Planejamento financeiro para estudantes: como lidar melhor com seu dinheiro? - Blog da MRH - Carreira, formação e ensino tecnológico no padrão MRH
Formação

Planejamento financeiro para estudantes: como lidar melhor com seu dinheiro?

O planejamento financeiro é fundamental na vida de qualquer pessoa, especialmente na dos estudantes que ainda vivem com pouco, pois estão no caminho em busca de uma melhor colocação profissional e, consequentemente, de vencimentos maiores.

Enquanto essa fase não chega, é necessário que haja muita disciplina e controle dos gastos. Lidar com dinheiro não é fácil, mas com organização é possível arcar com todos os custos, se divertir e ainda guardar algo.

O post a seguir trará algumas dicas que serão de grande ajuda para a sua saúde financeira, ensinando como melhorar sua relação com o dinheiro. Continue a leitura e confira!

Anote tudo o que acontece no seu fluxo de caixa

Um costume muito comum dos dias atuais é fazer compras no cartão de débito e de crédito. Esse hábito moderno e muito prático acaba indo contra algo importante para o planejamento financeiro: o controle de gastos.

É fundamental anotar tudo que sai e que entra da sua conta para ter o balanço exato e preciso do seu status financeiro atual. Essa organização é importante para que não haja gastos que possam prejudicar sua situação.

Para isso, há várias maneiras de manter esse fluxo de caixa sob controle. Hoje há uma série de apps que são totalmente focados no planejamento financeiro, oferecendo soluções práticas e descomplicadas. Além disso, as informações são atualizadas em tempo real, mais uma funcionalidade.

Entretanto, se você preferir, pode fazer tudo no bloco de notas do seu celular: anote qual é o seu orçamento disponível e quais são seus compromissos financeiros. Atualize-o constantemente de acordo com o que você gasta e com o que recebe da forma mais detalhada e discriminada possível.

Além de manter o controle, essas anotações podem ser vistas com um olhar mais analítico e crítico, de modo que você consiga visualizar quais gastos foram realmente relevantes. A partir daí você poderá  propor a si mesmo mudanças de atitude para economizar.

Estabeleça prioridades nas suas despesas

O que você faz com seu dinheiro? Quais são suas obrigações? Em que você acha que deveria gastar realmente? É fundamental definir e seguir as verdadeiras prioridades financeiras. Todos as têm, e, quando se é estudante, elas devem ser cumpridas à risca.

Ter a consciência do que é de fato relevante na hora de gastar evita despesas desnecessárias ou exageradas com coisas que você poderia ter deixado para um outro momento. Isso se torna ainda mais prejudicial quando a despesa essencial é trocada por outra irrelevante.

Os estudos são sua prioridade? Então busque investir seu dinheiro em cursos, aulas e conteúdos voltados para a sua carreira. Lembre-se sempre que todo dinheiro destinado à educação tem um retorno no futuro.

Se necessário, corte custos menos importantes e observe maneiras de como economizar dentro de seus hábitos atuais. Essa atitude ajudará você a ter disponibilidade financeira para custear aquilo que requer investimento e que é realmente importante na sua vida.

Tenha um padrão de vida coerente

O dinheiro é capaz de proporcionar muitas coisas boas — especialmente no que diz respeito à qualidade de vida. Entretanto, é importante sempre se relacionar com as suas finanças de maneira consciente e condizente com a sua realidade.

É difícil querer viver uma vida acima do que suas finanças permitem. Festas caras, roupas exorbitantes, muitas saídas e outros gastos podem configurar um padrão de vida muito alto e que não se encaixa no orçamento de um estudante.

Nesse momento, é importante ter a consciência de que é possível conciliar algumas dessas escolhas se houver equilíbrio e gastando somente aquilo que está dentro da sua realidade. Entender isso é fundamental para seguir um planejamento financeiro adequado e que não seja constantemente estourado por coisas pequenas.

Tenha em mente que a única maneira de melhorar seu padrão de vida é tendo sucesso profissional, então você precisa buscar isso gradativamente, com muito esforço e dedicação. Entenda que a vida é feita de fases, e você conseguirá avançar se tiver um pouco de calma e planejamento.

Planeje todos os seus gastos antecipadamente

É muito comum fazer um monte de planos com o dinheiro e depois ver cada um deles cancelados. Essa situação incômoda vem da falta de planejamento, que gera gastos impensados e desenfreados.

Se você possui metas, saiba exatamente o quanto você pode designar para cada um dos seus compromissos dentro do mês. Anote o quanto você precisa ou pretende gastar com estudos, alimentação, contas fixas, diversão e todas as suas outras despesas.

Com tudo organizado e definido, quando você tiver o dinheiro em mãos, saberá exatamente como separá-lo para cada um desses planos que você traçou. Desse modo, será possível fazer o que é do seu gosto sem abrir mão de muita coisa, já que você só colocará no seu planejamento o que cabe no seu orçamento, certo?

Guarde dinheiro para emergências

Ter uma reserva de dinheiro é sempre importante. Você pode até não entender isso agora, mas no dia que precisar verá que é fundamental. Por mais que esse discurso pareça um clichê, é importante que você sempre separe um percentual do dinheiro para esse fundo de emergência em seu planejamento.

Essa reserva deve estar sempre disponível para eventualidades que te peguem desprevenido, ou oportunidades relacionadas a coisas importantes em que você precisa do dinheiro mas já está no fim do mês, ou não há possibilidades de colocar essa despesa no seu planejamento atual.

Reserve sempre uma parcela importante! O ideal e recomendado é sempre guardar 20% do seu salário. Por mais que você ache difícil — especialmente se ganhar pouco — lembre-se que ao final de um ano, por exemplo, você terá uma quantia relevante e que pode ser usada para suas despesas.

Quem abre mão de ter um fundo emergencial acaba recorrendo a empréstimos, o que é muito prejudicial por causa das altas taxas de juros. Imprevistos ou deslizes com planejamento podem acontecer, principalmente na juventude, então certifique-se sempre de manter a sua reserva.

Viu como é importante ter um planejamento financeiro e seguir os seus passos rigorosamente? Os resultados são ótimos e você nunca terá problemas com dinheiro!

Gostou deste post e quer mais? Siga-nos no Facebook e acompanhe tudo: Mrh Mercado | MrhFacine | MrhTech.

Você pode gostar
Testes vocacionais: descubra a profissão perfeita para você
Gestão de projetos: entenda tudo sobre a área e a profissão

Deixe seu comentário

Seu Comentário*

Seu Nome*
Seu Site

Share This