ou está terminando o Ensino Médio sabe muito bem como é: além da indecisão na hora de escolher uma profissão, a gente ainda descobre que existem tipos de cursos completamente diferentes. Licenciatura, tecnólogo, bacharelado — essas palavras que você nem sabia que existiam criam ainda mais dúvidas, e fica difícil saber qual é a melhor opção.

Mas hoje nós vamos ajudar você. Vamos explicar direitinho quais são as diferenças entre esses tipos de cursos e para que eles servem. Assim vai ficar mais fácil fazer uma escolha consciente e iniciar a carreira com o pé direito. Pronto para começar?

As diferenças entre licenciatura, tecnólogo e bacharelado

Para que você escolha a melhor opção para a sua carreira, primeiro é preciso saber quais são as principais diferenças entre esses cursos.

Na verdade, essas 3 palavras que provavelmente não faziam parte do seu vocabulário indicam a titulação que o curso superior oferece. Então, que tal conhecer um de cada vez?

Cursos de bacharelado

Os cursos de bacharelado estão entre os mais comuns e tradicionais no Brasil. Mais da metade das faculdades do país têm esse foco e terminam entregando um diploma de bacharel aos seus alunos.

Qual é o foco do bacharelado?

Esse tipo de curso tenta garantir uma formação mais ampla e abrangente ao estudante. A ideia é dar a ele uma base teórica e científica e prepará-lo para atuar no mercado de trabalho.

Ele é indicado para quem pretende se tornar um profissional nas mais diversas áreas do mercado do trabalho que exigem formação superior, como Direito, Medicina, Administração, Psicologia, etc.

Muitas vezes, essa base teórica é realmente muito extensa. Não é incomum que um aluno de um curso de humanas, por exemplo, passe o primeiro ano inteiro estudando teorias gerais para começar com a sua área de interesse só no segundo ano.

Vamos pensar no curso de Jornalismo, só para exemplificar. No primeiro ano, a maior parte das faculdades ensina muito pouco a respeito da profissão, mesmo. A maioria das matérias tem a ver com conhecimentos que são importantes, mas refletem uma formação geral ou de introdução à comunicação.

Então, o aluno iniciante primeiro terá uma carga grande de matérias como Psicologia, Filosofia, Sociologia, Antropologia, Cultura, Ciência Política, Fundamentos do Jornalismo, História da Comunicação…

Só depois ele começará a estudar matérias mais direcionadas e práticas, como Planejamento Estratégico da Comunicação,Telejornalismo, Redação Jornalística, Editoração, etc.

Esse foi apenas um exemplo, mas o fato é que há cursos de bacharelado para formar profissionais para os diversos setores do mercado de trabalho, como agropecuária, indústria, comércio e serviços.

Qual é a duração dos cursos de bacharelado?

Como essa formação teórica e científica é mais ampla, o curso é longo. Na maior parte das vezes, são 4 ou 5 anos nos bancos da faculdade até se preparar para atuar profissionalmente.

Cursos de licenciatura

Já os cursos de licenciatura têm um objetivo diferente: eles são feitos para quem tem planos de se tornar professor. Quem quer lecionar para a Educação Infantil ou para as primeiras séries do Ensino Fundamental precisa fazer o curso de Pedagogia.

Já quem pretende dar aulas para as turmas do 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental ou para alunos do Ensino Médio precisa fazer uma faculdade específica e também um curso de licenciatura.

Então, quem quer dar aulas de Ciências ou Biologia primeiro precisa fazer uma faculdade de Biologia e se tornar um bacharel. Depois, o profissional precisa investir em uma licenciatura específica para a sua área de conhecimento.

Muitas faculdades dão ao aluno a opção de ele já fazer as duas coisas juntas. Se ele quiser, pode fazer tanto as matérias do bacharelado quanto da licenciatura e, ao final do curso, ele tem o diploma com essas duas opções: bacharel e licenciado.

Qual é o foco das licenciaturas?

Como já falamos, a licenciatura prepara os profissionais para dar aulas no Ensino Fundamental ou Médio. Ele é indicado para quem quer construir sua carreira na área do ensino.

Além das matérias referentes à disciplina que o aluno escolheu (Matemática, Física, Química, Letras), ele estudará Didática, Metodologias de Ensino, Psicologia da Educação, Organização do Trabalho Pedagógico na Escola, entre outras.

Qual é a duração da licenciatura?

Os cursos de licenciatura têm uma duração mínima de 4 anos, em uma forma chamada de integralizada. Funciona mais ou menos como um “combo”: História + licenciatura, Geografia + licenciatura, Matemática + licenciatura, e assim por diante.

Faculdade Tecnológica

Dentre essas 3 opções, a faculdade tecnológica ou o curso superior em tecnologia é uma novidade que tem conquistado cada vez mais alunos.

A faculdade tecnológica, que forma tecnólogos, não procura oferecer uma formação ampla, generalista, com aquele monte de matérias gerais que nós vimos nos cursos de bacharelado.

Qual é o foco das faculdades tecnológicas?

O curso para a formação de tecnólogos é completamente focado na prática. As disciplinas realmente pretendem passar os conhecimentos e técnicas necessárias para que o aluno esteja preparado para atuar no mercado.

A formação tecnológica é totalmente indicada para quem quer uma formação mais especializada e deseja se capacitar rapidamente para o mercado de trabalho.

Esse tipo de formação é bem interessante, porque ela não dá tanta ênfase na teoria. Em vez disso, divide uma área de estudo em um campo menor e faz com que o aluno saia com um conhecimento profundo naquele setor.

Então imagine alguém que deseja se tornar um gestor de Recursos Humanos, uma área em alta e muito valorizada nas empresas. Na formação tradicional, ele precisaria fazer uma faculdade de Administração (4 anos) e depois, uma especialização em Gestão de RH (mais 2 anos).

O curso de tecnólogo acaba com essa necessidade. Ele vai estudar direto Gestão de RH e não precisa se preocupar com as outras matérias ou áreas da faculdade de Administração. Seu campo de estudo é menor, mas é mais profundo.

Qual é a duração da formação para tecnólogo?

Como se trata de um curso muito específico, que vai direto ao ponto, a formação é bem mais rápida. Ela dura de 2 a 3 anos, e confere um diploma de tecnólogo.

Entendeu qual é a diferença entre a licenciatura, o tecnólogo e o bacharelado? Já sabe qual desses cursos é o melhor pra você? Quer receber outras dicas sobre cursos e profissões em alta no mercado?

Então siga a nossa página no Facebook e fique por dentro de novidades que vão ajudá-lo a se tornar um profissional de sucesso! Nos vemos por lá!

Você pode gostar
6 aplicativos que podem lhe ajudar nos estudos para o vestibular
A importância da gestão de pessoas em pequenas e médias empresas

Deixe seu comentário

Seu Comentário*

Seu Nome*
Seu Site

Share This