Vale a pena fazer cursos de curta duração? Como escolher?

O mercado de trabalho se mostra cada vez mais dinâmico e mutável. Dentro de diferentes segmentos há mudanças consideráveis na atuação dos profissionais e há a necessidade de adequação. Para isso, os cursos de curta duração são as alternativas mais adequadas.

Eles oferecem a oportunidade de preencher lacunas e preparar para essas atualizações que o dia a dia de trabalho exige, em demandas relacionadas à realidade de profissionais de diferentes áreas.

Você vai saber mais sobre os cursos de curta duração ao longo deste post, conhecendo os principais temas e como escolher os melhores. Confira!

Quando os cursos de curta duração são válidos?

Um profissional do mercado de trabalho atual precisa ter a consciência de que sua atualização deve ser constante. Esse pensamento permitirá que ele se mantenha sempre relevante à empresa na qual trabalha e, principalmente, ao mercado de trabalho.

Essa condição envolve conhecimento. O desenvolvimento dos processos e da tecnologia de sistemas e softwares é um ponto importante e que exige muito estudo do colaborador. Em muitas áreas há atualizações constantes, por exemplo, de legislações, algo que requer um estudo mais aprofundado, para que o profissional se mantenha integrado a essas mudanças.

Conhecimento adicional à atuação

Os cursos de curta duração se tornam um recuso muito importante quando ele apresenta uma temática que ajuda o colaborador com uma demanda que tem estado cada vez mais presente em seu cotidiano de trabalho. Assim ele pode continuar produtivo e sem nenhum tipo de dificuldade de executar suas funções.

Em um caso muito comum, o curso de Excel, por exemplo, se mostra extremamente importante. Essa ferramenta é de ampla utilização em muitas empresas, devido às suas funcionalidades úteis em qualquer segmento empresarial.

Para quem trabalha em setores, como o de RH, ter amplo domínio das legislações trabalhistas é necessário, especialmente quando elas sofrem alterações e atualizações. Um caso recente foi a Reforma Trabalhista. Poder estudar os principais aspectos dessas mudanças é fundamental para quem trabalha diretamente com os direitos dos colaboradores da empresa.

Aprendizado de demanda do mercado

O mercado constantemente apresenta novas tendências que passam a regular determinados setores e, por vezes, essas mudanças acontecem tão rapidamente que é complicado entender tudo de uma só vez.

A prática do dia a dia acaba sendo o recurso principal de desenvolvimento, mas ter o auxílio de um conteúdo adicional é importante para ter a percepção de professores que têm experiência na atuação dentro do segmento específico.

Um bom exemplo é a grande evolução do marketing digital ao longo dos últimos anos. Além de ser uma forte tendência, sendo atualmente até mais relevante do que as campanhas off-line, esse segmento mostra constantes atualizações em relação a novas estratégias e procedimentos.

Poder fazer um curso sobre a atuação de marketing em mídias sociais, por exemplo, é fundamental para dominar uma área que se mostra forte e em grande crescimento. Qual empresa hoje não tem um perfil no Facebook e por ali promove campanhas?

Um profissional capacitado a estar à frente dessas ações de marketing sai na frente ao se manter importante dentro de sua empresa ou na hora de disputar uma vaga no mercado.

Dispensa nova graduação

Como o nome mesmo diz, os cursos de curta duração são breves, oferecendo o conhecimento necessário para que o profissional se qualifique e siga competente e relevante para a sua área de atuação. Essa é uma característica que faz esse tipo de curso ser ainda mais interessante para quem tem pouco tempo.

Como são conteúdos específicos e muitas vezes pequenos, não há a possibilidade de dedicar uma graduação, ou até mesmo um curso mais extenso só para desenvolver os assuntos. Sendo assim, o profissional se atualiza de forma ágil e dentro de uma semana já está pronto para aplicar esse novo conhecimento na sua atuação.

O que levar em consideração ao escolher um?

É importante estar atento a detalhes básicos na hora de escolher um bom curso de curta duração. Além de buscar características positivas e coerentes com sua situação profissional atual, vale a pena estar ligado nas boas oportunidades que aprender um novo assunto relevante pode trazer.

Seus objetivos pessoais

Seus objetivos pessoais sempre serão as principais motivações na hora de se aperfeiçoar. Você deseja se desenvolver no segmento? Quer ser visto como um colaborador dedicado e interessado? Quer se tornar cada vez mais relevante para o mercado de trabalho? Se sua resposta foi positiva para essas perguntas, certamente um curso de curta duração vai te atender e trazer benefícios.

Considere sempre suas necessidades de melhorar e se ver mais bem posicionado, seja dentro da empresa, seja no mercado, para assim concluir que é realmente necessário adquirir constantemente um novo conhecimento.

A relevância à sua atuação

É importante pensar se o curso escolhido tem a ver com a área que você atua no momento. É importante buscar um conhecimento relacionado ao seu cotidiano de trabalho, pois assim ele trará frutos reais e concretos, que você vai poder observar todo dia quando estiver diante de uma demanda específica.

Esteja sempre atento aos novos temas e às necessidades de desenvolvimento que o seu segmento tem exigido de você. É importante que o curso de curta duração que você escolher atenda a essas demandas.

Seu perfil profissional

Além de buscar conhecimentos que serão bons para a sua atuação, é importante o pensamento em desenvolver o seu perfil profissional por completo, buscando conhecimentos específicos que vão funcionar como uma habilidade a mais.

Se você, por exemplo, é um profissional de perfil comunicativo e que lida constantemente com o público, um curso de oratória pode ter grande benefício para o seu dia a dia no trabalho.

A possibilidade de fazer networking

O ambiente de um curso de curta duração é como em uma universidade: profissionais interessados em se capacitar e se tornar ainda melhores para o mercado. Será uma ótima oportunidade de fazer uma boa rede de contatos.

Você conhecerá outras pessoas com quem pode, no futuro, obter novos conhecimentos e receber indicações para boas oportunidades profissionais. O networking é fundamental para qualquer um que esteja ativo no mercado de trabalho.

Entender os cursos de curta duração e como elas podem ajudar no desenvolvimento de carreira é fundamental. Assim, é possível se manter sempre preparado para as melhores oportunidades e para se manter relevante no cargo atual.

Gostou de saber mais sobre esse assunto? Para ter acesso a mais conteúdos como este, assine a nossa newsletter e comece a receber mais posts diretamente em seu e-mail.

Grupo Mrh :