Saiba como funcionam os cursos de curta duração - Blog da MRH - Carreira, formação e ensino tecnológico no padrão MRH
Carreira

Saiba como funcionam os cursos de curta duração

Os cursos de curta duração são as melhores soluções para quem deseja se aperfeiçoar para conquistar uma oportunidade no mercado de trabalho. Eles preparam os alunos com uma educação específica e técnica, em pouco tempo, mas sem deixar a qualidade do ensino para trás.

Essa formação é fundamental para quem busca uma rápida inserção no segmento escolhido ou uma atualização dos conhecimentos que já possui. Assim, é possível se manter relevante ao mercado.

Ficou curioso sobre essa modalidade de formação? Você vai conferir mais detalhes sobre os cursos de curta duração ao longo deste post. Confira!

Carga horária reduzida

Uma das principais características dos cursos de curta duração, como o próprio nome diz, é a conclusão em pouco tempo. Dessa maneira é possível que o profissional se desenvolva em uma especialidade, obtendo novo conhecimento útil em menor tempo do que em outros cursos, ou mesmo uma graduação normal, por exemplo.

Essa menor carga horária é muito vantajosa para quem tem pouco tempo para se dedicar aos estudos. Quem tem um fluxo de trabalho forte e uma maior necessidade de dedicação ao emprego ou quem busca conhecimentos específicos para entrar o mais rapidamente possível no mercado de trabalho, em um nicho, é beneficiado diretamente por essa modalidade de ensino.

Com o menor tempo do curso, o estudante consegue ter domínio de um novo assunto em períodos como semanas e até, no máximo, dois meses. A carga reduzida não interfere na qualidade do conteúdo. Ele é feito justamente para oferecer conhecimento concentrado e em curto prazo, sem se estender com muitas teorias, por exemplo.

Como são temas bem pontuais, é importante planejar o programa do curso em pouco tempo para que o estudante absorva rapidamente o conteúdo e possa usar ao longo de sua carreira profissional.

Direcionamento ao mercado de trabalho

O mercado de trabalho está em constante atualização e exige profissionais que acompanhem esse movimento, sempre capazes de atuar em mais de uma etapa das demandas do mundo corporativo. Dessa forma, quem não busca o desenvolvimento contínuo acaba se tornando obsoleto aos recrutadores das melhores empresas.

Os cursos de curta duração visam à oferta de conteúdo que preenche essas lacunas no conhecimento técnico do profissional, desenvolvendo suas habilidades e oferecendo conhecimento de campo. Com temáticas específicas, é possível que esse aluno dos cursos aprenda uma nova profissão ou obtenha mais habilidades para a atuação em um cargo que ele já ocupa.

Esse tipo de aprendizado capacita o profissional para que ele permaneça ou se torne ainda mais relevante ao mercado. Só assim é possível evoluir e ser bem visto, seja na empresa atual, seja na busca por uma nova oportunidade de trabalho, cumprindo com os requisitos exigidos.

Conhecimento para ocupar novas oportunidades

O mercado de trabalho se mostra cada vez mais dinâmico e mutável. Essa tendência faz com que surjam cada vez mais novos cargos nas empresas, quase como se uma nova profissão aparecesse. Entretanto, muitas vezes elas estão dentro de um segmento específico, como por exemplo o setor de Recursos Humanos.

Muitos profissionais acabam sendo conduzidos a ocupar esses cargos quando já estão dentro das empresas, especialmente por já terem experiência e acabarem aprendendo muita coisa importante na prática. Os cursos de curta duração permitem que as pessoas que estão em busca de oportunidades também estejam capacitadas a ocupar essas funções em qualquer organização.

Dessa maneira, o trabalhador consegue aproveitar uma nova lacuna que surge no mercado de trabalho, aprendendo em um período de tempo rápido um novo tipo de atuação. Essa modalidade de ensino é uma grande oportunidade de se recolocar em um segmento profissional ou entrar nele, oferecendo habilidades nas quais a necessidade para a empresa foi detectada recentemente.

Aprendizagem específica para desenvolvimento profissional

Uma das mais importantes propostas dos cursos de curta duração é suprir algum tipo de necessidade técnica dos profissionais quanto às demandas do cotidiano de trabalho. Por isso as temáticas do curso são bastante variadas, mas todas elas com foco bastante direcionado, diferentemente, por exemplo, de uma universidade, em que o aluno precisa estudar diversas disciplinas.

A oferta de conhecimento específico atende o profissional em diferentes ocasiões. Muitas vezes há a necessidade, por exemplo, do desenvolvimento da oratória, tendo em vista que essa é parte importante da atuação em algum cargo. Em outros casos, o aprendizado de uma legislação ou o desenvolvimento dos conhecimentos de operação de um software. O curso atende perfeitamente a esses pontos específicos.

Com essa possibilidade, o profissional passa a ter mais uma habilidade desenvolvida, de modo que ele consiga utilizar esse recurso na sua atuação cotidiana. Os cursos de curta duração ajudam a complementar conhecimentos e a tornar o trabalhador mais completo e preparado para as demandas que vai encontrar no mercado.

Oferta ampla de temas de estudo

A modalidade de cursos rápidos apresenta uma outra característica interessante: a ampla oferta de temas. Esse fato é de grande benefício ao profissional, que sempre vai encontrar um curso que atenda a alguma necessidade que ele venha a ter em determinado momento da carreira. Além disso, as temáticas são bastante específicas, o que até mesmo surpreende, tamanho o foco em assunto que, muitas vezes parece não ter tanto conteúdo, mas são fundamentais.

Essa oferta de diversos temas é o grande diferencial que faz com que os cursos de curta duração sejam tão relevantes. Eles abordam assuntos importantes, mas que não são grandes o suficiente para, por exemplo, serem lecionados em uma graduação.

Assim, é possível suprir necessidades de conhecimento com ajuda de professores capacitados e com experiência de mercado, que sabem exatamente como esse conhecimento vai ser aplicado no cotidiano de trabalho do aluno que buscou essa preparação mais específica.

A importância dos cursos de curta duração é muito grande. Eles certamente serão fundamentais ao profissional pelo menos uma vez na vida, já que o atual mercado de trabalho se atualiza e muda tão rapidamente, fazendo necessária a adequação para se manter competente e relevante.

Gostou de saber mais sobre este assunto? Aproveite e conheça os cursos dessa modalidade que a MRH oferece!

Você pode gostar
Como criar um plano de carreira perfeito?
7 erros que você não deve cometer no primeiro emprego

Deixe seu comentário

Seu Comentário*

Seu Nome*
Seu Site

Share This