Por que a procura por cursos tecnólogos vem aumentando? Entenda! - Blog da MRH - Carreira, formação e ensino tecnológico no padrão MRH
Ensino tecnológico

Por que a procura por cursos tecnólogos vem aumentando? Entenda!

A procura pelos cursos tecnólogos aumentou nos últimos anos. De acordo com o Censo de Educação Superior, entre 2006 e 2016, as matrículas nesse modelo de graduação quase triplicaram. Ele é uma ótima opção para quem deseja obter o diploma, se qualificar e não quer esperar 4 anos (ou mais) para concluir o curso.

Mesmo que as modalidades de bacharelado e licenciatura continuem as mais procuradas, quem escolhe os cursos tecnólogos pode se aprofundar em áreas de conhecimento e tornar-se um especialista. Além dessa vantagem, existem outras razões que explicam o crescimento da procura. Neste artigo, vamos mostrar todos eles. Acompanhe!

O tempo de duração é mais curto

Um curso tecnólogo tem duração mínima de 2 anos e máxima de 3. Isso significa que o aluno vai aprender menos do que aqueles que estão na graduação convencional? Não! A duração é menor por uma simples razão: enquanto um bacharelado ou uma licenciatura têm uma grande carga horária de matérias teóricas e mais abrangentes, o tecnólogo é mais objetivo.

Ele funciona dessa forma para que o aluno se aprofunde em aspectos práticos da profissão. Essa característica faz com que os graduados em cursos tecnólogos entrem no mercado mais bem preparados para atuar da melhor forma, afinal, já tiveram uma boa vivência prática na faculdade.

O custo é menor em relação a uma graduação convencional

Sem dúvida, o custo é uma das principais vantagens dos cursos tecnólogos. Quem está no mercado de trabalho em busca de uma boa colocação, muitas vezes, ainda não tem renda suficiente para investir em uma graduação convencional. Sem um diploma, as chances de conseguir melhores oportunidades também ficam escassas.

Por esse motivo, os cursos tecnólogos surgem como uma opção interessante. Além disso, as opções são bem abrangentes, o que permite que o aluno tenha poder de escolha para decidir em qual área deseja se especializar.

De acordo com o Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia, catalogado pelo Ministério da Educação (MEC), existem 112 tipos de graduações tecnológicas. O aumento da procura por esse tipo de graduação resultou no surgimento de faculdades dedicadas aos cursos tecnólogos. Veja alguns exemplos:

Gestão Financeira

Capacita o aluno para atuar no mercado financeiro, atuando em instituições bancárias ou outros segmentos de negócios. Exemplos de profissões: assistente financeiro, gerente financeiro, coordenador de contas bancárias, coordenador de contas a pagar e a receber.

Gestão em Processos Gerenciais

Nessa área de formação, o aluno recebe a qualificação para atuar na gestão de negócios de pequenas e médias empresas. Exemplos de profissões: Gerente de áreas em atividade, funções de chefias, líder de equipes, analista de desempenho de equipes.

Gestão de Recursos Humanos

Esse curso tem como objetivo capacitar o aluno para atuar na área de Recursos Humanos, um segmento do mercado que exige conhecimento técnico, humano e estratégico. Exemplos de profissões: Gerente de recursos humanos, coordenador de recursos humanos, analista de recursos humanos, coordenador de treinamento e desenvolvimento.

Quem já está no mercado pode ser especializar

Além dos jovens que nunca fizeram uma graduação, há muitos profissionais que já são formados e também investem em cursos tecnólogos. Como existem muitas áreas novas, eles enxergam nessa segunda graduação uma forma de se atualizar ou até mesmo mudar de profissão.

O baixo custo é muito atrativo, já que, em alguns casos, essas pessoas já têm uma família para cuidar e não dispõe de muita renda sobrando para uma segunda graduação convencional. Além disso, a rapidez do curso é uma grande vantagem, já que o diploma pode acelerar o crescimento do profissional no mercado.

A inserção no mercado é mais rápida

Para os jovens que acabaram de sair do ensino médio e desejam entrar no mercado de trabalho o quanto antes, um curso tecnólogo é a melhor opção. Como o curso deixa um pouco de lado a teoria e investe mais na prática, a graduação já garante uma experiência prévia em algumas atividades.

Por exemplo: em um curso de redes de computadores, o aluno vai aprender a fazer configurações em softwares, mexer nos cabos e todas as tarefas que são solicitadas no dia a dia de uma empresa.

O diploma é válido para uma pós-graduação

Existem alguns preconceitos em relação aos cursos tecnólogos. Um dos principais é em relação ao reconhecimento do diploma pelo MEC. Durante muito tempo, as pessoas acreditavam que ele não era válido, mas essa informação é falsa.

Após se formar, o aluno pode fazer uma pós-graduação, mestrado, doutorado e concursos públicos que exijam o diploma. Para verificar se a Universidade é credenciada pelo MEC, é só acessar o site do e-MEC (Sistema de Regulação do Ensino Superior).

Os professores são profissionais que estão no mercado de trabalho

Uma das características dos cursos tecnólogos é que os professores estão, de fato, atuando no mercado de trabalho. Por tratar-se de um curso mais voltado para conceitos práticos e específicos de um nicho, esses profissionais têm um conhecimento amplo do dia a dia da profissão.

Um docente sabe exatamente como é a rotina em uma empresa, os problemas, as exigências e outras características. Essa é uma ótima oportunidade para os alunos se prepararem melhor e se destacarem no mercado.

O curso prepara o profissional para um nicho de mercado específico

Os cursos tecnólogos são voltados para áreas bem específicas, e, consequentemente, formam profissionais especializados em nichos. Muitas vezes, algumas profissões solicitadas no mercado não são encontradas nas graduações tradicionais.

Por exemplo: quem deseja trabalhar em bancos não necessariamente precisa se formar em economia, administração ou áreas correlatas, já que existem cursos tecnólogos voltados especificamente para essa formação. As empresas enxergam com bons olhos esses profissionais, já que eles têm o conhecimento específico e podem apresentar melhor desempenho.

O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo, e garantir um diploma pode ajudar a atrair melhores oportunidades. Existem cursos para todos os bolsos e necessidades, é só ficar atento às opções para fazer a melhor escolha. Neste artigo, explicamos porque a procura por cursos tecnólogos vem aumentando.

Gostou do conteúdo? Aproveite para conferir também o que é um vestibular agendando e suas vantagens.

Você pode gostar
Profissional de RH com formação tecnológica: quanto ganha em média?
Entenda as diferenças entre tecnólogo e curso superior

Deixe seu comentário

Seu Comentário*

Seu Nome*
Seu Site

Share This