Saiba como conciliar estudo e trabalho - Blog da MRH - Carreira, formação e ensino tecnológico no padrão MRH
Ensino tecnológico

Saiba como conciliar estudo e trabalho

Como conciliar estudo e trabalho? Essa é dúvida comum entre os profissionais que estão pensando em voltar a estudar, assim como os universitários que precisam arcar com suas despesas. O receio de muitos é não dar conta do esforço físico e mental exigido pelas duas atividades.

No entanto, apesar de ser uma tarefa penosa, trabalhar e estudar ao mesmo tempo é possível. Com uma boa gestão das atividades, dá para fazer os dois de maneira satisfatória. Pensando nas pessoas que precisam passar por isso, separamos algumas dicas para você se organizar. Confira!

Estabeleça prioridades

Em uma rotina atarefada, fica fácil se perder no meio de tantas atividades. Por isso, é fundamental estabelecer quais são as suas prioridades, pois, dessa forma, você consegue gerir de maneira mais proveitosa o seu tempo.

O que é mais importante para você no momento? Os estudos ou o trabalho? Se for os estudos, busque um emprego que permita mais flexibilidade ou tenha a carga horária reduzida. Estágios ou trabalho freelancer também são possibilidades de ganhar dinheiro e ter mais tempo para a graduação.

Se sua prioridade for o trabalho, monte uma grade de estudos que lhe exija menos, com aulas mais espaçadas, em que você não precise ir à faculdade todos os dias. Uma opção é fazer cursos que possuem carga horária menor, como o tecnológico,

No cotidiano, suas prioridades podem mudar — já que uma semana o foco pode ser estudar para alguma prova e na outra se preparar para uma reunião importante da empresa —, mas não se esqueça da meta geral. Organize os horários para manter tudo em equilíbrio de acordo com os seus objetivos.

Crie um cronograma

Tempo é um recurso precioso para quem trabalha e estuda. Então, organize bem os seus horários, estabeleça um cronograma com os momentos de cada atividade, pense em quantas horas por dia você trabalha e nos períodos das aulas. Lembre-se também de incluir horários para realizar as tarefas da semana, fazer revisões e se preparar para provas.

Com um cronograma, você percebe a quantidade de tempo que tem realmente disponível. Para isso, não esqueça de incluir o tempo gasto em deslocamentos no trânsito, bem como separar momentos para descanso e lazer. Definir as atividades que devem ser feitas em cada horário ajuda a manter o foco e a organização.

Atente-se ainda aos prazos das provas e das tarefas acadêmicas para não prejudicar os estudos. Na sua agenda, deve constar todos os seus compromissos. Quer você faça um planejamento on-line ou em papel, o importante é tentar manter a rotina definida.

Mantenha controle sobre as finanças

Muitos brasileiros sonham em passar no vestibular e ter um curso superior, no entanto, os desafios não estão só em entrar na faculdade. Manter-se na graduação envolve gastos com materiais, livros, alimentação, deslocamento, entre outros. Além disso, há ainda aqueles que pagam pelo seu curso e precisam contabilizar também as despesas com matrícula e mensalidades.

Diante desse contexto, faça um orçamento mensal e estime os custos de acordo com as suas receitas. Assim, você não perde controle das finanças e uma boa dica é manter uma planilha de gastos para equilibrar as contas e conseguir conciliar trabalho e estudo com menos preocupação.

Tire o máximo proveito do tempo de estudo

Ainda que você tenha pouco tempo para estudar, tente aproveitar o máximo possível daquele período disponível. Preze pela qualidade dos seus estudos.

Para isso, fuja de lugares com muitas possibilidades de distrações e interrupções: busque locais silenciosos e com iluminação adequada, como bibliotecas e salas de estudo. Evite também pegar o celular a toda hora, já que isso atrapalha a concentração.

Defina metas

Manter os estudos e o emprego de maneira equilibrada exige muitos sacrifícios, como abrir mão de sair com os amigos ou ter que ficar em casa no fim de semana. No entanto, se você está contemplando essa situação, existe algo que lhe incentiva a estudar e trabalhar.

Pode ter sido por uma vontade de ganhar mais destaque no mercado de trabalho ou de crescer dentro da empresa, por exemplo. Seja qual for o seu objetivo, use-o como uma forma de manter a motivação.

Além disso, estabeleça metas menores para garantir o cumprimento das atividades do cotidiano. Defina que em uma semana você vai ter concluído uma atividade acadêmica específica, como um fichamento ou uma resenha, ou então, que você conseguir um determinado resultado no trabalho.

Estipule tarefas com um prazo determinado para que seja mais fácil avaliar o desempenho do seu planejamento. Lembre-se que seus esforços vão ser recompensados no futuro.

Tenha momentos de lazer

Ninguém aguenta uma rotina exclusivamente voltada para estudo e trabalho durante muito tempo. Então, se você quer conciliar os dois com sucesso, é preciso manter o equilíbrio. Assim, separe também momentos para curtir com os amigos e se divertir com os familiares.

Essas horas de lazer são essenciais para você voltar com mais motivação aos estudos e ao trabalho. Tente fazer atividades que garantam tempo de qualidade com as pessoas queridas. Faça com que sejam instantes de relaxamento e diversão.

Não esqueça de cuidar de si

Em uma rotina puxada, não é raro esquecermos de ter atenção com nós mesmos. Contudo, você precisa lembrar que cuidar da saúde — tanto física quanto mental — é primordial para manter o equilíbrio entre os estudos e o trabalho.

Mesmo na correria, tente dormir pelo menos seis a oito horas por dia, alimentar-se de maneira saudável e, quando, possível, dê uma volta no parque ou exercite-se. Reserve algum momento do dia para ter um instante só seu, em que você consiga aliviar um pouco o estresse. Faça o que for condizente com a sua rotina para manter uma vida mais equilibrada.

Conte com o apoio das pessoas

Se você está pensando em estudar e trabalhar ao mesmo tempo, converse com seus familiares e amigos. Eles podem ser um bom apoio para você conseguir realizar os seus sonhos.

Mostre para as pessoas queridas os seus desafios e dificuldades, assim elas poderão oferecer ajuda em momentos de maior necessidade, seja aceitando a ausência ocasional em encontros e festas, ou assumindo mais tarefas em casa, por exemplo.

Mesmo que seja difícil, não desanime: é possível estudar e trabalhar. Siga essas dicas de como conciliar estudo e trabalho, assim você vai conseguir fazer um melhor gerenciamento do seu tempo.

Achou este artigo útil? Então, assine nossa newsletter e leia mais textos relevantes sobre carreira e estudos diretamente no seu e-mail!

Você pode gostar
Como escolher uma faculdade?
Programas de financiamento estudantil públicos ou privados: qual escolher?

Deixe seu comentário

Seu Comentário*

Seu Nome*
Seu Site

Share This