Vale a pena fazer cursos técnicos durante o ensino médio?
Carreira

Vale a pena fazer cursos técnicos durante o ensino médio?

Muitos estudantes não veem a hora de terminar o colégio para entrar no mercado de trabalho e conquistar a tão sonhada independência financeira. O problema é que, muitas vezes, os empregadores exigem experiência e algum conhecimento técnico da área para começar. Nessa hora, surge a dúvida: afinal, como posso me preparar para o mercado?

Felizmente, a resposta é mais simples do que se imagina! A possibilidade de fazer cursos técnicos durante o ensino médio é algo muito vantajoso para os estudantes, que podem adiantar a profissionalização ao invés de focar apenas nos estudos para o vestibular.

Os benefícios de fazer um curso técnico são muitos: além dos conhecimentos focados em uma área de atuação específica, o aluno já entra em contato com o mercado e já começa a fazer seu networking, iniciando-se como um profissional mais preparado que a concorrência.

Está curioso para conhecer de perto as vantagens dessa opção? Veja a seguir tudo o que você precisa saber sobre o assunto!

Aprender uma profissão sem atrapalhar os estudos

Ao realizar um curso técnico durante o ensino médio, é possível se capacitar para o mercado de trabalho sem que isso atrapalhe os estudos regulares aos quais todo jovem precisa se dedicar. Isso é possível porque, aqui, você concilia os horários de ambas as aulas.

É justamente para que não haja problemas com o relógio que os cursos são ministrados em diferentes períodos. Assim, os alunos escolhem o que melhor se encaixa em suas rotinas, o que permitirá que eles se dediquem às duas aulas sem que haja nenhuma confusão ou cansaço.

Mas atenção: para que isso funcione, é preciso se organizar e reconhecer a importância dos dois compromissos, dedicando-se para poder cumprir todas as tarefas.

Obter conhecimento técnico uma área específica

A principal função dos cursos técnicos é proporcionar ao estudante o aprendizado em uma área específica de atuação, fazendo com que ele se torne um profissional desse segmento. A escolha varia muito, pois são inúmeras as opções de cursos profissionalizantes.

Essa especialização permite que o jovem se concentre em dedicar seus esforços para aquele segmento. O curso fornece ao aluno todos os insumos necessários para que ele aprenda os conteúdos de forma prática e eficiente, possibilitando aplicar os conhecimentos no mercado em um futuro próximo.

O curso técnico também pode ser uma boa oportunidade de estágio, algo fundamental para que o estudante coloque aquilo que aprendeu em prática, desenvolvendo todo o seu potencial e podendo até mesmo conquistar uma oportunidade efetiva de emprego.

Colocar-se de forma rápida no mercado de trabalho

Já se imaginou saindo da escola direto para um emprego? Isso é totalmente possível para quem opta por fazer um curso técnico durante o ensino médio: como você viu, quem concilia duas modalidades tem grandes chances de se inserir no mercado assim que pegar o diploma.

O jovem que se forma em um curso técnico consegue se dedicar a uma profissão mais cedo, assim que conclui os estudos. Se você programar tudo direitinho, portanto, conseguirá um emprego assim que terminar o Terceirão!

Pode parecer cansativo conciliar a escola com os estudos profissionalizantes, mas fazê-lo coloca você mais perto de uma vaga. Afinal, você vai oferecer às empresas justamente o que elas precisam: mão de obra especializada.

Ter boa demanda de oportunidades à disposição

Fazer cursos técnicos durante o ensino médio é ainda mais importante quando o mercado é receptivo ao profissional que conseguiu essa formação. Por isso, pesquise as áreas que você tem interesse e veja qual delas mais necessitam de profissionais com conhecimento técnico.

Lembre-se que o mercado se torna ainda mais amigável àqueles que conseguiram conciliar ensino médico e curso técnico, já que isso é um claro sinal de dedicação e busca por crescimento.

As empresas também estarão dispostas a oferecer um plano de carreira ao jovem profissional, ou seja, uma continuidade e desenvolvimento dentro daquela instituição. Claro que isso acontecerá desde que você esteja disposto a evoluir ainda mais, com base em muita dedicação, aprendizado e estudos.

Direcionar-se para escolher um curso superior

Como aprender nunca é demais, é importante que você não limite seus aprendizados e conhecimentos ao curso técnico. A carreira acadêmica é altamente relevante, sendo fundamental para moldar um profissional cada vez mais preparado para os desafios do mercado de trabalho.

Nesse contexto, os cursos técnicos têm um papel fundamental para a definição do curso de nível superior. Como nem sempre essa decisão é fácil, quando você já tem uma especialização e uma profissão em determinada área, escolher qual faculdade cursar pode ser mais simples.

O caminho natural e mais adequado é seguir a mesma área de atuação escolhida antes da faculdade. Isso possibilitará ainda mais desenvolvimento e uma continuidade muito importante para a carreira que você já escolheu.

Investir menos dinheiro do que na universidade

Muitos estudantes pensam em um caminho que os leva direto do ensino médio para a universidade. Entretanto, nem todo mundo tem condições financeiras de fazer essa transição, já que o ensino superior custa caro.

O curso técnico em paralelo ao ensino médio é a oportunidade mais barata de se profissionalizar e estar capacitado para boas vagas. Com um investimento muito menor, você poderá ter um ensino focado e totalmente voltado para o mercado de trabalho de maneira prática e eficiente.

Não queremos dizer que os cursos técnicos são mas importantes que a faculdade: eles são o primeiro passo a ser seguido em direção à sua formação, dando um direcionamento sobre seu futuro profissional e mostrando-se um diferencial para o seu currículo. Aliás, com a formação técnica, você pode se colocar no mercado de trabalho e ter bons ganhos financeiros, sendo capaz até mesmo de financiar seus estudos universitários.

Os cursos técnicos podem ser feitos junto ao ensino médio, na mesma escola, com a formação especializada ou em instituição à parte. O importante é que você busque essa formação e se aplique em todas as disciplinas para conseguir bons resultados sem prejudicar nenhuma das duas aulas.

Agora que você já conhece as vantagens de fazer cursos técnicos durante o ensino médio, aproveite para descobrir qual área de formação é a ideal para você!

Você pode gostar
Por que e onde estudar Recursos Humanos em Fortaleza?
Estudar ou empreender: é possível fazer as duas atividades?

Deixe seu comentário

Seu Comentário*

Seu Nome*
Seu Site

Share This