9 livros sobre finanças para quem quer se tornar um expert - Blog da MRH - Carreira, formação e ensino tecnológico no padrão MRH
Carreira

9 livros sobre finanças para quem quer se tornar um expert

Conseguir juntar dinheiro não é uma tarefa fácil. Muitos jovens, por não saberem administrar as suas despesas, acabam gastando mais do que deviam ao conquistar o primeiro emprego. Contudo, a falta de conhecimento sobre dinheiro não é exclusividade da juventude.

Algumas pessoas passam anos sem descobrir como organizar os seus recursos e chegam à aposentadoria sem reservas monetárias. Independente da idade, se você deseja evitar as dívidas e ter independência financeira, você precisa ler livros sobre finanças.

O caminho para a estabilidade financeira é se informar. Por isso, listamos algumas publicações mais relevantes sobre finanças para você se tornar um especialista no assunto. Há sugestões para quem está começando a descobrir o campo e também para os mais avançados. Confira as nossas dicas!

1. Pai rico, pai pobre, de Robert Kiyoaski

Lançado há três décadas, o livro escrito pelo empresário Robert Kiyosaki ainda é um best-seller no tema. A leitura de Pai rico, pai pobre é uma boa inspiração para começar a perceber os erros mais comuns cometidos pelas pessoas que não tem conhecimento de finanças.

A publicação traz à luz as crenças errôneas que nos levam a tomar decisões financeiras problemáticas. Com uma linguagem leve, o autor mostra que adquirir uma inteligência financeira é essencial para fugir da “corrida de ratos” — ou seja, sair do círculo vicioso no qual quanto mais ganhamos, mais gastamos.

Para quebrar esse circuito danoso ao futuro financeiro de cada pessoa, o empresário explica que a saída é ter um pensamento empreendedor e começar a fazer investimentos desde cedo. Vale a pena para os iniciantes no tema.

2. Os segredos da mente milionária, de T. Harv Eker

Outro livro famoso na área de educação financeira é Os segredos da mente milionária, de T. Harv Eker. O foco da publicação é mostrar como funciona o pensamento das pessoas que conseguiram ganhar milhões. De acordo com o autor, na nossa sociedade, somos bombardeados desde a infância com crenças prejudiciais ao nosso futuro financeiro.

Assim, o autor propõe uma mudança de mentalidade e demonstra 17 modos de pensar que diferenciam os ricos dos demais. Para Eker, o dinheiro deve trabalhar para as pessoas, e não o contrário. Nessa visão, o segredo para sair do vermelho é ter uma relação mais positiva com o dinheiro. A leitura é fácil e útil para quem está começando a ler sobre a área.

3. Quem pensa enriquece, de Napoleon Hill

Mais uma publicação para quem deseja mudar a percepção sobre o dinheiro é a obra de Napoleon Hill: Quem pensa enriquece. Para escrever o livro, o escritor passou mais de duas décadas analisando algumas das pessoas bem-sucedidas do mundo, como Tomas Edison e Henry Ford.

Em seus estudos, Hill percebeu que esses indivíduos tinham em comum os modelos mentais. No livro, é possível perceber quais são as principais mentalidades e as suas características. Apesar de ter sido lançada em 1937, a obra continua atual.

Para o autor, o indivíduo pode realizar qualquer objetivo com foco e persistência. Além disso, sugere a junção com outras pessoas que tenham o mesmo propósito para conseguir alcançar essa meta de forma rápida.

4. Cartas a um jovem investidor, de Gustavo Cerbasi

Se você quer entrar no mundo das aplicações, Cartas a um jovem investidor é uma boa sugestão de leitura. Escrito pelo consultor financeiro Gustavo Cerbasi, a publicação consegue trabalhar pontos cruciais para as pessoas que buscam independência financeira de forma leve e direta.

Com a bagagem de quem fez fortuna cedo e conhece profundamente a área, o autor traz sugestões úteis para quem está começando a engatinhar no mundo das finanças. Apesar de não trazer conhecimentos tão técnicos ou sugestões de investimentos, o livro revela algumas situações comuns entre os investidores, baseadas nas vivências do próprio escritor.

Segundo o autor do best-seller Casais Inteligentes Enriquecem Juntos, o planejamento financeiro é a chave para você atingir os seus objetivos e realizar os seus sonhos. Para isso, é preciso ter disciplina e organização. Indicado para quem está começando, mas também para aqueles que já possuem algum conhecimento, o livro apresenta algumas noções sobre juros compostos, riscos e diversificação de investimentos.

5. Quero ficar rico, de Rafael Seabra

Entre trabalho e estudo fica fácil se perder e esquecer de organizar a vida financeira. Não indicado apenas para quem almeja a riqueza, mas para qualquer pessoa, o livro de Rafael Seabra é um alicerce para alcançar a liberdade financeira.

O autor do blog Quero ficar rico se inspirou nos seus próprios erros e dos seus leitores para escrever a publicação. Na obra, Seabra expõe os problemas financeiros mais comuns e dá algumas dicas de como resolvê-los. Além disso, ainda apresenta um passo a passo do caminho necessário para que você se organize financeiramente.

6. Aprenda a investir, de Leandro Martins

Indicado para qualquer pessoa interessada em investir — dos iniciantes aos mais avançados —, o livro Aprenda a investir: saiba onde e como aplicar seu dinheiro é guia para o mundo dos investimentos. De forma didática e acessível, o autor Leandro Martins ensina conceitos básicos da área econômica e desvenda como economizar dinheiro.

Na obra, há explicações sobre fundos de investimento, aplicações em ações, especulação financeira, entre outros. Para o economista, qualquer um pode se lançar nesse mercado, mesmo aqueles que tem pouca renda. Basta conseguir economizar um pouco a cada mês e ter conhecimento de aplicações. O livro é recomendado até mesmo para quem já investe, pois pode ser útil para que a pessoa aprenda a melhorar seus investimentos.

7. Doze meses para enriquecer, de Marcos Silvestre

Se você busca um livro prático sobre educação financeira, 12 meses para enriquecer é ideal. Na obra, o professor Marcos Silvestre ensina como gerenciar os ganhos e as despesas. Assim, fica mais fácil conquistar as suas ambições, seja entrar na faculdade ou realizar uma viagem internacional.

A publicação mostra como aplicar os conceitos econômicos na prática e traz informações sobre a construção do orçamento doméstico. Ademais, há sugestões de ferramentas de apoio, como planilhas, simuladores e calculadoras, para colaborar no planejamento e na mensuração dos seus resultados pelo menos um ano. É uma boa sugestão para quem já entendeu a relevância da área e quer começar a colocar a mão na massa.

8. Mundo financeiro, de Alexandre Póvoas

Para os mais avançados ou, até mesmo, quem deseja iniciar uma trajetória profissional nesse ramo, o livro Mundo Financeiro: o olhar de um gestor é uma sugestão relevante com lições mais técnicas. Na publicação, o economista Alexandre Póvoas compartilha a sua experiência como um administrador de fundos multimercados e dá dicas sobre o mercado, assim como aborda a gestão de recursos.

9. Mercado financeiro, de Eduardo Fortuna

Referência em cursos de graduação e pós-graduação, o livro Mercado financeiro: produtos e serviços é um manual para entender de forma mais profunda o campo das finanças. O livro é extenso e indicado para quem busca conhecimentos avançados na área.

Além de preparar o leitor para investir e desvendar os produtos e serviços oferecidos nos mercados de capitais, financeiros e de derivativos, Eduardo Fortuna ainda demonstra como transmitir e usar os conhecimentos econômicos.

Gostou das nossas sugestões de livros sobre finanças? Mesmo que você não tenha o hábito de ler ou que o assunto pareça cansativo, aprender gestão financeira é primordial para alcançar os seus objetivos a longo prazo.

Para receber outras dicas como essa, assine a nossa newsletter e descubra mais conteúdos relevantes sobre o assunto!

Você pode gostar
Como anda o mercado de trabalho de gestão financeira? Veja aqui!
Carreira de sucesso: 10 passos para conquistar destaque profissional

Deixe seu comentário

Seu Comentário*

Seu Nome*
Seu Site

Share This