Será que preciso de um mentor? Como encontrar um? - Blog da MRH - Carreira, formação e ensino tecnológico no padrão MRH
Carreira

Será que preciso de um mentor? Como encontrar um?

Nos estudos, no trabalho e na vida — em todos esses aspectos vão aparecer situações em que você terá várias opções e nem sempre vai saber qual é a melhor decisão. A experiência de alguém que já passou por todo esse caminho pode ajudar a enxergar o cenário de forma mais clara. Descobrir como encontrar um mentor e conseguir uma boa orientação nesses momentos pode encurtar sua trajetória rumo ao sucesso.

Se você está começando sua carreira e ainda está em dúvida se é realmente importante contar com um mentor e como encontrar a pessoa ideal para essa função, este post vai ajudá-lo.

Vamos falar sobre o papel de um mentor para o seu projeto de estudos e desenvolvimento da carreira e dar algumas dicas para você encontrar essa pessoa e turbinar sua vida profissional. Confira!

Qual é a importância de um mentor?

Assim que você começar a sua trajetória no mercado, vai descobrir uma verdade: nem tudo que precisa para se dar bem na carreira está escrito nos livros. Isso vale tanto para as decisões do trabalho quanto para as escolhas pessoais.

Vão aparecer alguns desafios para os quais você vai descobrir que não está preparado. Assuntos até muito comuns no mercado de trabalho simplesmente não podem ser ensinados nos bancos escolares. Eles exigem conhecimento prático.

Além disso, vão surgir situações relacionadas às suas próprias escolhas pessoais. Pode ser que apareça uma oportunidade de emprego que parece ótima porque oferece um salário melhor, mas que não vai contribuir para você atingir seu objetivo de carreira.

Em todos esses momentos, como tomar uma decisão? Um mentor pode ser muito útil. Ele é um profissional que já trilhou todo esse caminho, provavelmente já teve suas próprias derrapadas e decepções e está disposto a ensiná-lo a evitar armadilhas.

Isso não significa que um mentor vai tirar o seu poder de decisão. Ele apenas vai agregar a visão de uma pessoa mais experiente, mais vivida, que já enxerga o mercado e os negócios com uma bagagem maior de conhecimento.

Qual é o papel um mentor?

Mentores podem ajudar em muitos aspectos. Algumas vezes eles dão conselhos para resolver problemas específicos. Em outros casos, eles orientam uma pessoa ao longo de toda uma carreira. Fizemos uma lista dos principais papéis:

Analisar as opções

Toda decisão que alguém toma, seja pelo trabalho ou para a vida, tem seus resultados. Um mentor vai ajudá-lo a analisar as consequências das diferentes opções para que você faça uma escolha consciente.

Apontar caminhos mais simples

É possível que você saiba, sim, como resolver uma determinada situação. Mas e se houver um jeito mais simples e mais prático de solucionar o problema? Por já ter feito isso, um mentor pode apontar essas opções e facilitar o trabalho.

Garantir uma visão externa

Às vezes nós estamos tão envolvidos em uma situação — inclusive emocionalmente — que fica difícil tomar uma decisão objetiva. Um mentor tem uma visão “de fora”, que pode ajudar você a enxergar aspectos aos quais não estava dando atenção.

Discutir opções e planos de carreira

Como o mentor já entende melhor o mercado, ele conhece alternativas e oportunidades que você nem imaginava que existiam. Além disso, pode ajudar você a elaborar um plano de carreira e as melhores estratégias para alcançar seus objetivos.

Identificar pontos fracos

Todas as pessoas têm pontos fortes e fracos. Os primeiros precisam se tornar o carro-chefe da sua carreira, aquelas características que você vai destacar no seu currículo e nas entrevistas de emprego, pois sabe que realmente é bom nelas.

Já os pontos fracos precisam ser trabalhados. Existem habilidades que você pode desenvolver ou compensar de outras formas, mas para isso precisa enxergá-las de maneira objetiva. Um mentor pode identificá-las e até mostrar como corrigi-las.

Auxiliar no networking

Você pode dar um verdadeiro salto na sua carreira se, além de ser a pessoa certa, tiver a oportunidade de também conhecer as pessoas certas. Uma das vantagens da mentoria é que esse profissional auxilia a aumentar seu networking, o que pode render muitas oportunidades.

Como encontrar um mentor ideal?

Quer saber o que fazer para encontrar e escolher o mentor ideal para ajudá-lo na ascensão profissional? Confira nossas dicas:

Encontre alguém inspirador

Um mentor precisa ser alguém que desperte em você o desejo de se tornar como ele, tanto no que diz respeito à competência profissional quanto em suas características pessoais.

Então, escolha uma pessoa ética e inspiradora, com quem você possa ter um aprendizado que vai muito além de questões técnicas. Que ele seja a personificação do que deseja se tornar.

Também é muito importante que ele tenha atingido o objetivo que você quer alcançar. Sem esse requisito fundamental, dificilmente o mentor poderá aconselhá-lo sobre como chegar lá.

Preste atenção nas oportunidades

Para ter um mentor, você não precisa de um contrato assinado. Basta ter abertura para se aproximar e absorver o conhecimento e orientação que essa pessoa tem a oferecer.

Pode ser uma surpresa para muitos, mas existem diversos profissionais experientes dispostos a ajudar quem está no início de carreira. Fique atento a alguém assim na própria família, no trabalho ou algum professor de faculdade com essa boa vontade.

Participe de cursos, eventos e comunidades

Uma forma interessante de encontrar mentores é marcar presença em cursos e eventos dos quais as pessoas que você admira também participam. Essa atitude cria oportunidades de aproximação e pode abrir as portas para uma mentoria.

Também existem comunidades que se formam a partir desses eventos e continuam o contato por meio das redes sociais. Procure grupos que tratam de temas relacionados à sua profissão.

Coloque-se à disposição para participar de projetos

Especialmente em universidades, alguns professores têm projetos de pesquisa em andamento. Fazer parte deles é uma maneira de aprender mais durante a graduação e, quem sabe, conseguir a orientação desse profissional. O mesmo pode acontecer em empresas, desde que a organização não tenha uma política definida que impeça essa aproximação.

Entendeu por que é importante contar com o auxílio de profissionais experientes e como encontrar um mentor? Gostou do post? Quer outras dicas para alavancar a sua carreira e alcançar o sucesso?

Então que tal acompanhar o nosso conteúdo nas redes sociais? Siga nossa página no Facebook e fique por dentro de todas as novidades. Nos encontramos por lá!

Você pode gostar
Descubra agora o que faz um gestor de projetos!
Rotina de estudos: 5 passos para montar a sua

Deixe seu comentário

Seu Comentário*

Seu Nome*
Seu Site

Share This