Existe uma pluralidade cada vez maior de caminhos para quem busca se profissionalizar. Nesse quesito, não existem escolhas melhores ou piores. Tudo depende do que você deseja alcançar com seus estudos.
Para quem está terminando o ensino médio, duas opções possíveis são a graduação tecnológica e a tradicional, com maior tempo de duração.
Você saberia dizer quais são as diferenças entre esses tipos de formação? Neste texto iremos lhe explicar as principais características de cada uma delas para que você consiga decidir melhor o seu futuro!
Quais são as principais diferenças entre as duas modalidades?
A principal delas é em relação à duração dos cursos. Uma graduação tradicional dura cerca de quatro a cinco anos, enquanto a tecnológica tem média de dois a três.
A graduação tradicional tem um espectro mais amplo, levando o aluno a se aprofundar no campo em questão e se aproximar das produções atuais desse ramo do conhecimento. Esse modelo possibilita que o aluno conheça várias formas de aplicação e práticas diversificadas de área, permitindo-o que se direcione para aquilo com que se identifica mais.
Por outro lado, a formação tecnológica tem um objetivo bem mais específico. Essa modalidade se iniciou com a área de informática, mas trouxe resultados tão positivos que hoje se estende por várias outras.
Um curso tradicional acaba dando acesso a um campo maior de atuação, mas exigirá mais tempo e dedicação. A modalidade tecnológica provavelmente te colocará mais rápido no mercado, mas, ao mesmo tempo, restringirá as suas possibilidades de inserção a atividades bem específicas.
Importante dizer que ambas garantem um diploma de graduação e te qualificam adequadamente para exercer uma ocupação. Não existe escolha certa, mas sim aquela que é mais apropriada para os seus objetivos e possibilidades atuais.
Quais são as vantagens de escolher uma graduação tecnológica?
Se você procura conciliar os estudos com outras atividades profissionais, essa pode ser uma boa escolha pelo tempo menor de duração. Do mesmo modo, se você já trabalha em determinada área, é uma chance de se especializar e expandir o potencial dos serviços prestados.
De certa forma, a formação tecnológica te dá um preparo mais direcionado para o mercado de trabalho. Como o escopo de um bacharelado é muito maior, é possível que você tenha com ele uma experiência mais rasa em relação ao campo de atuação.
O mercado de trabalho se transforma rapidamente e, às vezes, o ensino das faculdades tradicionais não consegue acompanhar essas mudanças. Pensando nesse aspecto, uma formação mais curta possivelmente estará mais antenada com as atualizações e necessidades práticas das empresas.
No caso da graduação tecnológica, existe uma preocupação mais direta com as ofertas do mercado. Você será preparado para cumprir uma função específica, sobre a qual existe uma demanda de trabalho.
Muitos dos que se beneficiam desse tipo de curso são aqueles que já exercem ou já tem em mente a ocupação que desejam exercitar. É uma forma de se aperfeiçoar naquilo que gosta de fazer e se preparar para realizá-lo com mais profissionalismo.
Se você sabe com o que quer trabalhar e tem vontade de se inserir no mercado de trabalho rapidamente, a graduação tecnológica pode ser a escolha mais adequada.
E os pontos positivos da graduação tradicional?
Um curso como esse te dá a chance de ter um panorama maior sobre o campo do seu interesse. É a sua chance de experimentar e estudar diferentes nichos de uma área do conhecimento. Esse percurso te ajudará a discernir aquilo que realmente te interessa nesse meio.
Se você tem essa disponibilidade e interesse, é a oportunidade de conhecer com mais profundidade um campo, e até mesmo se aproximar de outras áreas por meio de disciplinas eletivas e optativas.
As faculdades e universidades também oferecem a chance do estudante entrar em contato com a pesquisa e produção de conhecimento. Existem muitos programas de iniciação científica disponíveis nas instituições, o que pode ser a porta de entrada para uma carreira promissora no mundo acadêmico.
Se você tem interesse em trabalhar como professor ou pesquisador, certamente esse é o seu caminho.
Essa é uma modalidade que exige maior dedicação do aluno, de modo que existe também um reflexo nos salários correspondentes a esse investimento. Um profissional que tenha se formado pela graduação tradicional tem acesso a salários e cargos melhores do que aquele com a formação tecnológica.
Fazer esse investimento mais longo também te dará acesso a uma ampla gama de formações para pós-graduação: como as especializações, MBAs, mestrados e doutorados. O curso tecnológico também te dá acesso a certas especializações e MBAs, entretanto, algumas delas exigem um diploma de bacharel ou de licenciatura para serem cursadas.
São caminhos que certamente te destacarão no universo dos profissionais que possuem apenas as qualificações básicas.
Quais são as diferenças entre licenciatura e bacharelado?
Caso opte por uma graduação tradicional, você ainda pode decidir entre um bacharelado ou uma licenciatura. Ambas são formações que duram de quatro a cinco anos, mas também possuem distinções significativas:
Licenciatura
A licenciatura é a modalidade voltada para a formação de professores. Além da grade de disciplinas básicas, existe também um espaço no currículo para o estudo e a prática do ensino em sala de aula.
Esse tipo de curso normalmente é restrito a algumas áreas, como história, matemática, filosofia, etc. Quem consegue uma habilitação de licenciatura está apto a dar aula para o ensino infantil, fundamental e médio. Além disso, pode trabalhar tanto nas redes particulares quanto na rede pública.
Bacharelado
A formação em bacharel é o que normalmente pensamos quando falamos em graduação. É o curso que irá te preparar com profundidade para exercer determinada profissão. Muitos dos cursos ofertados nessa modalidade inserem em sua grade também estágios obrigatórios, iniciando o aluno diretamente com a prática profissional do campo em questão.
No passado, esperava-se que qualquer jovem recém-formado procurasse uma graduação tradicional para se profissionalizar. Hoje, existem muitas opções disponíveis para quem está se formando. A graduação tecnológica é uma alternativa segura e eficiente para se inserir rapidamente no mercado de trabalho.
De uma forma ou de outra, vale lembrar que terminar um desses ciclos não é o fim da sua jornada de aprendizado. É interessante que você continue se qualificando ao longo da sua prática de trabalho, o que te preparará melhor para os novos desafios da sua área e também te colocará em melhores posições no mercado.
Quer se preparar ainda mais para esses desafios? Leia este outro artigo e conheça um pouco mais sobre as diferentes áreas de formação!