Aproveitar o aprendizado: melhores práticas dentro e fora de sala - Blog da MRH - Carreira, formação e ensino tecnológico no padrão MRH
Ensino tecnológico

Aproveitar o aprendizado: melhores práticas dentro e fora de sala

Não há como negar que o mercado de trabalho está cada vez mais competitivo. Para ser um bom profissional e sair sempre à frente no duro páreo da vida adulta, é preciso, no mínimo, uma boa formação. E, nesse sentido, quem faz a faculdade valer a pena é o estudante.

Pensando nisso, preparamos este artigo para que você saiba como aproveitar o aprendizado ao máximo, colhendo bons frutos na sua carreira! Continue lendo e descubra como extrair o melhor do curso escolhido e como as horas de lazer podem auxiliar nessa jornada:

No ambiente acadêmico

É claro que uma das melhores maneiras de aproveitar o aprendizado é dentro da sala de aula. Afinal, é nesse ambiente que será apresentada toda a teoria necessária para que você possa aplicá-la na prática.

Veja algumas dicas para que você tire o máximo de proveito para a sua futura carreira nessa fase:

Tire todas as dúvidas

Seja na escola, faculdade, pós-graduação, curso técnico ou em qualquer outra modalidade de aprendizagem, nunca vá para casa com incertezas a respeito do conteúdo!

Não tenha vergonha de fazer perguntas: na posição de aluno, você está lá para aprender, como todos os outros da sala. Afinal, se já soubessem o que está sendo apresentado, vocês mesmo ministrariam a aula, não é?

Agora, caso o professor não tenha conseguido solucionar as suas dúvidas em sala, procure as monitorias sobre o assunto no contra turno ou verifique com o educador a possibilidade de ele lhe prestar atendimento sobre a questão em específico, antes do início das aulas.

Tirar as dúvidas por e-mail também é uma opção. Para isso, geralmente, os professores disponibilizam os seus contatos no início das aulas. Contudo, tome cuidado para ser participativo no dia a dia, não apenas pela internet.

Fique de olho nos professores

Você pode ingressar na universidade já sabendo o que quer para a sua vida profissional, ou descobri-lo durante os semestres. Nesse caso, é importante estar atento aos nomes de referências nessas áreas de interesse.

Pergunte a esses professores se eles têm algum grupo de pesquisa dentro ou fora da instituição, e de que maneira você pode participar para aprender mais sobre o assunto. É dessa forma que os profissionais iniciam a construção de uma carreira sólida, então, aproveite!

Frequente palestras e vá aos eventos

Durante o ano acadêmico, costumam acontecer várias palestras e eventos na faculdade. Geralmente, os calendários e convites são apresentados em sala de aula, ou mesmo fixados em um mural dentro dela ou nos corredores dos blocos.

De toda forma, esteja sempre atento aos informativos, participe, adquira novos conhecimentos e seja certificado por isso. Essa é uma prática que pode ser muito rica, tanto para aprofundar o que você aprende em sala quanto para o seu currículo.

Aproveite matérias de outros cursos

Se você tiver tempo para estudar no contra turno, explore a oportunidade de puxar matérias de outros cursos, que se encaixem na rotina da profissão que você quer seguir.

Essa é uma ótima alternativa para aproveitar o aprendizado ao máximo. Até porque, em todo curso, alguns conceitos acabam sendo estudados superficialmente. Por isso, é interessante pesquisar na grade alheia disciplinas que serão relevantes para você.

Faça anotações

Anote tudo o que o professor passar em sala! Ter esses registros vai lhe ajudar muito na hora de estudar para as provas, relembrando do momento em que aquilo foi transmitido e, consequentemente, fixando o conteúdo com mais facilidade.

Preste atenção nas aulas

Sabemos que, para quem estuda e trabalha, prestar atenção em algumas aulas pode ser difícil por conta do cansaço. Ainda assim, é importante fazer um esforço para usufruir de todo o conhecimento que está sendo passado pelo professor.

A concentração é fundamental para que todas as dicas apresentadas neste texto sejam efetivas, assim como frequentar as aulas. Fique esperto!

Fora da sala de aula

O tempo fora da sala de aula reservado para o descanso é precioso, mas saiba que ainda é possível associar o lazer a novos conhecimentos. Descubra como:

Pratique um trabalho voluntário

O voluntariado agrega ao currículo e à formação pessoal do indivíduo. Afinal, conhecer e lidar com outras realidades nos faz evoluir como pessoas, além de ser bem-visto por muitas empresas.

Leia livros

É inegável que ler agrega conhecimento a qualquer um que cultiva esse hábito, mas você não precisa escolher somente livros sobre a sua área de atuação.

Muitas obras literárias transmitem importantes mensagens sobre liderança, relacionamentos, empatia, paciência e dedicação — características que todo profissional deve cultivar se deseja ser bem-sucedido e ocupar cargos de liderança.

Extraia o melhor da Netflix

Sim, é isso mesmo que você leu! O que falamos nesse tópico também vale para filmes e séries. Inclusive, separamos algumas sugestões:

  • House Of Cards — sobre a importância de tratar os colaboradores com respeito;

  • Mad Men — sobre tomar decisões de maneira justa;

  • The Office — sobre a visão dos funcionários a respeito do gerente;

  • Grey’s Anatomy — sobre crescer na carreira.

Já assistiu a alguma dessas obras? Tinha pensado em vê-las como forma de aproveitar o aprendizado? Você também pode extrair uma valiosa mensagem de outros títulos, experimente!

Depois do diploma

Para aprofundar e aproveitar o aprendizado, é imprescindível continuar com os estudos depois de receber o diploma. As formações de curta duração, como os cursos tecnológicos, são ótimas opções para se formar em um curto período de tempo e, depois, engatar um MBA.

A graduação tecnológica é enxuta, e instituições como a FACINE fecham turmas em parceria com empresas, o que acaba se transformando em uma ótima oportunidade para aplicar o que é visto em sala de aula na vida profissional.

Educação continuada

Ainda assim, a educação continuada é fundamental para manter o conhecimento adquirido na faculdade atualizado e, de quebra, expandir o networking. Aliás, vale ressaltar que aumentar a rede de contatos não se resume à possibilidade da abertura de novas oportunidades.

Como muitos que frequentam as aulas ou os próprios professores são conceituados no mercado, a pós-graduação proporciona uma troca de experiências e o relacionamento com aqueles que têm muito a acrescentar quando dividem os relatos da sua própria trajetória. Lembre-se disso!

Enfim, tenha certeza de que, seguindo as nossas dicas, você não só vai aproveitar o aprendizado, como poderá turbiná-lo. E o Grupo MHR está preparado para te acompanhar em toda essa caminhada!

Então, se gostou deste post, aproveite para assinar a nossa newsletter e fique por dentro da abertura de novas turmas, além de receber nosso conteúdo exclusivo!

Você pode gostar
Graduação e graduação tecnológica: quais as diferenças?
Os 9 principais benefícios de fazer um curso tecnológico

Deixe seu comentário

Seu Comentário*

Seu Nome*
Seu Site

Share This