7 empreendedores de sucesso que você precisa conhecer e se inspirar - Blog da MRH - Carreira, formação e ensino tecnológico no padrão MRH
Carreira

7 empreendedores de sucesso que você precisa conhecer e se inspirar

Como anda sua motivação para investir na carreira? Se você está desanimado ou buscando uma receita para brilhar no mercado de trabalho, então veio ao lugar certo. Hoje, trouxemos uma pequena biografia de 7 empreendedores de sucesso nos mais diferentes segmentos para te inspirar!

Cada história passa uma lição de vida diferente e mostra que, com muita dedicação, é possível chegar lá. Portanto, leia nosso artigo e descubra o que um sertanejo, um youtuber, um comunicador e outros empreendedores têm a ensinar para você. Acompanhe!

1. Fernando Fakri de Assis

Talvez você nunca tenha ouvido falar em Fernando Fakri de Assis, mas, com certeza, deve conhecê-lo muito bem. Um dos gigantes da música, é conhecido por transformar em ouro tudo que “toca”. Estamos falando do Sorocaba, da dupla sertaneja Fernando e Sorocaba.

Como músico, Sorocaba já foi apontado como o artista brasileiro que mais arrecadou com direitos autorais do país e trata a carreira como um negócio: fez o nome da dupla virar marca, criou uma gravadora e produtora independente e o lucro arrecadado nos shows é sempre convertido em investimento. Além da própria carreira artística, o cantor:

  • já teve investimentos no ramo do esporte, investindo em jogadores de futebol;
  • é sócio da unidade paulistana de uma das casas noturnas sertanejas mais famosas do país, a Woods;
  • trouxe para o Brasil rede americana de fast food, Wendy´s;
  • descobriu e administrou a carreira de Luan Santana, possuindo até hoje 20% dos direitos sobre as receitas do artista;
  • atualmente sua produtora administra as carreiras de Thaeme e Thiago e Lucas Lucco, mas já teve em seu casting a banda Inimigos da HP e a dupla Marcos e Belutti.

Sorocaba continua se dedicando a composição para outros artistas e na descoberta, agenciamento e produção de novos cantores, lançando novos nomes no mercado.

O sertanejo é tão poderoso que fez parte do time de tubarões da primeira temporada do programa Shark Tank Brasil, ao lado de outros empreendedores de sucesso como João Appolinário, da Polishop e Robinson Shiba, dono da rede China In Box.

2. Steve Jobs

Não podemos falar sobre empreendedores de sucesso sem citar Steve Jobs. O perfil corajoso, dinâmico, inovador e criativo do co-fundador da Apple, transformou a vida de Jobs em uma referência para os jovens que desejam empreender no mercado tecnológico.

Steve Jobs foi um dos responsáveis pela democratização do uso dos computadores e da internet. Além disso:

  • trabalhou com o videogame Atari;
  • foi executivo da Pixar;
  • um dos maiores acionistas da Disney;
  • desenvolveu os primeiros computadores da Apple;
  • criou o Macintosh.

Jobs faleceu em 2011 e sua vida virou filme em 2015, rendendo um Globo de Ouro a atriz Kate Winslet e a Aaron Sorkin o de melhor roteiro.

3. Abílio Diniz

O empresário responsável pela abertura do primeiro supermercado Pão de Açúcar é dono de uma peculiar caminhada.

A primeira unidade, aberta em 1959 chegou a 40 unidades em 1968. Contudo, em 1990, a rede quase faliu obrigando a demissão em massa de quase 20 mil funcionários. Diniz deu a volta por cima graças ao seu perfil humilde e tolerante, características adquiridas depois de passar por um sequestrado em 1989, em que ficou 7 dias em cativeiro.

Essa humildade e tolerância, aliadas a determinação e disciplina, levaram a expansão do Pão de Açúcar depois da crise e teve em sua história, a compra e associações a redes como Ponto Frio, Casas Bahia e da BRF. Hoje, é membro do conselho administrativo do grupo Carrefour.

4. Silvio Santos

Não dá para falar sobre empreendedores de sucesso sem citar o ícone da televisão brasileira, o carioca Senor Abravanel, mais conhecido como Silvio Santos. A trajetória do lendário comunicador é conhecida pela maioria dos brasileiros, com alguns detalhes não tão populares.

Silvio Santos começou a trabalhar aos 14 anos como camelô. Foi locutor da Rádio Guanabara, mas abandonou o posto quando descobriu que a antiga profissão rendia mais. Criativo e visionário, criou um serviço de propaganda nos alto-falantes das barcas Rio-Niterói, em que anunciava seus próprios produtos.

Mais tarde, ganhou um programa na TV Paulista, hoje chamada de TV Globo de São Paulo. Por isso, foi contratado pela emissora de Roberto Marinho. Como não conseguiu se tornar acionista, passou pela extinta Rede Tupi e pela Record, antes de fundar o seu grande projeto: o SBT.

Assim como fazia nas embarcações, Silvio vende seus produtos em seu próprio canal, como os cosméticos Jequiti e a Tele Sena. Um exemplo de marketing e administração a ser seguido!

5. Alexandre Costa

Mais um empreendedor que iniciou no mundo dos negócios com apenas 14 anos. Alexandre Costa começou vendendo ovos de páscoa de porta em porta e, 3 anos depois, havia fundado a Cacau Show antes de atingir a maioridade.

Determinado, fez dos 500 dólares iniciais uma rede com mais de 2.000 lojas espalhadas pelo país, um Instituto que abriga crianças, jovens e idosos com reforço escolar, esportes e aulas de informática e a divulga desde 2013 os relatórios de sustentabilidade da marca.

6. Luiza Helena Trajano

A fundadora do Magazine Luiza é mais um nome obrigatório em qualquer ranking sobre empreendedores de sucesso.

Luiza começou a trabalhar como balconista aos 12 anos, na loja de seus tios, “A Cristaleira”, que passou a se chamar Magazine Luiza após um concurso cultural realizado entre os anos 1950 e 1960. Estudou, se qualificou, passou por todos os setores da empresa até assumir o comando da organização.

Sempre em busca de inovação, criou um sistema de Lojas Virtuais nos anos 1990, que funciona até hoje. O cliente, principalmente de cidades menores, vai até a loja e escolhe os produtos por meio de um catálogo virtual.

Conhecida pela sua humildade está sempre perto do público por meio do seu perfil no Twitter. Foi convidada a carregar a tocha Olímpica em 2016, passando mal durante o percurso. Seu vídeo derrubando a tocha viralizou e, experiente, reverteu a situação transformando o acontecimento em um clipe promocional.

7. Whindersson Nunes

Os avanços tecnológicos são responsáveis pelo surgimento de novas profissões e novos investimentos, como os canais no Youtube. O comediante Whindersson Nunes faz parte dessa nova geração de milionários da internet que transformou o sucesso em negócios.

Whindersson é um exemplo de determinação a ser seguido. Primeiro, decidiu que queria ganhar a vida como Youtuber. Aproveitou o seu talento, gravou paródias e hoje seu canal tem mais de 28 milhões de inscritos. Vamos aos fatos:

  • considerado o segundo youtuber mais influente do mundo;
  • já esteve em 4 filmes no cinema, 3 como ator e 1 como dublador;
  • estrelou clipes sertanejos;
  • transformou o sucesso dos seus vídeos em três espetáculos de stand up comedy, em turnê pelo Brasil desde 2013;
  • comprou seu próprio avião para se locomover com mais comodidade.

O garoto que saiu do interior do Piauí agora prepara mais uma tacada audaciosa. Ele está lançando um curso para ensinar as pessoas a ter sucesso no mercado digital.

Whindersson é a prova viva de que é possível acreditar e investir em nossos sonhos, e que o céu é o limite para quem aproveita as oportunidades!

Seguir firme em um objetivo, buscando soluções inovadoras e criativas em um mercado tão competitivo pode render uma carreira brilhante para aqueles que resistem e avançam quando percebem uma lacuna a ser preenchida.

Seja qual for o ramo dos empreendedores de sucesso, todos possuem características em comum: determinação e iniciativa. 

Ficou inspirado com as histórias desses empreendedores de sucesso? Que tal ler o nosso artigo e descobrir como estudar e empreender ao mesmo tempo? Você também é capaz!

Você pode gostar
O que é o curso de Processos Gerenciais e qual é o perfil do aluno?
7 administradores famosos no Brasil para se inspirar

Deixe seu comentário

Seu Comentário*

Seu Nome*
Seu Site

Share This