Aprenda como elaborar um plano de carreira macro - Blog da MRH - Carreira, formação e ensino tecnológico no padrão MRH
Carreira

Aprenda como elaborar um plano de carreira macro

Reconhecimento, cargo elevado, remuneração satisfatória, independência financeira e alta empregabilidade — esses são alguns objetivos de quem está em busca de ascensão profissional. Porém, todos esses resultados não acontecem por acaso. Para que eles se tornem realidade, é preciso traçar um plano de carreira macro e vencer cada etapa para concretizá-los. 

E você, já construiu o seu plano de carreira? Sabe quais são os próximos passos para alcançar seus objetivos? Então este post foi feito para ajudá-lo. Continue a leitura e descubra como chegar ao topo do sucesso. 

Entenda a importância do plano de carreira macro

Com a alta competitividade do mercado de trabalho, não adianta ficar simplesmente sonhando com um emprego ou salário melhores. É preciso correr atrás dos seus objetivos, preparando-se para ser um profissional altamente capacitado e desejado pelas empresas. 

Para isso, é fundamental elaborar o seu plano de carreira. Ele vai evitar que você: 

  • gaste tempo, dinheiro e esforço em iniciativas que não vão levá-lo ao seu objetivo profissional;
  • passe anos adiando as suas ações e, com isso, o seu sucesso;
  • aceite oportunidades que parecem ser vantajosas a princípio, mas que vão afastá-lo do seu objetivo;
  • deixe de aproveitar oportunidades por falta de capacitação adequada.

E por que o seu plano de carreira precisa ser macro? Porque ele precisa mostrar o que fazer para chegar ao seu objetivo final da forma mais eficiente e rápida possível. 

Quando seu alvo está claro, você se torna capaz de analisar as ofertas do mercado. Assim, é possível escolher o curso mais apropriado e até os melhores estágios e vagas para alavancar sua carreira.

Você vai levar em consideração não só o salário e os benefícios, mas principalmente se esse trabalho ajudará a desenvolver as competências necessárias ou facilitar sua promoção ao cargo desejado.

Aprenda a construir um plano de carreira efetivo

Agora que você entendeu por que é importante ter um plano de carreira macro, vamos ajudá-lo a construir o seu. Criamos um tutorial com 6 passos para planejar sua trajetória profissional. Preparado? 

1. Defina seus objetivos profissionais

O primeiro passo para um bom plano é saber onde deseja chegar. Para não ter decepções mais tarde, é muito importante fazer uma boa pesquisa no mercado. 

Tente conversar com pessoas que já atuam na área e saber como é sua rotina. Pergunte quais são os desafios que elas enfrentam, o que existe de interessante ou angustiante no cargo. 

Assim, você vai descobrir se é esse o tipo de atividade que realmente gostaria de fazer. Além disso, leia muito sobre o assunto e investigue a trajetória de grandes profissionais que atingiram esse objetivo, se tornando reconhecidos no mercado. 

Essas informações também são fundamentais para descobrir o que fazer para chegar lá: qual é a faculdade que dá acesso a esses cargos, as especializações mais recomendadas, se é necessário falar um segundo idioma, as competências exigidas, e assim por diante.

Faça uma lista com todos esses requisitos: formação, especializações, idiomas, concursos (se for o caso) e experiência profissional. Ela será a base para a sua próxima etapa.

2. Analise suas competências atuais

Depois de definir onde quer chegar e o que fazer para alcançar esse objetivo, é hora de ser realista e avaliar sua situação atual. Pegue a lista que você fez no passo anterior e assinale todos os requisitos que faltam. 

Você está em início de carreira e, por isso, é normal que tenha muitos itens para trabalhar. Não se assuste, mas entenda o tamanho do desafio e crie a consciência de que vai precisar de disciplina para vencer cada etapa. 

3. Defina as ações necessárias para capacitá-lo

Na frente de cada item da lista anterior, escreva o que é preciso fazer para alcançar aquele objetivo específico. Se o primeiro deles é a formação, por exemplo, já coloque qual é a graduação necessária para vencer a etapa. 

Essa também é a hora para estabelecer prioridades. Se a mensalidade de uma faculdade ainda não cabe no seu bolso, então o primeiro passo é se capacitar para um trabalho que dê acesso a isso.

Uma boa opção é investir em uma formação tecnológica. Ela tem o status de um curso superior, promove um aumento rápido na renda do profissional e dá condições para os próximos passos.

A mesma ideia se aplica a todas as áreas do mercado. Pense em qual é o próximo cargo que você deve ocupar e coloque no topo de sua lista as ações que vão levá-lo a esse passo seguinte. 

4. Estipule um prazo

Para que o seu plano não fique engavetado para sempre e se torne só mais um sonho, estabeleça um prazo para suas ações. Se precisa começar uma faculdade, programe-se para iniciar o curso no próximo semestre e já comece a se preparar para o vestibular

Veja o tempo necessário para fazer cada curso e programe suas ações, ano a ano. Você pode até deixar um pequeno intervalo entre elas, para o caso de algum imprevisto. Mas lembre-se: quanto mais fiel você for ao plano, menor é o seu caminho até o sucesso. 

5. Encaixe o planejamento em sua rotina 

O dicionário é o único lugar em que o sucesso aparece antes do trabalho. Por isso, não se iluda! Concretizar o seu plano vai exigir que você se esforce e até mesmo abra mão de algumas coisas que gosta. 

Vai ser preciso dedicar um bom tempo para estudar e adquirir competências. Pode ser que o investimento na sua educação exija que você deixe aquele show incrível ou viagem sonhada para depois, e assim por diante. 

Mas lembre-se: você tem um objetivo. É preciso transformá-lo em ações práticas que se encaixam no seu dia a dia, mesmo que para isso precise mudar alguns hábitos de lazer e consumo, adotando um planejamento financeiro

Separe uma parte do seu orçamento para investir na sua educação. Além disso, estabeleça também um número de horas por dia (ou por semana) para se dedicar aos estudos

Também é possível acelerar o seu plano aproveitando cada espaço na agenda. Tudo é uma questão de escolha. Você pode ir para o trabalho ouvindo suas músicas preferidas, mas também pode separar pelo menos dois ou três dias na semana para fazer o mesmo trajeto ouvindo podcasts da sua área ou aprendendo outra língua. 

Aproveite também momentos do dia: a espera no consultório do médico, na fila do banco, no treino da academia. Encaixar o plano na sua rotina e ter a disciplina necessária para cumpri-lo é o que vai garantir a realização do seu sonho. 

6. Inspire-se em exemplos de sucesso

Se eles chegaram lá, você também pode chegar! Por isso, uma boa dica é conhecer histórias de profissionais da sua área ou de outros setores e se inspirar nesses exemplos. 

Afinal, eles são a prova viva de que com esforço, disciplina e persistência, você pode alcançar qualquer objetivo! 

Entendeu como elaborar um plano de carreira macro e construir uma trajetória de sucesso? Gostou do post? Quer outras dicas para turbinar sua vida profissional? 

Então não perca tempo! Assine a nossa newsletter e receba conteúdos incríveis e sugestões imperdíveis diretamente em seu e-mail. Inscreva-se agora!

Você pode gostar
Saiba como se preparar para a entrevista do MBA
8 resoluções de Ano Novo para colocar em prática em 2018

Deixe seu comentário

Seu Comentário*

Seu Nome*
Seu Site

Share This