Saiba como tirar melhor proveito da sua graduação - Blog da MRH - Carreira, formação e ensino tecnológico no padrão MRH
Formação

Saiba como tirar melhor proveito da sua graduação

Depois de muito esforço e dedicação, você realizou o sonho de passar em uma faculdade. Agora, um futuro novo aparece à sua frente. A universidade é cheia de oportunidades, mas é preciso ter esperteza para aproveitar as chances! A formação é bem desafiadora e vai muito além da sala de aula.

Saber aproveitar o curso é um passo decisivo para montar um currículo que seja bem avaliado no mercado de trabalho. Quer saber como tirar maior proveito da graduação? Confira o nosso post e saiba mais!

Procure os órgãos oficiais da faculdade

Ter um bom nível de informação sobre as oportunidades que a faculdade oferece é uma ótima forma de começar a sua trajetória no curso. Os órgãos oficiais universitários podem ser muito úteis para que você fique a par tanto das possibilidades quanto das normas com as quais você tem que cumprir.

Converse com coordenadores sobre as atividades curriculares e extracurriculares. Demonstre seu interesse, esclareça dúvidas e tenha uma postura de responsabilidade e de valorização do meio acadêmico. Assim você passa uma impressão positiva e pode desenvolver um relacionamento saudável com as autoridades da graduação.

Liste um bom plano de ações

Projetos de pesquisa, ligas acadêmicas, estágios, extensão e monitorias são excelentes para o currículo. Mas é importante saber avaliar bem o tempo que você tem disponível, pois as práticas de fora da sala de aula não podem prejudicar o seu desempenho acadêmico.

Para isso, liste um bom plano de ações. Separe bem os tópicos do planejamento e se organize, para não haver chance de confundir as práticas curriculares com as extracurriculares. Essa medida é importante para que você aproveite as chances de aprendizado fora da aula mantendo o seu bom desempenho.

Faça estágios, monitorias e iniciação científica

Os estágios são fundamentais para você adquirir experiência para ingressar bem preparado no mercado de trabalho. Neles, você tem a possibilidade de aplicar os conhecimentos adquiridos na graduação e ver como realmente funciona a rotina de um profissional da área.

As monitorias são ótimas alternativas para acumular conhecimento sobre as disciplinas e a teoria. Ensinar a matéria para outros estudantes é a melhor forma de aprender o conteúdo.

A iniciação científica é uma proposta de vivência da pesquisa, articulando uma série de aprendizados do curso. É uma ótima maneira de aprimorar o seu entendimento das matérias e da teoria científica.

Aproveite a biblioteca

As bibliotecas universitárias são uma excelente alternativa para você aprimorar sua aprendizagem. Elas contam com uma série de livros que são leituras básicas para o curso. Além disso, o acervo possui também obras raras e publicações variadas sobre um mesmo tema. Assim, há muitas alternativas para você escolher.

A biblioteca também é um ótimo ambiente de estudo, pois ela é um local silencioso e confortável. Dá para se dedicar aos cadernos e apostilas com facilidade, pois ela é um ambiente preparado para a concentração. Assim, se estiver difícil estudar em casa, nada melhor do que esse ambiente saudável para fazer suas revisões.

Comece seu networking

As relações construídas na faculdade são fundamentais para a sua vivência no mercado de trabalho. Quando estiver atuando como profissional e precisar fazer uma indicação, você certamente vai se lembrar dos colegas mais esforçados, éticos e de bom desempenho. E eles também vão lembrar de você, caso percebam sua boa postura e empenho nas matérias.

Assim, investir no networking envolve uma série de medidas importantes. Manter um bom relacionamento com os colegas e professores, ser cooperativo e proativo nos trabalhos, se portar de maneira adequada, demonstrar interesse e envolvimento nas aulas são alguns passos fundamentais para formar uma boa rede de contatos.

Frequente os eventos que a universidade oferece

As universidades oferecem uma série de eventos para que os alunos participem. São palestras, seminários e até mesmo séries de aulas de curta duração. As temáticas variam bastante, envolvendo tantos conteúdos específicos, questões políticas e temas pouco trabalhados em sala de aula.

Essas são ótimas oportunidades para ampliar seus horizontes e conhecer mais do universo da profissão. Além disso, é possível aprender também questões ligadas a outros cursos e fortalecer sua formação política. Assim você se torna um profissional consciente, com opiniões sólidas e uma argumentação efetiva para as questões que defende.

Faça disciplinas optativas

Fazer disciplinas optativas é uma ótima oportunidade na faculdade. Você ganha créditos e ainda consegue aprender novos conteúdos, que só enriquecem a graduação. Essa alternativa também abre chances para conhecer pessoas novas, o que torna a experiência ainda mais positiva.

Outra proposta interessante é puxar uma disciplina que seja de outro curso. As possibilidades de aprendizado são várias e você vai ter a chance de conhecer um conteúdo completamente novo.

Integre-se à comunidade acadêmica

Nada melhor do que manter uma relação positiva com a comunidade acadêmica. Isso envolve os colegas de classe, professores, funcionários e membros da coordenação. Cumprimente as pessoas, procure conversar, puxe assunto.

Fale também com as pessoas que são de outros cursos. Esse contato pode ser uma boa fonte de experiências. Cada pessoa pode oferecer um ótimo aprendizado para a sua graduação. E você também tem muito a oferecer para a comunidade acadêmica. Faça do ambiente universitário um lugar de trocas construtivas e positivas.

Em uma universidade, ter um bom desempenho nas atividades curriculares é fundamental. As boas notas garantem um currículo mais competitivo no mercado de trabalho. Mas além dessas potencialidades, é preciso investir também em outras questões para se tornar um profissional mais completo e capacitado.

A graduação oferece um amplo campo de possibilidades para o estudante e é muito importante tirar um bom proveito dessas chances. Assim você tem uma formação mais completa para o mercado de trabalho!

Para isso, busque ajuda dos órgãos oficiais da instituição, faça um planejamento e se engaje nas monitorias, estágios e pesquisas. É importante também frequentar eventos, começar seu networking e se integrar à comunidade acadêmica. Não se esqueça das disciplinas optativas, que são ótimas maneiras de aprender mais e complementar a sua formação.

E então, gostou de saber como aproveitar ao máximo a sua graduação? Aproveite e compartilhe nosso post nas redes sociais!

 
Você pode gostar
Entenda a importância de estudar uma disciplina de empreendedorismo
Excel avançado: por que todos os bons profissionais o utilizam?

Deixe seu comentário

Seu Comentário*

Seu Nome*
Seu Site

Share This