7 cuidados na hora de se inscrever para um vestibular - Blog da MRH - Carreira, formação e ensino tecnológico no padrão MRH
Formação

7 cuidados na hora de se inscrever para um vestibular

Há muitos fatores importantes a serem levados em consideração na hora de se inscrever para um vestibular. Os cuidados são variados e, para que tudo dê certo, depende que cada um deles receba atenção especial do candidato.

Esse é um momento crucial na vida dos estudantes, sobretudo por conta da transição da escola para a universidade. Sendo assim, são necessárias muita concentração e reflexão antes de tomar decisões sérias. Que tal vermos um conteúdo mais detalhado acerca desse assunto?

O post a seguir trará 7 cuidados essenciais que o candidato deve ter ao se inscrever para o vestibular. Continue a leitura e confira!

1. Escolha o curso de acordo com seu perfil

Apesar de ser um cuidado primário, é sempre válido ressaltar como essa decisão é capaz de mudar a vida do jovem. Por isso, a escolha da profissão deve ser feita depois de muita reflexão e conhecimento sobre o curso pretendido.

Leve em consideração as suas habilidades pessoais desenvolvidas ao longo dos anos e também a sua facilidade em lidar com diferentes disciplinas. Profissionais se diferem no que diz respeito à aptidão para as tarefas. Uns lidam bem com números, outros com palavras, por exemplo.

Se durante o Ensino Médio você se interessou por química, talvez esse seja um caminho. Sua facilidade com a matemática te traz segurança e te satisfaz? Há uma série de carreiras relacionadas. Você é bom com textos, relacionamentos interpessoais e ciências humanas? Está aí um ótimo sinal para guiar sua escolha!

2. Atente-se aos prazos de inscrição para as provas

Depois de se decidir pelo curso que irá seguir, é hora de verificar quais universidades oferecem essa graduação e checar as datas de inscrições. É fundamental começar a estudar antes, mas sempre atento ao tempo que está passando e ao dia da abertura de inscrições que está para chegar.

De uma vez, veja quais são todas as datas e prepare uma espécie de calendário voltado ao vestibular, com todos as datas de inscrições relacionados em ordem cronológica, de modo que isso facilite seu controle. Esse calendário deve estar ainda sempre visível para que nunca o perca de vista.

Depois disso é só acompanhá-lo com muita atenção. Só não vale deixar a ansiedade tomar conta! Se você tem tudo anotado e mantém o controle, você conseguirá se inscrever em todos os vestibulares sem perder os prazos.

3. Leia o edital das provas com toda atenção

O edital é o documento, disponibilizado com alguns meses de antecedência, que reúne todas as informações relevantes em relação às provas. Logo, é imprescindível que cada um dos candidatos o leia e releia com toda atenção possível ao se inscrever para um vestibular.

O edital trará informações gerais, como:

  • data das provas;
  • documentos necessários para inscrição, e o período em que ela estará aberta;
  • conteúdo cobrado nos exames;
  • outros dados cruciais para que os candidatos estejam cientes das obrigações a serem cumpridas para participarem da seleção.

4. Observe tudo de que dispõe o manual do candidato

Com o edital também há um documento chamado de “manual do candidato”. Ele se aprofunda mais em questões técnicas e exigências quanto à realização da prova, dispondo das obrigações dos alunos para que seus exames sejam validados no processo seletivo.

O manual do candidato traz também as seguintes informações:

  • o estilo da prova em si;
  • como ela deve ser preenchida;
  • tipo de caneta que deve ser usada;
  • outras regras importantes de serem esclarecidas para o grande dia.

Desse modo, o aluno tem à disposição um conteúdo que tire todas as suas dúvidas. Portanto, leia o manual atentamente e anote as principais recomendações e regras que devem ser seguidas.

5. Lembre-se de pagar a taxa de inscrição

Todo vestibular exige que o candidato arque com uma taxa de inscrição, e o cumprimento do pagamento desse valor está associado à aptidão do candidato em realizar a prova no dia marcado. Ou seja, é imprescindível pagá-la.

Há um prazo-limite para pagar essa taxa — assim, esse compromisso também deve entrar no calendário de datas importantes, citado no segundo tópico, para ficar de olho durante o ano de vestibular.

Na maioria das provas há a possibilidade de pedir isenção do pagamento. Para requerer esse benefício, o aluno precisa comprovar renda familiar e passagem pela rede pública de ensino durante a vida escolar. Essa informação estará disposta em cada um dos editais.

6. Mantenha os comprovantes devidamente guardados

Você receberá comprovantes atestando sua inscrição no vestibular, a confirmação e também o pagamento das taxas, e ainda, se for o caso, a confirmação da isenção. Lembre-se de guardar todos esses documentos em locais seguros e de fácil acesso, porque podem ser solicitados a qualquer momento.

Os comprovantes funcionarão como prova de que você realmente está cumprindo com as normas do edital e com todas as etapas necessárias antes da realização dos exames.

Além disso, em caso de qualquer problema em relação à universidade responsável pelo vestibular, você poderá se resguardar por meio desses comprovantes. Eles garantem a autenticidade da sua aptidão para a realização da prova no dia agendado.

Enfim, cuide desses papéis considerando a importância que eles têm.

7. Confira antecipadamente o local de prova

Após sua inscrição, pagamento de taxas e apresentação de documentos, a comissão do vestibular direciona cada um dos candidatos para os locais onde serão aplicadas as provas. Não há a possibilidade dessa escolha ser feita pelo aluno.

Diante disso, esteja atento ao dia em que serão divulgados esses locais. Eles são definidos por uma questão geográfica, sob critérios particulares de cada uma das organizações. Geralmente os locais definidos são os mais próximos de onde o candidato mora.

Cheque essa informação com 1 mês de antecedência e verifique como chegar até lá, o tempo estimado, se há trânsito e quais transportes públicos te atendem. É bom estar ciente do que encontrará no dia em que realizar o exame para não ter surpresas desagradáveis.

Está claro o que é importante na hora de se inscrever para um vestibular, certo? Tem mais alguma recomendação válida e que não está aqui no post? Diga-nos nos comentários!

Você pode gostar
Planejamento financeiro para estudantes: como lidar melhor com seu dinheiro?
Qual área de formação devo escolher?

Deixe seu comentário

Seu Comentário*

Seu Nome*
Seu Site

Share This