Se você pretende entrar em uma instituição de nível superior de qualidade, saiba que o planejamento e a determinação em superar os próprios limites são cruciais para o sucesso. Não é fácil estar plenamente preparado para o vestibular, pois, além dos estudos para a prova isso também envolve a escolha do curso mais adequado para o seu futuro profissional.
É muito comum um estudante perceber que não tem vocação para exercer uma carreira durante a graduação. Para tentar evitar que isso ocorra, uma boa alternativa é aliar o foco nos estudos para o vestibular com uma análise das suas aptidões, além de conhecer bem o curso e o mercado de trabalho.
Você agora deve estar bem curioso para saber as medidas que devem pautar os seus estudos e a trajetória na graduação. Então, não perca tempo para conferir as nossas dicas — listamos os 7 fatores que mostram se você está realmente preparado fazer uma boa prova e entrar na faculdade. Acompanhe!
1. Dominar as matérias mais complicadas
Imagine que você é um estudante que deseja se formar em Jornalismo. Certamente possui bastante afinidade com português, história e geografia. Por outro lado, pode ser que tenha problemas em assimilar o conteúdo de disciplinas como matemática, química e física. Não é regra, mas acontece muitas vezes, porque essas matérias estão mais distantes da sua área de interesse.
No momento em que você consegue se aproximar das matérias com as quais tem mais dificuldade, você certamente ficará mais confiante e estará mais preparado para superar a concorrência.
Quanto melhor o seu domínio em todas as disciplinas, maiores serão as chances de acertar as respostas e de obter uma excelente nota. Com foco e organização, você pode superar as barreiras que o impedem de entrar na faculdade.
2. Ter equilíbrio emocional
Você é um estudante esforçado e apresenta grande conhecimento das matérias que serão cobradas no vestibular. Inegavelmente, isso é um grande passo para ter uma performance de alto nível.
Contudo, existe um fator que muitos não consideram: o equilíbrio emocional. Estar tranquilo vai ajudá-lo a fazer uma boa prova e a resolver as questões com muito mais facilidade.
Não é fácil lidar com a própria pressão e com a cobrança dos familiares por um bom desempenho. Por isso, procure exercitar a calma e a paciência para não perder a atenção durante o vestibular. O ideal é fazer atividades que o deixem mais relaxado na véspera da prova. Pense que você já estudou o suficiente para ser aprovado.
3. Montar uma estratégia para a prova
Fazer a prova significa apenas ler as questões na ordem dada, e resolvê-las o mais rápido possível? Com certeza a resposta é não. Se você pretende se diferenciar dos concorrentes, é melhor elaborar uma estratégia para o exame.
O ideal é iniciar o teste fazendo as questões das disciplinas com as quais tem mais afinidade. Depois, siga para as mais difíceis, mas não fique preso em questões que não consegue resolver.
Essa tática te ajuda a ganhar confiança e ficar mais calmo durante o teste. Um bom planejamento vai influir positivamente no seu desempenho, reflita sobre isso com muito carinho.
4. Assumir responsabilidades
Quando você segue uma rotina de estudos com maestria, comprova que possui condições de assumir responsabilidades. Isso significa que está não apenas preparado para fazer a prova, mas também para os compromissos que terá durante a faculdade.
Seguir o cronograma de estudos de maneira correta é uma forma de mostrar organização e maturidade. Isso tem ainda mais relevância quando o vestibulando prioriza mais a qualidade do que a quantidade durante o aprendizado.
Não adianta passar horas na frente de um livro, apostila ou computador, se não estiver realmente assimilando as informações. Ter responsabilidade significa também conhecer os próprios limites, reconhecer as dificuldades e pensar em ações para melhorar a cada dia.
5. Conseguir aplicar o conhecimento adquirido
Imagine que você conhece todo o programa de história e geografia e está pronto para acertar qualquer questão dessas matérias na prova. Com certeza isso te deixa mais motivado e convicto de que está fazendo uma preparação de alto nível.
Mas, o conhecimento não pode ser aplicado de forma mecânica. Por exemplo: você está fazendo uma redação sobre formas de combate à corrupção. Caso mencione fatos históricos e tenha dados sobre os prejuízos da má gestão para o Brasil, você terá mais chances de tirar uma excelente nota.
Quando alguém adquire conhecimento e o aplica no dia a dia com inteligência, está mais preparado para enfrentar os desafios e superá-los. Afinal, a capacidade de raciocínio é um diferencial importante na vida profissional e na pessoal.
6. Ter a autoestima equilibrada
Você estudou bastante durante todo o ano para passar no vestibular. Fez uma preparação com foco em compreender o conteúdo e procurou conciliar, na medida do possível, a rotina de estudos com trabalho e momentos de lazer.
Esses fatores são primordiais para o sucesso de um vestibulando e contribuem para manter a autoestima elevada. Ou seja, você precisa confiar em si mesmo e mostrar que possui condições de passar na prova, fazer uma excelente graduação e conquistar uma posição de prestígio no mercado de trabalho.
À medida que obtém um melhor desempenho nos exercícios para o vestibular, você estará mais qualificado para alcançar uma vaga na faculdade. Isso já é um bom motivo para esbanjar confiança.
7. Estar preparado para mudanças na rotina
Como vestibulando, você precisa saber que ao entrar na faculdade sua rotina de estudos não será mais a mesma. Não basta apenas decorar informações para conseguir uma boa nota, afinal, se trata da sua futura profissão e é fundamental utilizar os ensinamentos do curso para se diferenciar no mercado.
Na faculdade o estudo deve ser voltado para um aprendizado sólido, que vai acompanhá-lo durante a carreira. Essa não é uma missão fácil de ser cumprida. Um dos motivos é que muitos universitários conciliam as atividades do estágio ou trabalho com a vida acadêmica.
Inegavelmente, há uma mudança de rotina muito grande. Trabalhar durante a faculdade exige bastante disciplina e determinação. Por isso, o planejamento é muito relevante para que você seja bem-sucedido.
Se você está bem preparado para o vestibular e deseja contribuir na caminhada de seus amigos rumo ao curso superior, compartilhe agora mesmo este post nas redes sociais. O conhecimento merece estar ao alcance de todos!