Saiba como se preparar para a entrevista do MBA - Blog da MRH - Carreira, formação e ensino tecnológico no padrão MRH
Carreira

Saiba como se preparar para a entrevista do MBA

Junto de um novo passo em relação à vida profissional também vem uma dúvida muito comum: como se preparar para a entrevista do MBA de forma adequada? Esse é um momento que requer conhecimento para ser encarado da melhor forma.

Quem busca a oportunidade de fazer uma pós-graduação de qualidade precisa estar atento aos requisitos e exigências cobrados antes de ser autorizado a cursar o MBA. Ele é voltado para profissionais que já tenham experiência no mercado e que estejam prontos para serem preparados em novos níveis acadêmicos.

Neste post você vai saber mais sobre a entrevista para MBA, como ela acontece e o que deve ser levado em consideração a nível de preparação. Confira!

Qual a importância da entrevista?

O MBA é um modelo de pós-graduação com foco intensivo na preparação de profissionais para atuar em áreas corporativas relacionadas a negócios. Entretanto, é fundamental que as pessoas que se candidatam a cursar essa modalidade já tenham um histórico curricular adequado.

Essa exigência acontece para que o aluno consiga ter o melhor aproveitamento dos conteúdos que serão abordados em aula, que focam bastante no estudo de casos inspirados no cotidiano de empresas. Uma vez que o candidato não tem experiência prévia de mercado, fica praticamente impossível ter bom aproveitamento no MBA.

A entrevista é um processo que acontece após essa análise curricular, servindo para que a instituição, por meio de um agente capacitado, saiba mais sobre o estudante. Nesse momento é possível avaliar melhor quais são as perspectivas do futuro aluno diante da sua entrada na pós-graduação.

Como ela acontece?

O momento acontece de forma muito natural, se configurando como uma das etapas para o processo de admissão dos alunos. O primeiro passo é a inscrição, e a partir daí deve ser cumprida a entrega de documentos básicos de comprovação e também o currículo.

Em seguida, após a análise do histórico do aluno e a aprovação do mesmo, ele é convocado a comparecer à instituição do ensino para que aconteça a etapa da entrevista, ou até mesmo um agente da universidade pode realizar o contato por telefone.

Nesse momento ele será questionado acerca de diversos tópicos que sejam pertinentes ao seu ingresso na instituição. A partir daí já é importante estar atento em como se preparar para a entrevista do MBA.

Quais são as principais perguntas?

Algumas perguntas são bastante clássicas e costumam se repetir bastante, assim como em entrevistas de emprego. Algumas podem até parecer pouco interessantes, mas o entrevistador sempre sabe o que vai extrair das respostas, então é importante estar pronto para responder algumas delas, que vamos conhecer a seguir.

“Fale mais sobre suas experiências profissionais e acadêmicas”

Nesse momento é fundamental dar detalhes maiores que não estão no seu currículo. Conte suas motivações acadêmicas e coisas importantes que você desenvolveu profissionalmente, como, por exemplo, projetos nos quais você esteve à frente. Tente contar uma história com ordem cronológica, em que os fatos se liguem.

“Por que você quer cursar MBA?”

Para responder essa pergunta você precisa estar ciente do que o MBA vai te proporcionar, para assim poder responder o motivo pelo qual essa foi sua opção, ao invés de outras formas de pós-graduação.

“O que você pretende a longo prazo?”

Aqui o entrevistador quer saber quais serão seus próximos passos e como o MBA pode ajudar você a conquistar esses objetivos. Você deve citar áreas em que pretende se focar e quais funções quer exercer.

“O que espera que o MBA vá agregar de positivo?”

Nesse momento é importante que você saiba expressar exatamente o motivo pelo qual está buscando cursar o MBA. Fale sobre o que você crê que terá de benefícios e como isso vai fazer diferença na sua vida profissional.

“Quais suas qualidades e pontos que precisa melhorar?”

Tudo que um entrevistador não precisa ver nesse momento é hipocrisia ou arrogância. É muito clichê optar por respostas óbvias tentando impressionar, além de também não cair nada bem se exaltar exageradamente. Seja honesto e responda realmente quais qualidades que você crê que sejam importantes, mesmo que não as ache tão especiais.

Nos pontos a melhorar ou fraquezas, seja sincero, mas não a ponto de queimar totalmente seu filme. Sempre foque em dizer que precisa desenvolver e nunca que é um “defeito” propriamente dito.

Como se preparar para a entrevista do MBA?

Para um momento importante como esse é fundamental estar tranquilo, primeiramente, e saber se expressar com clareza, objetividade e com um conteúdo relevante. É bom lembrar que, nesse nível, só os melhores chegam, então preze por exercer sua excelência na entrevista. Veja algumas dicas para mandar bem!

Conheça a instituição de ensino

Uma das principais maneiras de se preparar para a entrevista do MBA é conhecer o lugar onde você vai estudar. Você precisa saber, principalmente, sobre como é o curso que você deseja fazer lá, com detalhes sobre disciplinas e métodos de ensino. Pesquise antes, busque informações sobre o conteúdo programado e converse com ex-alunos.

Tenha uma postura adequada

Entende-se que os profissionais que vão ingressar no MBA são aqueles de mais alto nível, e esses precisam se portar como tal. Isso inclui a forma de se expressar, postura em relação à cordialidade, linguagem mais formal e roupas condizentes, como se fosse para uma entrevista de emprego.

O MBA vai preparar o profissional para um novo estágio de atuação, que naturalmente vai abrir portas nos mais altos cargos. Dessa forma, desde a entrevista é importante se portar com esse pensamento.

Mantenha o controle emocional

Como se preparar para a entrevista do MBA também está muito ligado à inteligência emocional, ou seja, a capacidade de controlar reações e administrá-las de modo que isso não interfira no desempenho e na tomada de decisões.

É importante não deixar o nervosismo e a ansiedade tomarem conta na hora da entrevista, pois isso pode resultar em ideias pouco claras na hora de se expressar. Em um momento tão relevante como esse pode ser difícil ficar calmo, mas entenda que a perda do controle emocional pode custar seu ingresso na pós-graduação.

Conheça as principais perguntas

Algumas das principais perguntas você já conferiu neste conteúdo. Elas são muito frequentes e é importante focar em conhecê-las. Elas são um ponto crucial em como se preparar para a entrevista do MBA. Assim você vai poder traçar uma espécie de roteiro na sua cabeça, respondendo de forma mais desenvolta e precisa quando for questionado.

Para ter uma base melhor, tente conversar com algumas pessoas que já passaram pela entrevista previamente. Isso vai te ajudar muito a entender como esse processo funciona e quais perguntas foram feitas em cada um dos casos, identificando as mais recorrentes.

Saber como se preparar para a entrevista do MBA é muito importante para que esse momento seja encarado com mais tranquilidade, sem que nada possa atrapalhar o objetivo de dar mais esse passo em busca de uma carreira profissional de sucesso.

Percebeu como é importante estar pronto para esse momento? Agora só falta escolher a instituição de ensino adequada! Entre em contato conosco e conheça a nossa oferta de cursos de MBA!

Você pode gostar
Testes vocacionais: descubra a profissão perfeita para você
Por que e onde estudar Recursos Humanos em Fortaleza?

Deixe seu comentário

Seu Comentário*

Seu Nome*
Seu Site

Share This