O que faz um profissional de processos gerenciais em uma grande empresa? - Blog da MRH - Carreira, formação e ensino tecnológico no padrão MRH
Ensino tecnológico

O que faz um profissional de processos gerenciais em uma grande empresa?

Certamente, construir uma carreira sólida no mercado de trabalho é um pensamento constante para aqueles que se preocupam com o futuro.

Quem está empenhado em ter uma trajetória bem-sucedida, deve pesquisar muito bem antes de escolher como iniciar a vida acadêmica rumo ao sucesso. Se você está nessa jornada, já pensou em se tornar um profissional de processos gerenciais?

Hoje, você vai descobrir tudo o que precisa sobre a atuação desse especialista. O curso, que concede o título de tecnólogo, é um dos mais completos para aqueles que almejam a gerência de uma grande empresa. Acompanhe nosso post e saiba mais!

A profissão

O superior em tecnologia de Processos Gerenciais tem foco em administrar os recursos que envolvem as empresas, capacitando o interessado em cursar essa graduação a gerir as relações administrativas, comerciais e de produção das organizações públicas e privadas.

Com uma formação de curta duração, o acadêmico conclui o tecnólogo capacitado a gerenciar grandes companhias, ocupando a posição de gerente administrativo ou em setores específicos como marketing, financeiro, comercial ou planejamento estratégico.

O foco do profissional de processos gerenciais

O foco da profissão está em administrar os recursos que envolvem essas organizações, aproveitando as oportunidades oferecidas pelo mercado por meio de planos de negócios.

O objetivo do profissional de processos gerenciais, dentro de um empreendimento, é guiar os colaboradores no andamento de suas funções, em busca de obter resultados satisfatórios. A otimização de processos e a redução de custos devem fazer parte da jornada rumo a essas metas.

Grade Curricular

Você deve estar se perguntando o que é cursado na Gestão em Processos Gerenciais. Veja o que, geralmente, compreende a grade curricular e possibilita a ampla atuação do profissional já formado:

  • processos administrativos;
  • cenários econômicos;
  • empresas e negócios;
  • comunicação empresarial;
  • direito empresarial, legislação trabalhista e previdenciária;
  • modelos de gestão e estilos de liderança;
  • gestão de marketing, do conhecimento e cultura organizacional;
  • gestão comercial, de recursos humanos, da produção e da qualidade;
  • gestão financeira e de sistema da informação;
  • planejamento estratégico;
  • contabilidade básica.

Além dessa extensa lista, ainda podemos citar:

Essa matriz curricular é um dos motivos do curso ser valorizado pelas empresas de grande porte e multinacionais. Para essas organizações, é interessante manter em seu quadro de funcionários profissionais que possuem conhecimento em tantas áreas.

É importante salientar que essa formação tem duração média de 2 anos e sua estrutura multidisciplinar atrai profissionais de outras áreas. Isso significa que, além de sair com um diploma, você tem grandes chances de expandir a sua rede de contatos e, quem sabe, conseguir um bom emprego.

Principais atividades desenvolvidas

Em consequência da grade exposta acima, que contempla conhecimentos que permitem a atuação do profissional com excelência em várias áreas que exijam planejamento, conhecimento em finanças e uma boa gestão, vamos afunilar um pouco mais o que falamos sobre as competências adquiridas nessa graduação tecnóloga de alto padrão.

Que tal conhecer mais sobre as atividades desenvolvidas pelo profissional de processos gerenciais nas áreas de marketing, gestão financeira e recursos humanos? Confira:

Gestão financeira

Basicamente, cuida das finanças de uma organização. O profissional vai fazer o planejamento financeiro da instituição, cuidando da organização, captação e aplicação de recursos.

Por meio de análises do mercado financeiro, feitas de maneira competente e responsável, consegue sugerir ou programar alterações em aplicações, formas de pagamento, orçamentos, e outras atividades econômicas e financeiras que influenciam diretamente nos recursos da companhia.

Marketing

O departamento de marketing é um dos mais desejados pelos recém-formados e mais valorizado pelas empresas.

O profissional de processos gerenciais que deseja investir neste campo de atuação tem como responsabilidade guiar e liderar todo o setor dentro da empresa, assim como as empresas contratadas que executam os serviços, como as agências de publicidade ou gráficas.

Criar, desenvolver, planejar, produzir e executar são os verbos usados constantemente nessa área. A base de um trabalho bem executado são as pesquisas, pleno conhecimento do mercado de atuação e uma comunicação impecável com o público externo e interno.

A parte financeira também precisa ser dominada, pois as ações realizadas impactam nos resultados obtidos pela empresa, ou seja, nos lucros.

Recursos humanos

Um bom gestor em recursos humanos está sempre preocupado em promover e desenvolver conhecimentos e habilidades dos colaboradores dentro da empresa.

As organizações reconhecem que uma equipe motivada é sinônimo de alta produtividade. Devido a isso, esse é um dos profissionais mais valorizados no mercado de trabalho.

Treinamentos, avaliação de desempenho, plano de cargos e salários aliados a uma comunicação interna efetiva, entre outras atividades, promovem o engajamento e, consequentemente, melhoram o rendimento dos funcionários.

Para valorizar ainda mais o currículo e garantir um desempenho exemplar em uma das áreas escolhidas, recomendamos investir em um MBA após a conclusão do curso de Gestão em Processos Gerenciais.

O papel do profissional nas organizações

O mercado de trabalho vai se remodelando com o passar dos anos. Com isso, surgem novos modelos de negócios, que demandam profissionais flexíveis e habilitados para trabalhar em mais de um setor. Como já citamos ao longo do texto e você pôde perceber, o profissional de processos gerenciais é fundamental para as empresas.

Um dos motivos — que você já aprendeu em nosso artigo — é a formação contemplar amplo conhecimento, que permite identificar e gerenciar todos os processos de uma organização, reduzindo o risco de cometer erros, minimizando os custos operacionais e potencializando ganhos, produtividade e qualidade na prestação de serviço e produtos.

Seja qual for o campo de atuação escolhido, quando falamos sobre as aptidões conquistadas pelo profissional de processos gerenciais durante a graduação, podemos destacar:

  • capacidade de analisar e diagnosticar problemas no gerenciamento da empresa;
  • interpretar dados e relatórios para suporte em processos decisórios
  • definir orçamentos e modelos de controle;
  • estruturar e gerir equipes de trabalho;
  • preparar e executar planos de negócios.

Realçamos também que muitas empresas familiares de grande porte buscam contratar esses colaboradores para se adequarem aos mais recentes moldes de gestão, garantindo que continuem ocupando uma boa posição mediante um mercado tão competitivo e buscando manter a empresa sempre em desenvolvimento.

E aí, gostou de saber sobre a atuação do profissional de processos gerenciais? Então, descubra agora mesmo aonde estudar!

Você pode gostar
Será que o teste vocacional via internet funciona?
Fiz o ENEM: como utilizar a nota para começar a estudar?

Deixe seu comentário

Seu Comentário*

Seu Nome*
Seu Site

Share This