Como conseguir um estágio? Confira 6 segredos para ter sucesso na busca! - Blog da MRH - Carreira, formação e ensino tecnológico no padrão MRH
Carreira

Como conseguir um estágio? Confira 6 segredos para ter sucesso na busca!

Para quem deseja começar bem no mercado de trabalho, a experiência de ser estagiário é ideal. Em diferentes áreas, os programas supervisionados oferecem a oportunidade de os estudantes colocarem em prática os aprendizados da faculdade e conhecerem o dia a dia da profissão. No entanto, muitos estudantes tem uma dúvida: como conseguir um estágio?

O primeiro passo é consultar sua faculdade para verificar as regras e os convênios. Muitas universidades têm parcerias com organizações, por isso, é importante procurar o departamento do seu curso para checar se há indicações de vagas. Além disso, o aluno deve ter atenção às normas da sua instituição para saber a partir de que semestre pode estagiar — em geral, é a partir do segundo ano.

Mesmo sendo uma experiência importante para abrir portas no mercado de trabalho, não é sempre fácil conquistar uma vaga de estágio. Pensando nisso, listamos 6 dicas para ajudar você nessa busca. Confira!

1. Tenha um currículo impecável

Além de incluir os seus dados pessoais, como nome, telefone e e-mail, o currículo deve mostrar um pouco sobre suas capacidades. Mesmo quem tem pouca ou nenhuma experiência profissional pode fazer um bom currículo. Nesse caso, destaque suas participações em atividades acadêmicas, como projetos de extensão, programas de pesquisa, empresa júnior, AIESEC, centro acadêmico, diretório estudantil e trabalhos voluntários.

Coloque também informações sobre os cursos que você já fez, incluindo idiomas e informática. Lembre-se de adicionar outras experiências que achar relevante, como intercâmbios e participação em palestras ou eventos. Ademais, verifique se não há erros de português no currículo e não esqueça de valorizar as competências que possui, como boa comunicação ou criatividade.

2. Mostre seu lado profissional no LinkedIn

Além de ter um currículo pronto para impressão, vale a pena fazer um perfil no LinkedIn para destacar na busca por uma vaga de estágio. Essa rede social é voltada para fazer contatos profissionais. Nesse espaço, você pode se comunicar diretamente com organizações e pessoas do mercado, ampliando sua capacidade de networking.

Além disso, dá para você criar uma reputação e mostrar um pouco mais da sua personalidade para os recrutadores. Para deixar o seu LinkedIn com cara de profissional, coloque uma foto de perfil adequada — evite fotografias tiradas em grupo, por exemplo — e preencha o máximo de informações sobre suas experiências e habilidades.

Há um campo específico em que você pode citar suas competências. Se você entendeu muito bem uma disciplina ou é reconhecido na faculdade por algo, liste isso. Pode ser a habilidade de falar em público ou de compreender tabelas, por exemplo. Vale colocar também seus hobbies e interesses, como esportes ou projetos sociais. Esses detalhes ajudam as empresas a encontrarem os candidatos que mais combinam com a cultura organizacional.

3. Faça cursos

Para ter mais chance de conseguir um estágio, faça cursos que sejam importantes para a sua área. Além de adquirir novos conhecimentos, você ainda conhece outros profissionais, aumenta o seu networking e melhora o currículo. Muitas universidades oferecem cursos de extensão, mas busque também cursos de curta duração em outras instituições de ensino.

Para aproveitar bem esse investimento, pesquise as competências mais necessárias para a sua área antes de decidir qual curso fazer. Para estudantes de comunicação, o conhecimento em mídias sociais é essencial. Já para alunos de gestão ou administração, cursos de persuasão e negociação podem ser diferenciais.

Não esqueça também que, para qualquer área, é imprescindível ter conhecimentos de informática, especialmente do Office, e dominar línguas estrangeiras, sobretudo, inglês e espanhol.

4. Tire certificados

Sempre que participar de um evento, palestra ou curso, peça o certificado. Assim, você comprova que tem uma determinada habilidade ou conhecimento, caso a empresa na qual você busca estágio exija. Isso é importante, sobretudo, para processos seletivos em empresas públicas ou outras organizações que contratem estagiários por meio de edital.

Existem muitos sites e instituições de ensino oferecendo cursos online — alguns, até gratuitos — em que você consegue certificados e ainda aprende uma nova competência. Com isso, você incrementa o seu currículo e pode até aproveitar carga horária como atividade extracurricular na faculdade.

5. Inscreva-se para estágios voluntários

Para conhecer o ambiente de trabalho de uma empresa, também é válido fazer estágios voluntários. Mesmo que isso não pareça tão atrativo por causa da falta de remuneração, pense na experiência que você vai ganhar ao estagiar e na oportunidade de começar a fazer seu nome no mercado.

Tem alguma empresa em que você gostaria de trabalhar? Comece pesquisando as oportunidades nesse local. Algumas ONGs e outras entidades — como as agências e programas das Nações Unidas, por exemplo — oferecem vagas de estágio voluntário em que você não apenas entra em contato com o ambiente profissional como tem um impacto positivo na sociedade.

6. Conheça as competências valorizadas

Outro ponto importante para se destacar na busca por uma vaga de estágio é conhecer e desenvolver as competências mais valorizadas pelo mercado. A depender da sua área ou da sua organização de interesse, alguma habilidade ou conhecimento específico pode ser relevante, no entanto, de forma geral, as empresas buscam pessoas com boa inteligência emocional, que tenham capacidade de liderança e sejam comunicativas.

Por isso, não busque apenas cursos extracurriculares focados em conhecimentos técnicos. Procure também capacitações e treinamentos que fortaleçam suas competências pessoais. Para tanto, faça uma reflexão honesta sobre os seus pontos fracos e fortes. Se não gosta muito de trabalhar em equipe, por exemplo, tente desenvolver esse aspecto, já que, no ambiente de trabalho, você estará sempre em contato com chefes e colegas.

Quando lhe chamarem para uma entrevista, lembre-se de pesquisar sobre a empresa e chegue com antecedência. E mesmo se você receber algumas negativas no começo, não desanime. Melhore o seu currículo com novos cursos, desenvolva mais competências e continue tentando.

Agora é colocar nossas sugestões em prática! Com essas dicas de como conseguir um estágio, você tem tudo para conquistar uma vaga na empresa dos seus sonhos!

Quer conferir mais dicas de estudo e trabalho? Então, assine nossa newsletter e descubra artigos fundamentais para você desenvolver sua carreira com sucesso!

Você pode gostar
Habilidades para estagiário: saiba o que você precisa desenvolver
Por que um MBA pode ser considerado um investimento a longo prazo?

Deixe seu comentário

Seu Comentário*

Seu Nome*
Seu Site

Share This