O que é o curso de Processos Gerenciais e qual é o perfil do aluno?
Carreira

O que é o curso de Processos Gerenciais e qual é o perfil do aluno?

Ter dúvidas sobre qual curso escolher ao ingressar na primeira graduação é perfeitamente natural. Afinal, as universidades oferecem milhares de possibilidades de formação, e existem muitas questões que devem ser levadas em conta nessa escolha, como afinidade com a área, perspectivas de carreira e até a proximidade da faculdade de casa ou do trabalho.

No entanto, a melhor atitude a se tomar nesses casos é procurar entender mais sobre os cursos e, assim, tomar uma decisão certeira. É por isso que, hoje, vamos explicar tudo sobre o curso de Processos Gerenciais. Você conhece essa graduação?

Esse é o curso ideal para quem se interessa pela área da administração e pretende seguir carreiras em grandes empresas — ou mesmo começar seu próprio negócio. Enfim, se você gosta de gestão, é uma escolha muito interessante!

E aí, se interessou? Então, continue a leitura e saiba tudo sobre o curso, as possibilidades de atuação profissional e o perfil ideal dos alunos!

O que é o curso de Processos Gerenciais?

A graduação em Processos Gerenciais é uma modalidade relativamente nova no Brasil. Por isso, é natural que ainda existam dúvidas sobre o que esse curso engloba e em quais áreas se pode atuar. Mas tenha calma! Vamos explicar todos os detalhes.

O principal objetivo do curso de Processos Gerenciais é preparar um profissional que será capaz de atuar em diversas áreas na gestão de uma empresa. Durante a graduação, o aluno será capacitado para as principais tarefas da área da administração:

  • marketing;
  • planejamento estratégico;
  • finanças;
  • processos comerciais;
  • logística, e muito mais.

Em outras palavras: o curso é amplo, e oferece muitas possibilidades de atuação profissional.

Diversos perfis de alunos podem se encontrar nessa graduação. Inclusive aqueles que buscam ter seu próprio negócio, já que essa é uma excelente oportunidade de se capacitar para gerir sua empresa própria.

No entanto, o curso de Processos Gerenciais também pode ser interessante para aqueles que buscam seguir carreira em grandes empresas.

Se na sua região há sedes de multinacionais ou até mesmo uma indústria forte, ter essa graduação é uma ótima oportunidade de se capacitar e conseguir se destacar em meio à concorrência profissional.

Modalidades

O curso de Processos Gerenciais pode ser oferecido na modalidade do bacharelado e como graduação tecnológica — fique atento a essa diferença! Ao optar pelo bacharelado, o aluno sairá do curso com uma visão ampla da área e uma base abrangente de todas as atividades necessárias para manter um negócio.

Já a graduação tecnológica oferece a mesma formação, mas com a vantagem de ter uma duração menor: os cursos tecnólogos costumam durar cerca de 2 a 3 anos.

Dessa forma, trata-se de um investimento menor de tempo para conseguir uma excelente capacitação e se tornar um profissional que entende tudo sobre gestão de projetos, processos administrativos e até negociações comerciais.

Quais são as características de um profissional de Processos Gerenciais?

Como já citamos no tópico anterior, o aluno que ingressa no curso de Processos Gerenciais é alguém que já tem interesse na área da administração. Afinal, essa graduação engloba as atividades principais da gestão de uma empresa, desde os recursos humanos até a gestão contábil.

E é aí que está a grande vantagem desse curso: poder focar na área de gestão de empresas que mais te interessa. Um graduado em Processos Gerenciais pode ser responsável pelo setor de marketing, pela logística, pelas negociações, pelo financeiro…

Além de um interesse por empreendedorismo, é preciso ter um espírito de liderança. Isso pode já ser nato ao aluno, ou algo que será desenvolvido com todo o conhecimento absorvido na graduação.

Tal característica é essencial para o sucesso, uma vez que o profissional formado nessa área estará apto a ocupar posições de liderança, gerir projetos e participar ativamente das decisões administrativas de uma empresa.

Em quais áreas esse profissional pode atuar?

Bom, agora que você já entendeu como um aluno de Processos Gerenciais se capacitará e quais são as principais características que um profissional da área deve possuir, é hora de conhecer todas as possibilidades de carreira que essa graduação oferece.

Por ser um curso relativamente novo no Brasil, ele se destaca no currículo. Inclusive, um curso tecnólogo em Processos Gerenciais pode ser até mais atualizado para o mercado do que um bacharel em Administração, por exemplo, uma vez que a graduação tecnológica é uma modalidade que tem mais foco na prática e em soluções rápidas para o mercado.

Já citamos as principais áreas administrativas de uma empresa, nas quais um profissional de Processos Gerenciais pode atuar e até ocupar cargos de chefia.

No entanto, existem ainda outras ênfases pouco conhecidas da graduação, como processos escolares (se capacitar para a administração de instituições de ensino), seguros e até equinocultura. Diante disso, o interessante é escolher a ênfase de acordo com a área de que você mais gosta.

Se você tem facilidade com comunicação, por exemplo, os campos do marketing e da comunicação organizacional são boas pedidas. Já para aqueles que gostam de números, as áreas de logística e gestão financeira serão mais interessantes.

Só não se esqueça de que todo curso tem disciplinas obrigatórias, e que o objetivo da graduação em Processos Gerenciais é compreender as atividades administrativas de uma empresa em sua completude.

Como você pode perceber até aqui, o curso de Processos Gerenciais é uma ótima pedida para quem se interessa pelas diversas áreas da administração de empresas e tem um espírito de liderança e desejo de empreender, buscando se destacar no mercado.

Além disso, o curso é interessante para aqueles que querem começar seu próprio negócio com o conhecimento certo para obter sucesso nessa empreitada! A graduação tecnológica também é uma ótima opção, pois oferece a possibilidade de uma capacitação profissional que se destaca em menos tempo do que uma graduação com bacharelado, por exemplo.

Gostou dessa possibilidade de estudar Processos Gerenciais? Então aproveite para conhecer a fundo a grade curricular do curso ou se candidatar para o processo seletivo: confira a página da MRH sobre o curso superior em Gestão de Processos Gerenciais!

Você pode gostar
Graduação tecnológica é confiável? Entenda se vale a pena!
O que é o LinkedIn e qual a sua importância para o networking

Deixe seu comentário

Seu Comentário*

Seu Nome*
Seu Site

Share This