Como é o curso técnico de NR10?
Formação

Como é o curso técnico de NR10?

O curso técnico em NR10 é fundamental para quem está em busca de um lugar no mercado de trabalho hoje. A norma regulamentadora é uma exigência para garantir a segurança na execução de serviços, e por isso é ampla a demanda de vagas para o profissional que domina suas diretrizes.

Para quem busca ingressar em um curso sobre NR10, é indispensável conhecer um pouco mais sobre o tema, além de saber quais pontos serão abordados durante o aprendizado. Dependendo da sua profissão, também é preciso ter domínio das suas diretrizes.

Confira a seguir o que você precisa saber sobre o curso técnico em NR10, desde a definição exata da norma e como ela atua até detalhes sobre a grade curricular e sua programação de ensino:

Saiba mais sobre a NR10

A NR10 (ou Norma Regulamentadora nº 10) define quais são as condições mínimas de segurança ideais para que haja algum tipo de trabalho relacionado a instalações elétricas dentro de uma empresa.

Essa norma é emitida pelo Ministério do Trabalho e define uma série de medidas preventivas e de execução das atividades, de forma que os trabalhadores estejam seguros para a realização. Estão englobadas pela NR10 as fases de geração, consumo, distribuição e transmissão de energia. Além disso, também são regulamentadas as atividades de construção, operação, manutenção e montagem de qualquer projeto que envolva a energia elétrica de alguma forma.

Basicamente, a NR10 atua de modo que esses trabalhos sejam realizados com toda a segurança necessária dentro de uma empresa. Para isso, são usadas medidas preventivas e de execução para tarefas rotineiras ou de qualquer caráter.

Conheça o curso técnico em NR10

É muito relevante para o mercado aquele profissional que domina a NR10, tendo em vista de sua importância para uma parcela significativa de empresas, indústrias e fábricas que estão no mercado atualmente.

Sendo assim, há uma demanda importante por cursos técnicos sobre a norma, que formem profissionais dominantes na NR10. Eles serão funcionários de extrema importância dentro de organizações, pois vão estabelecer medidas de segurança e, em alguns casos, aplicar treinamentos para funcionários.

O curso técnico em NR10 tem duração de 40 horas/aula (cinco sábados) e aborda todas as etapas fundamentais de um trabalho com instalações elétricas, além de falar sobre as medidas de segurança, os riscos e a prevenção de acidentes.

O aprendizado consiste também em questões mais detalhadas relacionadas à análise de risco do trabalho e à atenção durante a execução de serviços com eletricidade.

Os cuidados indiretos também são fundamentais. Ainda que o profissional não esteja em contato com a eletricidade, é necessário proceder com segurança apenas pelo fato de estar em regiões que possam ser afetadas pelo risco.

Veja melhor quais temas são abordados durante um curso técnico de NR10:

  • questões gerais sobre segurança em trabalhos com eletricidade;
  • análise de risco;
  • controle de risco elétrico;
  • abordagem de outras normas técnicas brasileiras;
  • regulamentações do MTE;
  • uso e importância dos equipamentos de proteção individual;
  • uso e importância dos equipamentos de proteção coletiva;
  • procedimentos rotineiros de trabalho;
  • documentos necessários para instalações elétricas;
  • riscos adicionais indiretos;
  • prevenção e combate a incêndios;
  • prevenção de acidentes elétricos;
  • técnicas de primeiros socorros;
  • responsabilidades.

Confira quem pode e deve fazer o curso de NR10

O curso técnico em NR10 é fundamental para o trabalhador que tem relação direta ou indireta com as instalações elétricas ou ambientes em que seja necessário todo cuidado com essa questão.

Eletricistas precisam ter o certificado do curso técnico de NR10. Como eles atuam diretamente com a eletricidade, devem estar cientes dos cuidados básicos de prevenção e execução das tarefas.

A norma também possui regulamentações em relação aos profissionais que devem fazer o curso para realizar suas funções em trabalho. Abaixo, mostraremos quais são cada um deles e por que é importante realizar o curso técnico em NR10.

Eletricistas

Fundamentais para qualquer trabalho com energia elétrica, os eletricistas atuam em construções, fábricas e numa série de outras áreas em que as atividades dependam disso. Eles participam desde a implementação de projetos até a manutenção de rotina. O contato é direto, e a NR10 indispensável.

Auxiliares de manutenção

Esses profissionais estão em contato diário e constante com energia elétrica, ainda que não sejam responsáveis por implementações de instalações, por exemplo. Assim como os eletricistas, os auxiliares de manutenção têm contato direto com energia.

Membros da CIPA

Os membros da CIPA são responsáveis, de uma forma geral, por fiscalizar e identificar qualquer tipo de risco dentro do ambiente de trabalho. Sendo assim, nada mais coerente do que terem ciência sobre a NR10, até para atuar na fiscalização dos métodos de prevenção e de segurança.

Engenheiros elétricos

Os engenheiros elétricos têm a função de estruturar todas as instalações de maneira que elas funcionem perfeitamente, sem riscos de curtos ou outros problemas que possam resultar em acidentes e incêndios.

Profissionais que trabalham próximos à eletricidade

Há uma série de profissionais que não trabalham com a eletricidade em si, mas próximos a instalações e maquinários energizados, especialmente em áreas operacionais de fábricas e galpões. Para eles, também é importante o curso de NR10, que previne acidentes e garante a realização de atividades de forma segura.

Veja a importância do curso para o mercado

Além de capacitar de maneira adequada esses profissionais, o curso técnico permite que eles estejam totalmente aptos e prontos para conseguir oportunidades no mercado de trabalho, já que a NR10 é obrigatória para o setor.

Não são raras as vezes em que um profissional competente do ramo de engenharia e eletricidade perde boas oportunidade de emprego por não estar em dia com a certificação em NR10. Portanto, é fundamental buscar uma instituição que ofereça o curso técnico com qualidade, capaz de preparar o profissional diretamente para o mercado de trabalho e pronto para a execução das tarefas rotineiras, sempre com segurança.

Agora que você já sabe a importância do curso técnico em NR10, que tal escolher a  MrhTech para começar? Visite o nosso site e confira todos os detalhes sobre essa importante certificação!

Você pode gostar
6 profissionais de sucesso que fizeram algum curso técnico
6 melhores cursos técnicos na área de Indústria, Informática e Negócios

Deixe seu comentário

Seu Comentário*

Seu Nome*
Seu Site

Share This