7 administradores famosos no Brasil para se inspirar - Blog da MRH - Carreira, formação e ensino tecnológico no padrão MRH
Carreira

7 administradores famosos no Brasil para se inspirar

Apesar de todos os problemas a serem superados, o Brasil é um país que oferece boas oportunidades para aqueles que se dedicam à conquista de seus sonhos em busca de realização e de independência financeira.

É o caso de alguns administradores famosos, que têm em comum uma trajetória de muito esforço, estudo e superação de desafios. São pessoas que acreditaram em um ideal, aproveitaram as possibilidades do mercado e alcançaram o sucesso.

Quer conhecer alguns deles? Listaremos abaixo 7 histórias de administradores bem-sucedidos que vão inspirar você! Acompanhe!

1. Luiza Helena Trajano

Natural de Franca, no interior de São Paulo, Luiza Helena Trajano é um típico exemplo de empreendedora que começou com pouco e, sonhando grande, atingiu o sucesso.

Aos 12 anos, começou a trabalhar como balconista na pequena loja de varejo de sua família. Ao mesmo passo em que o negócio crescia e se expandia para outras cidades do interior de São Paulo, Luiza percebia crescer seu amor pelo comércio.

Formada em Direito e em Administração de Empresas, assumiu a presidência da empresa em 2008, tornando-se o nome por trás do crescimento da Magazine Luiza, que hoje já conta com mais de 740 lojas espalhadas por 16 estados brasileiros.

A liderança de Luiza, considerada forte e carismática, chegou a ser objeto de estudos da Harvard Business School.

2. Silvio Santos

Nascido em 1930, no Rio de Janeiro, Senor Abravanel (seu nome de batismo) começou sua vida profissional trabalhando como camelô, aos 14 anos de idade.

Sua voz e sua habilidade de comunicação rapidamente chamaram atenção e lhe renderam o primeiro convite para fazer um teste em uma rádio. Iniciou, assim, sua carreira na comunicação, sendo hoje consagrado como um dos maiores apresentadores e comunicadores do país.

Empreendedor nato, Silvio Santos — nome artístico adotado enquanto participava de programas de calouros — também é dono de um império que inclui emissoras de televisão, hotéis e empresas de capitalização e de cosméticos.

3. Abílio Diniz

Abílio dos Santos Diniz nasceu em São Paulo, em 28 de dezembro de 1936. De família muito religiosa, foi iniciado nos negócios pelo pai Valentim, junto do qual desenvolveu o maior grupo varejista do país: o Pão de Açúcar.

Abílio formou-se na Escola de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas (FGV), em 1956. E enquanto pensava em continuar seus estudos no exterior, foi surpreendido pelo pai com a proposta de abrirem um supermercado.

E foi assim que surgiu o Pão de Açúcar, hoje Companhia Brasileira de Distribuição, que inclui empresas como Extra e Ponto Frio. Atualmente, o empresário lidera a Península, empresa de investimentos da família, além de ser um dos principais acionistas do Grupo Carrefour.

4. Roberto Justus

Roberto Justus ficou conhecido do grande público ao apresentar o programa de televisão “O aprendiz”, na TV Record. Ali, ganhou fama de durão, mas também conquistou elogios e fãs por todo o Brasil. Antes disso, porém, já era um empresário de grande sucesso.

Roberto se formou em Administração de Empresas pela Universidade Mackenzie e iniciou sua carreira na área trabalhando em negócios da família. Mas, em 1981, resolveu dar seus passos sozinho, tornando-se sócio de uma empresa de comunicação.

Com muita visão e competência, fez seus negócios prosperarem e, em 1998, fundou o Grupo Newcomm. Justus associou-se com a empresa britânica WPP e tornou-se sócio do maior conglomerado de comunicação do mundo.

5. Carlos Martins

Nascido em Curitiba, em 19 de setembro de 1956, Carlos “Wizard” Martins é considerado um dos maiores empresários brasileiros da atualidade.

De família humilde — seu pai era motorista de caminhão e sua mãe, costureira —, Carlos foi o responsável pela fundação da rede Wizard, líder absoluta no setor de ensino de idiomas.

Mais tarde, comprou outras oito redes de ensino, entre elas Microlins, Yázigi e Skill, formando o Grupo Multi, que foi vendido em 2013 por 2 bilhões de reais. Atualmente, Carlos é presidente da rede Mundo Verde, maior rede de produtos naturais da América Latina.

6. Alexandre Costa

Tudo começou quando, aos 17 anos, Alexandre resolveu começar a revender chocolates. Para sua surpresa, já em sua primeira oferta conseguiu uma encomenda de 2 mil ovos de 50 gramas.

O que o jovem não sabia é que a fábrica da qual encomendaria o pedido não produzia chocolates naquele tamanho. Para honrar o compromisso, então, contratou a ajuda de uma senhora e juntos produziram todos os chocolates por conta própria.

Foi com o lucro dessa venda que conseguiu o capital inicial para abrir sua empresa: a Cacau Show, inaugurada em 2011, em Piracicaba. Pouco tempo depois, a Cacau Show entrou para o modelo de franquias.

Hoje, com mais de 2 mil lojas em todo o país, a empresa é consagrada como uma das maiores redes de lojas de chocolate do mundo.

7. Robinson Shiba

Robinson nasceu em Maringá, no interior do Paraná, filho de um dentista e de uma dona de casa. Seguindo os passos do pai, começou a cursar Odontologia, mas acabou abandonando a profissão ao encontrar uma nova oportunidade: o empreendedorismo.

Ainda durante a faculdade, Robinson embarcou para uma temporada nos Estados Unidos, onde trabalhou como entregador de pizza e também na cozinha de alguns restaurantes. E foi ali que percebeu a forte tendência do mercado de comidas prontas.

O jovem voltou ao Brasil decidido a abrir um tele-entrega de comida chinesa, o que realizou em 1992, com a abertura da primeira loja da China in box.

Hoje, após a fusão da empresa com a Gendai, Robinson é dono da maior rede de Fast Food da América Latina, a Trend Foods, que já conta com mais de 160 lojas franqueadas..

Todas essas histórias têm um ponto em comum: a superação. São trajetórias de pessoas que tinham pouco ou quase nada e, acreditando em seus sonhos e trabalhando duro, conseguiram atingir posições de destaque. Inspirador, não é mesmo?

E como podemos perceber, todos tiveram o estudo como base para seu crescimento profissional. O fato de se tornarem administradores famosos só foi possível porque, em algum momento, decidiram investir em sua qualificação, fazendo cursos, como faculdade, MBA, entre outros.

Se você, assim como esses administradores famosos, quer conquistar a independência financeira por meio do seu trabalho, não há outro caminho senão investir em conhecimento. Hoje em dia, o acesso à faculdade está facilitado e há diferentes cursos com opções de bolsas de estudo.

Para você que se identifica com a área administrativa, a Mrh oferta cursos de MBA em Gestão Empresarial e Pós-Graduação em Administração, além do curso de Técnico em Administração ofertado pela MrhTech.

E aí, gostou deste post? Então compartilhe-o em suas redes sociais para que mais pessoas também possam se inspirar a iniciar uma trajetória de sucesso.

Você pode gostar
Conheça 7 habilidades profissionais que você precisa desenvolver
Quero um lugar no mercado de trabalho: por onde começar?

Deixe seu comentário

Seu Comentário*

Seu Nome*
Seu Site

Share This