8 dicas para ser bem-sucedido na carreira de RH em grandes empresas - Blog da MRH - Carreira, formação e ensino tecnológico no padrão MRH
Formação

8 dicas para ser bem-sucedido na carreira de RH em grandes empresas

carreira de RH é uma das mais estáveis e com melhor mercado. Esse é um setor fundamental para as empresas, que sempre precisam de profissionais competentes e capazes de exercer sua função com eficiência e precisão necessárias no departamento.

Para ter sucesso na área de recursos humanos, é importante cumprir com requisitos indispensáveis. Essas qualidades ajudam o colaborador a se desenvolver na área, se tornando um profissional conceituado e capacitado para atuar.

Este post vai trazer as 8 principais dicas para quem quer ter sucesso trabalhando no setor de RH de grandes empresas. Confira!

1. Desenvolva resistência a críticas

O setor de Recursos Humanos é central dentro da empresa. Todos os outros precisarão, em algum momento, se comunicar com ele e o profissional dessa área vai lidar com toda a empresa. É inevitável que, em algum momento, as críticas surjam; então, é importante estar preparado para recebê-las.

Com o tempo, você vai se acostumar, mas, desde o primeiro momento, tente absorver o que é falado da melhor maneira possível, sem levar para o lado pessoal e analisando o que, de fato, pode ser levado em conta para sua melhora. Saber lidar com as críticas é fundamental para ter sucesso na carreira de RH.

2. Comunique-se com eficiência

Uma das principais necessidades de um profissional de RH é saber se comunicar de maneira clara e eficiente. Constantemente, será necessário lidar com pessoas, seja com os colaboradores da empresa ou em processos de seleção. Uma comunicação de qualidade torna o trabalho mais fácil.

Comunicar-se bem terá reflexos positivos no relacionamento com os outros setores e com os funcionários da empresa, criando uma confiança mútua, altamente necessária nessa posição corporativa. Além disso, é ótimo para lidar com os próprios companheiros de setor.

3. Estude e se atualize frequentemente

A carreira de RH exige conhecimento amplo, máximo e que precisa se atualizar constantemente. Um profissional dessa área trabalha com muitos processos e lida com muitas pessoas, então, é importante estudar regularmente novas tendências, sistemas de gestão de trabalho e uma série de outras questões pertinentes à atuação.

Além de buscar a graduação básica em RH, é importante se atualizar e procurar sempre se aperfeiçoar com cursos técnicos, pós-graduação e MBA. Busque também ler bastante sobre o tema e sobre as novidades da área de Recursos Humanos.

4. Inove nos processos de trabalho

O profissional que se desenvolve na carreira de RH estará constantemente diante da necessidade de captar novos talentos para a empresa. As demandas de treinamento, seleção e recrutamento são de responsabilidade desse profissional, então, é importante apresentar práticas diferenciadas nessas etapas.

A inovação é indispensável para atingir níveis cada vez mais eficientes na hora de preparar funcionários e encontrar os melhores talentos no mercado, testando suas capacidades antes de definir se eles são quem a empresa procura. Com métodos modernos e diferentes, o RH estará sempre à frente e vai obter os melhores resultados.

5. Desburocratize os procedimentos do setor

É natural que o setor de RH encare uma série de processos burocráticos ligados às necessidades da empresa e dos colaboradores. Registros de atividades de funcionários, pagamento de salários, verificação de horas trabalhadas e uma série de outras demandas podem tomar tempo demais de trabalho no dia a dia.

É fundamental propor ações que visem a desburocratização do departamento. Reduzindo a perda de tempo com essas tarefas, será cada vez mais possível se dedicar a outras demandas realmente relevantes e que estejam relacionadas ao desenvolvimento da empresa e do seu bom funcionamento.

6. Busque se envolver além do RH

Um profissional de RH precisa saber de tudo que acontece dentro da empresa. Não dá para ficar o dia inteiro na sala do seu departamento sem saber o que está acontecendo nos outros setores da empresa. Também não é positivo ter só conhecimento sobre suas demandas, pois constantemente você vai ser tirado de sua zona de conforto.

Na carreira de RH, o colaborador vai precisar desenvolver vários processos, além de ser obrigado a entender como está a percepção dos funcionários em relação à empresa. Alguns momentos como a integração e a inovação nos processos seletivos também necessitam de conhecimentos mais extensos.

7. Dê foco a cada um dos processos

Um dos grandes problemas visto em setores de RH é a mentalidade generalista. Ela desenvolve um comportamento em que o colaborador crê que a grande preocupação é desenvolver todas as demandas desse departamento a qualquer custo, sem se aprofundar em cada uma delas para propor melhorias e desenvolvimento.

São muitas as obrigações do RH, mas é fundamental um esforço para que todas sejam executadas com capacidade máxima, por meio de métodos e conceitos modernos e que ofereçam resultados melhores. A postura analítica traz mais crescimento para a empresa e melhores condições de trabalho ao setor.

8. Esteja pronto para ouvir

Uma das principais demandas do setor de RH é oferecer níveis satisfatórios de trabalho aos colaboradores e ter uma visão analítica quanto à percepção deles sobre a empresa. Muitas vezes, isso também será feito de uma maneira passiva, quando o próprio funcionário procura o setor para manifestar alguma possível insatisfação.

Nesse momento, é fundamental saber ouvir e entender a dor desse colaborador. Assim, será possível identificar um problema que pode ser geral, indo além desse funcionário em si. Também é importante ser receptivo e compreensivo na carreira de RH por conta das constantes dúvidas que surgem em relação a questões como pagamentos, férias, horas trabalhadas e outros pontos comuns da relação entre empresa e colaborador.

A carreira de RH é promissora e requer muita dedicação, estudo e desenvolvimento de quem deseja seguir por esse caminho. Para quem já é formado e deseja se aperfeiçoar, o MBA FGV em Gestão Estratégica de Pessoas, oferecido pela MRH, que é referência na formação de profissionais do setor, é uma ótima pedida.

Gostou de saber mais sobre essa profissão? A graduação tecnológica é a principal formação para quem deseja seguir carreira no setor de Recursos Humanos. Saiba mais sobre ela e quanto ganha em média um profissional que se forma nesse curso.

Você pode gostar
Qual profissão escolher? 7 dicas para escolher o curso certo!
Saiba como se preparar para o vestibular em 6 passos

Deixe seu comentário

Seu Comentário*

Seu Nome*
Seu Site

Share This