8 dicas para montar um currículo que te destacará dos concorrentes - Blog da MRH - Carreira, formação e ensino tecnológico no padrão MRH
Ensino tecnológico

8 dicas para montar um currículo que te destacará dos concorrentes

A busca por uma nova oportunidade no mercado de trabalho envolve alguns procedimentos, e boas dicas para montar um currículo caem bem, não é mesmo? É muito importante que ele seja pontual, claro e destaque suas qualificações.

O currículo deve reunir informações básicas, de forma clara e objetiva, de modo que o recrutador consiga identificar tudo o que ele precisa avaliar. Assim, é possível sair na frente em um processo seletivo.

O conteúdo deste post vai te ajudar a montar um currículo de destaque, por meio de 8 dicas valiosas. Confira!

1. Estruture o currículo adequadamente

É fundamental que o currículo siga uma estrutura bem organizada e com a ordem de informações que permita uma leitura agradável, em que o recrutador seja exposto às informações gradativamente, por ordem de interesse.

Em ordem, o currículo deve apresentar os seguintes tópicos:

  • dados pessoais;
  • objetivos profissionais;
  • qualificações;
  • formações acadêmicas;
  • experiências profissionais;
  • formações complementares (cursos);
  • conhecimentos em informática;
  • informações adicionais;

Essa é uma ordem que divide bem todas as informações que precisam constar ao longo do currículo. Lembre de usar títulos de destaque para dar nome a cada uma dessas etapas, de maneira organizada e que deixe a leitura clara.

2. Seja objetivo nas informações

Recrutadores terão pouco tempo para conferir os currículos de todos os candidatos para uma vaga de emprego. Sendo assim, faça com que a leitura do seu seja breve, de modo que disponha todas as informações de forma sucinta e clara, sem textos longos, muitas páginas ou excesso de tópicos.

É fundamental ser objetivo e não se estender muito nos dados colocados. A objetividade é um ponto valorizado pelos recrutadores. Mesmo que você perceba que seu currículo acabe ficando muito pequeno, evite “enrolar” ao disponibilizar as informações. É comum isso acontecer com quem tem poucas experiências e qualificações: não se preocupe!

3. Seja sincero no que você diz

A sinceridade é uma qualidade, dependendo de como é utilizada. Essa é uma das principais dicas para montar um currículo, e o motivo é simples: mentir não é a melhor forma de agregar valor à sua imagem profissional. É preciso ser sincero e relatar somente suas qualidades e experiências, sem aumentar nada.

De nada vai adiantar, por exemplo, colocar no currículo que o seu nível de inglês é avançado, já que você pode ser testado ainda na entrevista. Pode ser que distorcer algumas informações e inventar funcione em algum momento, mas, a longo prazo, elas não se confirmarão e você só vai ter desperdiçado tempo e oportunidades.

4. Tenha cuidado com os erros de português

Ter domínio sobre a língua portuguesa é fundamental, uma vez que um profissional estará constantemente tendo que redigir e-mails, textos, documentos e uma série de outros conteúdos. Um currículo com erros pode facilmente ser descartado, já que pode indicar uma dificuldade do candidato.

É fácil evitar esse tipo de problema. Revise incansavelmente o currículo antes de enviar ao se candidatar para uma vaga. Se você não se sente seguro com seus conhecimentos, peça que alguém que tenha mais domínio da língua dê uma olhada. É fundamental se livrar desses erros!

5. Dê ênfase às suas qualificações

Muito se fala sobre a experiência profissional como um fator decisivo para a conquista de uma oportunidade de emprego. Entretanto, tudo começa pela qualificação do candidato. Como oferecer a vaga a alguém que não possui conhecimento técnico e preparo para exercer a função? É preciso, além de ter essas qualidades, destacá-las no seu currículo.

Dê ênfase aos seus conhecimentos, habilidades, preparos e todo tipo de diferencial que você é capaz de desenvolver exercendo um cargo. Fale tanto de capacidades específicas, voltadas a um tipo de função já exercida, quanto qualidades pessoais que podem ser usadas em diversos momentos da vida profissional. Essa é uma das mais imprescindíveis dicas para montar um currículo.

6. Atente-se ao design e à formatação

A parte visual do seu currículo diz muito sobre você. Um visual arrojado e sofisticado, com informações bem dispostas e organizadas, pode traduzir um profissional com um perfil semelhante. Já um currículo feito de qualquer maneira, sem muita preocupação com o visual, pode indicar alguém que não busca causar impacto e fugir da zona de conforto e do lugar comum.

As dicas para montar um currículo também se atentam a detalhes como esses. Busque um modelo com design moderno, que seja bonito, porém simples, valorizando as informações e dividindo bem o conteúdo. A formatação também é fundamental, organizando os textos e dando alinhamento que torna a leitura mais agradável ao recrutador.

7. Atenda às solicitações prévias do recrutador

Mesmo que você siga todas essas dicas para montar um currículo, pode ser que ele não esteja exatamente como o recrutador quer, e isso está ligado a algumas exigências que, em alguns casos, são feitas previamente na descrição da vaga. Questões como foto, formato do arquivo, em caso de envio por e-mail, e outros pontos podem ser solicitados, então é importante se atentar e cumprir.

Também é comum em alguns casos que o recrutador peça para o candidato colocar no currículo a pretensão salarial para aquela vaga. Antes de registrar um valor que você deseja, pesquise qual é a média salarial da vaga em questão levando em conta o seu contexto atual, em relação a experiência, qualificações e sua idade. É fundamental colocar um salário plausível e compatível com o mercado.

8. Revise tudo antes de enviar

Depois de seguir cada uma dessas dicas, é importante que você cheque se realmente tudo foi cumprido. São algumas etapas e pode acontecer de você esquecer algo ou cometer pequenos erros, seja por desatenção, seja por nervosismo diante da possibilidade do primeiro emprego.

Na hora de fazer seu currículo, tire um tempo vago para se dedicar exclusivamente a isso. Esse cuidado vai garantir que você entregue um material perfeito. Revise todas as informações, o design, a formatação e possíveis erros de escrita ou digitação. Não dê nenhum tipo de margem para um descarte que poderia ter sido evitado!

Com essas dicas para montar um currículo, você estará cada vez mais próximo da vaga que tanto deseja dentro da sua área. Siga cada um desses pontos e se mantenha perseverante e se preparando cada vez mais como profissional.

Gostou de saber mais sobre este assunto? Agora, aproveite e confira quais são os cursos profissionalizantes mais procurados no Brasil!

Você pode gostar
Por que e onde estudar Processos Gerenciais em Fortaleza?
Curso técnico em informática: tire suas dúvidas!

Deixe seu comentário

Seu Comentário*

Seu Nome*
Seu Site

Share This