O que é o LinkedIn e qual a sua importância para o networking - Blog da MRH - Carreira, formação e ensino tecnológico no padrão MRH
Carreira

O que é o LinkedIn e qual a sua importância para o networking

Que a tecnologia facilita muito a vida das pessoas nos dias de hoje, não é novidade. Que a internet está presente em vários momentos do nosso dia a dia, também não. E você, já parou para pensar em como ela afeta até mesmo o mercado de trabalho?

É certo que, atualmente, muitas amizades e relacionamentos começam no meio virtual. Mas, o que muitos não sabem, é que até mesmo um emprego pode ter a rede como pontapé inicial.

Um importante instrumento para isso é, sem dúvidas, o LinkedIn. Considerado uma rede social para profissionais, ele se tornou essencial para quem busca fazer networking e encontrar novas oportunidades de crescimento na carreira.

Quer entender melhor o que é LinkedIn e como ele pode ser importante para sua vida profissional? É o que vamos mostrar neste post. Confira a seguir.

O que é LinkedIn?

Com quase 15 anos de existência, o LinkedIn foi idealizado pelo norte-americano Reid Hoffman e lançado oficialmente em 5 de maio de 2003.

No site, a auto-titulação é: “A maior rede profissional do mundo”. E os números dão indícios de que isso seja verdade: são mais de 500 milhões de usuários cadastrados na plataforma, em 200 países e territórios, sendo cerca de 29 milhões somente no Brasil.

Ele é uma rede na qual é possível criar perfis de maneira semelhante às outras existentes, como Facebook, Instagram e Twitter. Porém, seu diferencial é sua inserção no universo empresarial e, por isso, o foco no perfil profissional de cada usuário.

Nela, é possível criar uma espécie de currículo virtual, informando nível de escolaridade, trabalhos anteriores, habilidades desenvolvidas e, até mesmo, incluir alguns projetos e certificados acumulados durante a carreira.

Seu objetivo é, então, conectar não apenas profissionais e empresas, como também profissionais a outros profissionais. No LinkedIn, é possível encontrar (ou anunciar) vagas de emprego, além de adicionar novas “conexões”, possibilitando que o usuário acompanhe publicações daqueles com os quais possui afinidade. Tudo isso a nível global, já que, por meio dessa rede, tem-se acesso à pessoas e organizações de todo o mundo.

Qual é a importância do LinkedIn?

O fato é que as pessoas têm entendido cada vez mais que ter um perfil no LinkedIn tornou-se um importante instrumento para se manter atualizado e visível no mercado profissional.

O principal fator capaz de explicar isso é o contexto atual, em que muitas empresas mantêm, nessa rede, perfis, sendo essa uma forma de se tornarem visíveis e influentes em mais esse meio. Dessa maneira, as organizações divulgam não apenas suas vagas ou seus ideais — como visão, missão e valores —, mas também atualizam os usuários a elas conectados com artigos e publicações que dizem do dia a dia, do trabalho ou das novidades da empresa para que as pessoas possam se inspirar.

Os usuários, por sua vez, também encontram no LinkedIn uma forma de divulgar suas competências e trabalhos já realizados, além de publicarem artigos que possuam relação com o ambiente profissional. Lá, eles podem, até mesmo, receber indicações por parte de suas conexões acerca das habilidades que demonstram ter.

Como pode-se perceber, essa rede social influencia fortemente no chamado networking, que é a capacidade de estabelecer uma rede de contatos profissional, abrindo portas para oportunidades por meio da troca de experiências e informações.

Deve-se considerar ainda o fato de que muitas vagas de emprego solicitam aos seus candidatos, além do currículo, o link para seus perfis no LinkedIn.

Não é raro encontrar, assim, casos de pessoas que receberam propostas de emprego por meio dessa rede e. até mesmo. usuários que desenvolveram boas práticas para obterem perfis de sucesso no LinkedIn.

Como ter um bom perfil nessa rede?

Apesar da importância de ter um perfil no Linkedin, é preciso ter em mente que, assim como um currículo, a página do usuário deve ser atraente. Assim, é possível aproximar-se ainda mais do objetivo de estabelecer uma boa rede de conexões e, consequentemente, fazer networking.

Confira abaixo 5 práticas para ter um perfil de sucesso.

1. Manter o perfil atualizado

Assim como o currículo, o LinkedIn deve ser sempre atualizado. Isso porque quanto mais informações o usuário disponibilizar maiores são as chances de se tornar visível para empresas e outras pessoas.

Por isso, além de incluir experiências profissionais no mercado de trabalho, é muito importante colocar na sua página certificados de cursos que já fez, portfólio (nos casos de profissões que exigem um), pesquisas acadêmicas etc.

E não se esqueça também dos dados de contato. Mantê-los atualizados é uma maneira de se tornar ainda mais acessível para novas oportunidades.

2. Colocar uma boa foto

Apesar de parecer algo banal, a foto também diz muito sobre o usuário do LinkedIn. Uma pesquisa feita pela própria rede social, por exemplo, mostrou que mais de um quarto dos brasileiros (27%) considera importante atualizar a imagem no perfil.

Mas, cuidado: não atualize apenas por atualizar. É preciso saber escolher uma boa foto, tendo sempre em mente a impressão que se quer causar. Então, nada de imagens em festas ou com roupa de piscina, concorda?

3. Personalizar a URL

Uma boa ferramenta do LinkedIn é possibilitar que o usuário modifique a sua própria URL. Isso pode ser uma maneira de facilitar ser encontrado ou, até mesmo, de fazer com que as pessoas e empresas memorizem mais facilmente sua página.

Afinal, é bem mais fácil lembrar de uma URL que possui palavras e, possivelmente, poucos números do que aquelas cheias de letras, algarismos e símbolos, não é mesmo?

4. Fazer um bom resumo

O meio virtual requer rapidez e informações fáceis de serem visualizadas. Por isso, evite fazer todo um histórico detalhado de suas experiências anteriores no espaço dedicado ao resumo.

Utilize-o para colocar apenas as informações mais relevantes sobre sua trajetória, como áreas de atuação e cargo atual. Deixe o resto — duração, funções, atividades — para a parte de “Experiência”.

5. Ser ativo

Diferentemente do que muitos usuários pensam, apenas atualizar o próprio perfil com as novas experiências não é o suficiente para se ter sucesso no LinkedIn. É preciso também publicar ideias, textos e artigos que considere importantes de serem encontrados por suas conexões.

Porém, se ainda não se sente à vontade para isso, experimente, de início, curtir ou compartilhar artigos relevantes de outras pessoas. Assim, será possível mostrar que se está ativo na rede profissional, e não que apenas possui um perfil nela.

Por todas as possibilidades que o LinkedIn dá, ele tem sido cada vez mais valorizado no mercado profissional. Justamente por isso, tornou-se impossível ignorar a importância de se estar presente nele, estabelecendo conexões e fazendo networking.

Se ainda não tem um perfil nessa rede, considere construir um o quanto antes. E, se já tem, não deixe de seguir as dicas que demos neste post. Assim, serão ainda maiores as chances de novas oportunidades surgirem para você.

Achou este post útil? Entendeu melhor sobre o que é LinkedIn? Então, assine a nossa newsletter e fique por dentro de outras dicas e novidades do nosso blog.

Você pode gostar
Mudança de carreira: será que é preciso fazer outra faculdade?
9 profissões do futuro que vão te inspirar

Deixe seu comentário

Seu Comentário*

Seu Nome*
Seu Site

Share This