Habilidades para estagiário: saiba o que você precisa desenvolver - Blog da MRH - Carreira, formação e ensino tecnológico no padrão MRH
Carreira

Habilidades para estagiário: saiba o que você precisa desenvolver

O início no mercado de trabalho é sempre um momento de afirmação, afinal, todo mundo quer mostrar serviço para ser visto como um funcionário competente. As exigências de habilidades para estagiários são cada vez maiores, mas igualmente importante é a postura.

As características que chamam atenção estão relacionadas ao seu comprometimento, suas qualificações e a maneira como você encara as responsabilidades do dia a dia de trabalho no estágio.

E aí, está a fim de saber como ser um estagiário de destaque? Confira o que é fundamental nessa fase da carreira!

Comprometimento com o estágio

O comprometimento é fundamental com qualquer atividade e obrigação. Quando se trata de estágio, essa necessidade é ainda maior. É dele que você vai tirar sua renda mensal, além do seu desenvolvimento profissional. Portanto, encare essa fase como decisiva para a sua evolução.

O seu nível de comprometimento deve ser mostrado em todos os momentos: com horários, no respeito aos companheiros de trabalho, na dedicação às demandas e na entrega total para o melhor desempenho. Encare seu estágio como um emprego, pois é esse tipo de postura que as empresas procuram.

Você deve se envolver ao máximo com os valores e com a estratégia da empresa, para assim corresponder às expectativas sobre você. Esse é o caminho mais curto para a formação de um profissional respeitado.

Desejo de se desenvolver

Esteja sempre faminto por conhecimento, para adquirir novas capacidades e, principalmente, para crescer dentro da empresa em que você está estagiando. Um profissional de bom trânsito no mercado de trabalho é aquele que nunca está satisfeito com sua posição atual, muito menos com suas qualificações.

Pode ser que novos desafios apareçam entre suas obrigações no estágio, mas não se desespere! Você pode crescer aprendendo e desde que sua cabeça funcione assim, entendendo que isso é positivo para a sua carreira, você conseguirá colher os benefícios de poder crescer. Tenha esse desejo e o demonstre sempre, pois isso contará ao seu favor.

Proficiência em idiomas estrangeiros

Há algum tempo, o idioma estrangeiro, como o inglês, era considerado um grande diferencial, porém, atualmente, ele é quase como uma obrigação. Hoje, a fluência é uma das habilidades para estagiário mais exigidas, quase como o mínimo para o crescimento profissional em alto nível.

Dessa forma, comece a se movimentar quanto a isso! Busque boas opções de cursos de idiomas que consigam se adaptar a sua rotina e, principalmente, que caibam no seu bolso. É possível conseguir se desenvolver em um idioma estrangeiro sem que isso custe tanto dinheiro assim. Mandar bem no inglês conta muito positivamente!

Ética profissional

Por mais que essa característica seja bastante óbvia, é sempre importante ressaltar o quanto a ética profissional é bem vista no meio corporativo. Essa questão nem sempre está ligada ao caráter, sendo que muitos comportamentos antiéticos são praticados por puro desconhecimento, especialmente quando se é um profissional novo, como um estagiário.

A ética no trabalho deve estar presente em vários momentos, como no relacionamento com os companheiros e com a chefia, no trato com pessoas de hierarquia mais baixa, no sigilo de informações relacionadas às atividades da empresa e em uma série de outras questões.

Perfil inovador

A inovação é uma das habilidades para estagiário que mais são observadas com atenção, tendo em vista a necessidade crescente de profissionais que tenham essa capacidade. Aplicar novos métodos de trabalho que sejam capazes de otimizar a realização de demandas é um movimento que todas as empresas estão buscando atualmente.

O profissional que tem um perfil inovador é aquele que está sempre pronto a propor direções não tentadas antes, em prol de melhores resultados. Além disso, muitos desses colaboradores têm grande familiaridade com a tecnologia, usando esses recursos para atingir objetivos e aumentar a produtividade diante de suas obrigações. Já imaginou como um estagiário com esse perfil pode se destacar?

Foco no que é importante

Como se desenvolver bem sem ter foco no que é importante? O período de estágio não pode ser uma desculpa para que você se distraia com uma série de fatores que, de fato, podem acabar tirando sua concentração do que é realmente importante: o trabalho! Tão importante quanto querer se manter focado é identificar o que pode te distanciar disso.

Atualmente, as redes sociais, especialmente no smartphone, são recursos que são aproveitados de maneira errada. Não vai deixar que isso te prejudique, não é mesmo? O estágio é o momento em que sua postura profissional é mais observada e se você não estiver adequado, sua continuidade na empresa estará em risco. Concentre-se em dar seu melhor, certo?

Organização das demandas

O fluxo de demandas do dia a dia de uma empresa costuma ser grande, e isso não pode ser um fator que vá te atrapalhar. Você pode até sentir o peso disso no início, o que é completamente normal, mas se organizar será fundamental para que você tire de letra essa dificuldade.

A organização é uma das habilidades para estagiário que mais ajudam no desenvolvimento, pois é assim que você vai conseguir dar conta de tudo. Nunca deixe de anotar tudo que deve ser feito, seja em post-its ou no bloco de notas em seu computador, sempre considerando a ordem de relevância e de urgência. Com isso, nada vai passar em branco e você vai se mostrar competente.

Capacidade de suportar pressão

Não é segredo para ninguém como o mercado de trabalho moderno exige o máximo do desempenho dos profissionais. Uma empresa que precisa atingir seus resultados quer colaboradores que estejam prontos para atuar no máximo de suas capacidades. A pressão será um fator constante!

Você precisa entender que essa cobrança estará sempre presente e que, de certa forma, isso vai ajudá-lo a crescer. Não precisa se assustar! Apenas tenha em mente que a pressão vai existir e que você precisa lidar com ela com muita confiança e tranquilidade.

O primeiro passo é fazer um bom trabalho e procurar se desenvolver sempre. A organização também ajuda, assim como a dedicação máxima para entregar sempre o melhor. Com essa postura, a pressão será só mais um detalhe!

A partir do momento em que você se mostrar disposto a acumular as habilidades para estagiário necessárias, assim como a postura adequada, o mercado vai se abrir e você vai poder aproveitar as melhores chances.

Você pode ter acesso a outras dicas legais como essas que você leu neste post! Quer saber como? Assine nossa newsletter e receba tudo em seu e-mail!

Você pode gostar
Aprenda como elaborar um plano de carreira macro
Entenda como um MBA pode ajudar você em um processo seletivo de emprego

Deixe seu comentário

Seu Comentário*

Seu Nome*
Seu Site

Share This