Qual é o perfil do aluno que faz ensino médio junto com ensino técnico?
Formação

Qual é o perfil do aluno que faz ensino médio junto com ensino técnico?

Se preparar para o mercado de trabalho não é uma tarefa fácil. Com tantas opções de modalidades de cursos, áreas e especializações, é normal se sentir perdido em meio a tantas possibilidades. O começo do preparo profissional normalmente vem junto com a chegada da vida adulta, ou seja, é naturalmente um momento cheio de dúvidas e incertezas. Mas fique tranquilo: não há motivo para se sentir mal por isso! Com as informações certas em mãos, é perfeitamente possível analisar os cenários e escolher aquele que for ideal para sua realidade.

Um dos cenários possíveis para começar a se preparar para o mercado de trabalho desde cedo é unir as formações do ensino médio e ensino técnico. Como os cursos técnicos são especializações de nível médio, muitos jovens optam por essa rotina dupla — afinal, isso permite que eles fiquem prontos para atuar no mercado de trabalho bem mais cedo.

Sair na frente é apenas uma das vantagens de fazer ambos os cursos ao mesmo tempo. Se interessou por essa possibilidade? Então continue a leitura para conhecer todos os detalhes e descubra se você se encaixa no perfil ideal para essa rotina!

Quais são as vantagens de fazer o ensino médio junto com o ensino técnico?

Equilibrar duas formações ao mesmo tempo pode ser um grande desafio, mas pode ter certeza: os benefícios são muitos. Alunos que unem o ensino médio junto com o ensino técnico, por exemplo, têm a excelente vantagem de ter um acesso mais rápido ao mercado de trabalho. Afinal, assim que se formarem no nível médio, eles já terão uma qualificação extra para começar a atuar e conseguir ter sua própria renda.

Além disso, o curso técnico é uma modalidade de ensino que tem, justamente, a vantagem de ser mais direcionado para a atuação profissional. Ao contrário de um curso de graduação, por exemplo, que não dura menos de 4 anos, o curso técnico exige menos investimento (tanto de tempo quanto de dinheiro) e tem a grade de disciplinas voltadas para a prática.

Não é a toa que essa formação é cada vez mais procurada hoje em dia, até para quem já formou no ensino médio. Ter a possibilidade de investir em um curso completamente direcionado para a prática é algo bastante valorizado.

Por fim, fazer o ensino médio e ensino técnico é uma ótima forma de economizar o seu tempo. O aluno que ingressar mais cedo no mercado de trabalho terá a possibilidade de se especializar antes de muitos profissionais — seja fazendo outro curso técnico, ou uma graduação com bacharelado, licenciatura ou tecnólogo.

Como é a rotina de quem faz o ensino médio junto com o ensino técnico?

Como já pontuamos no tópico anterior, aliar dois cursos é um grande desafio — afinal, você terá o dobro de matéria para estudar! Unir o ensino médio e ensino técnico é uma estratégia que traz muitos benefícios, mas é preciso ficar atento à rotina puxada que essa decisão traz.

Antes de decidir cursar as duas modalidades, tenha certeza de que os horários das suas aulas não vão coincidir. De nada vale investir em duas formações se uma for prejudicar a outra, certo? Além disso, fique de olho em como organizar seu dia a dia para não deixar nenhuma matéria para trás. Com a quantidade extensa de conteúdos para fixar, é importante se esforçar para não deixar nada atrasado.

Por fim, tenha consciência de que essa rotina apertada não durará para sempre: serão apenas 3 anos, e o resultado será muito recompensador!

Como saber se essa é a melhor escolha?

O que achou de conhecer as principais vantagens e detalhes sobre a rotina de quem faz o ensino médio e ensino técnico ao mesmo tempo? Curtiu saber mais, mas ainda está em dúvida se essa é a escolha certa para você? Sem problemas: nós te ajudamos a decidir.

Como essa rotina tem suas particularidades, os jovens que a escolherem devem ter algumas características importantes para ter sucesso na formação. Listamos algumas delas a seguir para você analisar:

Comprometimento

Equilibrar a rotina de duas formações ao mesmo tempo requere, desde o começo, comprometimento. Afinal, alguns sacrifícios terão que ser feitos durante essa formação: o tempo livre vai diminuir e as responsabilidades de estudo vão aumentar.

Contudo, basta colocar os estudos como prioridade por apenas alguns anos. O esforço recompensará no futuro, e seu comprometimento depende desse objetivo firme.

Organização

Estudar apenas no ensino médio ou no ensino técnico já não é uma tarefa simples. Dar conta de todas as matérias, se atualizar nos conteúdos passados pelos professores, estudar para as provas e realizar os trabalhos… Se essa rotina já é cheia com apenas uma formação, imagine equilibrando as duas.

Por isso, é fundamental ter habilidades de organização para fazer o ensino médio junto com o técnico. Esse conhecimento vai te ajudar a não perder o ritmo de estudo dos conteúdos e estar sempre por dentro das datas das provas e trabalhos.

Vontade de se posicionar no mercado de trabalho

Já comentamos ali em cima que uma das principais vantagens de unir as duas formações é conseguir ingressar mais rápido no mercado de trabalho. Esse desejo é decisivo para tomar a decisão de unir os dois cursos. Afinal, sua força de vontade será uma das grandes responsáveis pelo sucesso nessa empreitada.

Avalie se você realmente busca começar sua atuação profissional bem cedo. Se for o caso, vá fundo nessa escolha!

Flexibilidade

O conteúdo das matérias do ensino médio é bem diferente daqueles ensinados no curso técnico. Por isso, uma característica desejável para jovens que vão fazer os dois cursos ao mesmo tempo é a flexibilidade, ou seja, saber se adaptar aos diversos tipos de didática dos professores e, principalmente, ter facilidade de compreender os conceitos principais das disciplinas para fixá-los.

E então, gostou de saber mais sobre o perfil dos jovens que fazem o ensino médio e ensino técnico? Conseguiu avaliar se essa é a melhor opção para você? Então aproveite para assinar nossa newsletter e ficar por dentro de mais conteúdos sobre educação e mercado de trabalho!

Você pode gostar
Como economizar dinheiro para investir na Graduação em 6 Passos
A importância da gestão de pessoas em pequenas e médias empresas
1 Comentário

Deixe seu comentário

Seu Comentário*

Seu Nome*
Seu Site

Share This