Como se destacar no trabalho? Saiba o que você precisa que fazer! - Blog da MRH - Carreira, formação e ensino tecnológico no padrão MRH
Carreira

Como se destacar no trabalho? Saiba o que você precisa que fazer!

O mercado de trabalho é um terreno fértil para o desenvolvimento profissional e pessoal. Por meio das suas ações, você poderá ganhar mais espaço e crescer na sua empresa. Mais do que ser competente e apresentar produtividade, é necessário que você mantenha uma postura ética e fortaleça certos traços em sua personalidade.

De qualquer maneira, um planejamento a longo prazo é necessário para a consolidação de uma carreira de sucesso. 

Vamos aproveitar esse espaço então para discutir alguns princípios fundamentais para entender como se destacar no trabalho. Além disso, vamos destacar também o que você deve evitar para não causar o efeito contrário e prejudicar sua imagem enquanto profissional. Confira as nossas dicas!

Cultive o otimismo

Pode parecer insignificante, mas é valioso cultivar certo otimismo ao longo de sua trajetória profissional. Tenha em mente que uma carreira é feita de ganhos e perdas. É difícil ouvir isso, mas o seu caminho estará repleto de erros, escolhas equivocadas e situações similares.

Somos criados em uma cultura que almeja apenas a vitória, colocando-nos em uma posição de rejeitar a frustração a qualquer custo. Por isso, é importante cultivar uma tolerância à frustração, principalmente diante de momentos difíceis.

Já é do senso comum que, para produzir uma trajetória de sucesso, é fundamental conseguir se sair bem de situações de crise. Até mais importante do que obter triunfos, um bom profissional deve saber como contornar os momentos de incerteza com perseverança e criatividade, traços comportamentais que são frutos do otimismo.

Mantenha uma rotina de estudos

Estudar nunca é demais. Ao contrário disso, é uma prática necessária e menos feita do que deveria pela maior parte dos profissionais. Isso pode ser realizado de várias formas. Se aprender a partir de livros não é bem a sua praia, existem muitas outras maneiras de adquirir conhecimentos.

Cada pessoa aprende melhor com determinados modos do que com outros. Alguns se dão melhor ouvindo podcasts, outros escrevendo ou assistindo vídeos. Por isso, encontre os meios mais produtivos para você.

Além do estudo individual, fortalecer o currículo com cursos e especializações é fundamental para se destacar em sua organização. Se a sua rotina é muito apertada, saiba que existem diversas modalidades oferecidas no mercado, que podem ser flexibilizadas de acordo com a sua necessidade.

É possível que você faça hoje uma pós-graduação de qualidade a distância, por exemplo, ou um curso intensivo de curta duração. Lembre-se apenas de procurar por uma instituição reconhecida e com experiência no mercado para se matricular.

Certamente, aqueles que têm em seu currículo formações ou especializações de instituições fortes contam com uma maior possibilidade de crescimento e destaque na empresa.

Planeje os seus passos

Além do empenho em si, é necessário certa organização para direcionar os seus esforços e delimitar o escopo das ações.

Esse planejamento pode ser aplicado em várias áreas, desde a distribuição do seu tempo diário de trabalho como a definição das perspectivas da carreira em si. Uma maneira objetiva de se organizar é criar e cumprir metas, o que abordaremos no próximo ponto!

Crie e cumpra metas

Pequenas ou grandes, as metas representam um método eficaz de direcionar seus esforços e não desperdiçar seu tempo, que provavelmente já é curto. Lembre-se de que é eficaz estabelecer metas para curto, médio e longo prazo.

Pode ser útil, inclusive, transcrevê-las em papel ou em um arquivo digital, como uma forma de materializar os seus objetivos e se incentivar a cumpri-los.

Nesse caso, pequenas metas podem estar relacionadas ao término de uma unidade de estudo, por exemplo, enquanto o término de uma especialização pode ser encarado como uma meta de longo prazo.

Sempre tenha paciência

Qualquer desenvolvimento pessoal requer paciência até atingi-lo. Mesmo que você seja o colaborador mais empenhado da equipe, isso não quer dizer que você ganhará promoções e cargos melhores instantaneamente.

É possível que outra pessoa “menos merecedora”, do seu ponto de vista, consiga um cargo que você acreditava ser seu, por exemplo. Esse tipo de situação pode ocorrer por diversas razões, algumas delas podem não ser tão claras para você.

De qualquer forma, não deixe que isso desanime você a persistir na empresa se ela ainda oferece possibilidades de crescimento. Por outro lado, se perceber que está investindo demais onde não há reais possibilidades de crescimento, é melhor considerar outras opções.

Não cometa erros comuns

Algumas ações podem prejudicar o cumprimento de um objetivo, mesmo que você seja um ótimo profissional. É importante cuidar tanto dos resultados quanto das relações interpessoais que atravessam os ambientes corporativos.

Um exemplo de ação negativa nesse sentido é a de “puxar o saco” de chefes e pessoas com cargos administrativos. Muitas pessoas agem desse modo ingenuamente, acreditando ser essa uma maneira adequada de ganhar destaque no trabalho.

É necessário que você esteja atento ao modo como estabelece os seus laços no trabalho de maneira geral. Isso não quer dizer que você esteja impedido de fazer amigos e construir laços de solidariedade nesse local.

A questão aqui é não cometer excessos nesses laços. Outro exemplo comum é o abuso de autoridade entre gestor e subordinado. Mesmo que exista uma hierarquia nesse espaço, isso não quer dizer que deva haver qualquer tipo de assédio ou desconforto causado por uma divisão de trabalhos.

Todas essas ações podem ser consideradas elementos que prejudicam a sua imagem enquanto profissional e podem atrapalhar muito a sua carreira.

Lembre-se de que, mesmo contribuindo muito para os resultados da empresa, se não tiver uma postura ética e adequada nas suas práticas do dia a dia, é possível que você não alcance outros postos ou seja demitido da instituição.

Além de trabalhar com eficiência, há diversas maneiras de ser notado e de se desenvolver em seu espaço de trabalho. Lembre-se de que é importante pensar tanto no lado profissional em si quanto nas relações pessoais para se destacar e construir uma carreira de sucesso na sua área de atuação.

Gostou dessa discussão sobre como se destacar no trabalho? Siga-nos nas redes sociais e entre em contato com outros conteúdos de qualidade sobre o mundo profissional. Estamos no Facebook: Mrh Mercado, MrhFacine e MrhTech.

Você pode gostar
Trabalhar e estudar: como fazer as duas coisas ao mesmo tempo?
9 profissões do futuro que vão te inspirar

Deixe seu comentário

Seu Comentário*

Seu Nome*
Seu Site

Share This