Afinal, o que é coaching e como ele pode ajudar na sua carreira? - Blog da MRH - Carreira, formação e ensino tecnológico no padrão MRH
Carreira

Afinal, o que é coaching e como ele pode ajudar na sua carreira?

A carreira é parte importante da vida de muitas pessoas e, na maioria das vezes, está diretamente relacionada à satisfação e realização pessoal. Mas você já reparou que é cada vez mais comum encontrarmos profissionais insatisfeitos com suas atividades e com as posições que ocupam? 

De acordo com uma pesquisa realizada pela Deloitte’s Shift Index nos Estados Unidos, 80% das pessoas estão infelizes com seus trabalhos. No Brasil, um levantamento da consultoria Elancers aponta que a insatisfação na carreira é realidade para 46% dos homens. Entre as mulheres, o número é ainda maior: 49% não estão felizes no que fazem.

É aí que entra o processo de coaching: estimulando esses profissionais a adotarem as mudanças necessárias para conquistar a realização em suas carreiras.

Quer saber mais sobre o que é um coaching e como ele pode ajudá-lo? Então, continue acompanhando.

O que é um coaching?

O termo coaching surgiu durante a idade média na Hungria, onde era utilizado para se referir aos cocheiros ou condutores de carruagens que transportavam seus passageiros aos destinos solicitados.

Em 1950, o termo passou a ser utilizado como referência à habilidade de gerenciar pessoas. Foi nessa época que surgiram as primeiras técnicas de desenvolvimento humano, que relacionavam as competências individuais com o processo de evolução pessoal.

Ambas as ideias fazem referência ao objetivo do processo de coaching: tirar uma pessoa de seu estado atual para conduzi-la ao estado desejado. Tudo isso por meio do autoconhecimento e do desenvolvimento das suas potencialidades.

A metodologia do coaching baseia-se no uso de técnicas e ferramentas cientificamente comprovadas, que são aplicadas por um profissional habilitado chamado de Coach. Esse profissional vai ajudar o cliente a transformar seus sonhos e desejos em objetivos claramente definidos. 

Como funciona esse processo?

Para realizar o processo, o Coach atua como um treinador, orientando seu cliente — ou Coachee — a trabalhar o autoconhecimento, voltando seu olhar para si mesmo e para o entendimento de questões antes não compreendidas. 

Dessa forma, o coaching proporciona o rompimento de barreiras, medos e crenças limitantes, e estimula o desenvolvimento de potencialidades que vão levá-lo a assumir sua melhor versão.

Diferentemente da terapia, que busca uma origem ou uma causa para os problemas, o Coaching trabalha com soluções, ou seja, estabelece metas e objetivos para um momento futuro, e desenvolve caminhos para que o cliente possa atingi-los.

O processo tem começo, meio e fim, e é aplicado com a realização das sessões de coaching, que têm duração média de uma ou duas horas. Essas sessões podem acontecer com periodicidade semanal, quinzenal ou mensal. 

Como trabalha o Coach de carreira?

Nos últimos anos, o processo de coaching evoluiu consideravelmente no Brasil e no mundo, conquistando espaço e assumindo papel importante em diferentes nichos de atuação profissional, como na área de esportes, relacionamentos, desenvolvimento pessoal, emagrecimento, entre outros. 

Dentre essas áreas, uma das que mais cresce é o coaching de carreira, que busca ajudar profissionais em situações de transição no trabalho. Como foco do processo, estão aquelas pessoas que buscam conquistar diferentes posições, seja em relação a melhores salários, mais reconhecimento ou, em muitos casos, um trabalho que se encaixe em seu propósito de vida. 

O Coach auxilia o profissional nesse processo de descoberta do que ele realmente quer fazer, quais seus sonhos, expectativas e anseios. A partir disso, é possível traçar uma estratégia para construir o caminho da sua trajetória profissional. 

Segundo uma pesquisa de 2015, realizada pelo jornal Executive Channel, mais de 40% dos executivos dos Estados Unidos já fizeram um processo de coaching. O método é tão valorizado que chega a ser oferecido como benefício em algumas empresas.

No Reino Unido, 88% das organizações utilizam o coaching para seus funcionários. Já na Austrália, esse número chega a 70%.

Quais os benefícios do coaching?

Entre os principais benefícios que o coaching pode proporcionar aos profissionais está a identificação de suas limitações e pontos fracos, a fim de desenvolver seu potencial. Além disso, o coaching permite que o profissional tenha clareza em relação às suas metas, de forma a fazer um planejamento de sua carreira. 

O processo de autoconhecimento e a evolução proporcionados pelo coaching também possibilita a ampliação da autoestima e da autoconfiança do profissional, deixando-o mais preparado para enfrentar os desafios do mercado de trabalho.

Por meio das ferramentas do coaching, o profissional consegue encontrar um equilíbrio entre sua vida profissional e pessoal. Além disso, pode conquistar uma série de benefícios, como:

  • identificação e eliminação de bloqueios;
  • aumento do potencial criativo;
  • diminuição do nível de estresse;
  • desenvolvimento da inteligência emocional;
  • melhora na comunicação;
  • aumento na produtividade;
  • melhora nos relacionamentos interpessoais;
  • diminuição da resistência a mudanças.

Segundo pesquisa realizada pela PUC Campinas, de 10 executivos entrevistados, todos afirmam que o processo de coaching contribuiu para aperfeiçoarem sua habilidade de ouvir. Outras capacidades aprimoradas pela maioria dos executivos foram a de lidar melhor com as mudanças, a melhora de sua flexibilidade e a melhora em seus relacionamentos interpessoais. 

Concluindo 

Como vimos, o processo de coaching tem potencial de alavancar sua carreira. O Coach atua como um condutor do Coachee durante todo o período, possibilitando uma troca valiosa para que esse último desenvolva suas potencialidades e aprenda a caminhar em direção aos seus verdadeiros objetivos, sonhos e metas.

Por meio das técnicas aplicadas, o profissional poderá minimizar seus pontos fracos e limitações, melhorando sua performance e atuando com mais confiança. Tudo isso vai possibilitar o alinhamento entre vida profissional e pessoal, criando um equilíbrio importante para a conquista de maior qualidade de vida. 

Para você que está em busca de melhores oportunidades para crescer na carreira e melhorar de vida, portanto, o coaching pode ser uma excelente alternativa.

Esperamos que esse post tenha ajudado a entender o que é um coaching e quais os benefícios que essa metodologia pode proporcionar para sua carreira. As mudanças acontecem de forma rápida e concreta, e podem ser sentidas imediatamente, desde o início do processo. 

E aí, gostou deste post? Entendeu como um processo de coaching pode ajudá-lo a alavancar sua carreira? Então deixe seu comentário abaixo para contar quais são suas expectativas profissionais.

 

Você pode gostar
Mudança de carreira: será que é preciso fazer outra faculdade?
Me formei, e agora? O que fazer ao terminar o ensino médio?

Deixe seu comentário

Seu Comentário*

Seu Nome*
Seu Site

Share This