Excel avançado: por que todos os bons profissionais o utilizam? - Blog da MRH - Carreira, formação e ensino tecnológico no padrão MRH
Formação

Excel avançado: por que todos os bons profissionais o utilizam?

O conhecimento de Excel avançado é um diferencial importante no mercado de trabalho. A ferramenta é uma das mais importantes do mundo corporativo, sendo uma exigência comum e que requer atenção.

Quem domina o software tem mais chances de sair na frente em uma seleção para vaga de emprego, pois esse requisito é muito buscado por recrutadores e empresas. Nem todos sabem a amplitude de possibilidades que o software oferece, portanto quem tem esse domínio é capaz de oferecer mais produtividade e desenvoltura em diversas atividades burocráticas da empresa.

Neste post, você vai conhecer os principais motivos pelos quais os melhores profissionais do mercado têm Excel avançado. Confira!

Ferramenta mais utilizada em âmbito corporativo

Não importam o segmento da empresa e o nível de demandas realizadas nela, provavelmente alguém vai precisar do Excel em algum momento. O software é de grande auxílio na execução de diferentes tarefas no cotidiano de trabalho, fazendo-se imprescindível em qualquer escritório.

Diante disso, é praticamente impossível que um funcionário que deseja se destacar no seu cargo não saiba como essa ferramenta funciona. Há diversos tipos de uso, mas em qualquer setor ela terá importância no auxílio de controle de informações e no registro de fluxos de atividades.

Quando um profissional domina o Excel avançado, é como se ele desse um passo à frente. Isso acontece porque, além de entender como operar o software mais popular no ambiente corporativo, ele também sabe usar essa ferramenta de maneiras específicas e mais elaboradas, propondo automatização de processos que outras pessoas não imaginavam que seria possível.

Mais do que um software de planilhas

É natural pensar em criação de planilhas quando falamos no Excel, não é mesmo? Essa é a principal função do programa e foi por conta dela que ele se notabilizou mundialmente. Entretanto, essas planilhas têm muitos mais recursos avançados do que você imagina.

Entre os principais usos está o controle de fluxo de caixa, o registro de status de demandas, o acompanhamento de estoque, procedimentos de logística e uma série de outros trabalhos de vários tipos e níveis. Ter um conhecimento avançado de Excel possibilita atividades que vão além do registro e da alteração de dados manuais em um trabalho mecânico.

Quando um profissional domina amplamente o uso desse software, ele é capaz de propor funções diferentes na execução do seu trabalho, principalmente desenvolvendo fórmulas que deixem as tarefas mais dinâmicas. Desse modo, o controle de informações é mais preciso e detalhado.

Requisito em qualquer empresa

Toda vaga de emprego tem alguns requisitos básicos e, como falamos, algumas demandas dentro de uma empresa dependem diretamente do uso do Excel. Portanto, é importante que um funcionário tenha domínio desse software, já que isso faz dele apto para concorrer a muitos processos seletivos.

Recrutadores estão sempre atentos ao que diz o currículo dos candidatos, e alguns deles não trazem a realidade dos fatos. Quando você descreve o nível de conhecimento em uma ferramenta, é fundamental ser sincero. Se o software em questão for o Excel, nunca coloque que o nível de domínio da ferramenta é mais alto do que o que você realmente tem, pois muitas de suas funcionalidades são bem complexas e exigem experiência de uso.

Quando um profissional domina o Excel, certamente ele é visto com outros olhos no momento da análise do currículo. É comum saber operar nesse programa, porém somente os melhores têm conhecimento avançado de comandos complexos. Não tenha dúvidas: ter essa competência vai abrir muitas portas no mercado de trabalho.

Programa em constante evolução

A cada dia que passa, é possível observar na rotina como a tecnologia influencia a maioria das tarefas rotineiras. Atividades simples ganham recursos que facilitam tanto a vida pessoal quanto a profissional. O reflexo dessa constante evolução se dá diretamente nos softwares, que ficam cada vez mais poderosos e capazes de oferecer funcionalidades interessantes.

Com o Excel, essa tendência segue a todo vapor. A cada atualização, novas funcionalidades e possibilidades surgem, e muitas delas são desenvolvidas diante das necessidades de operação de usuários comuns que usam o software no trabalho. Desse modo, para cada nova tendência de demanda que surja, o movimento natural é que na próxima atualização o programaa passe a atender essa necessidade.

Por causa dessa constante evolução, o profissional que busca estar sempre relevante e atento às mudanças do mercado consequentemente preza pelo uso do Excel avançado.

Relevância permanente

Novos softwares surgem, outros caem em desuso e, mesmo com todo esse fluxo, o Excel nunca deixa de ter a relevância que carrega por tantos anos. Ele foi desenvolvido fundamentalmente com a proposta de ser uma ferramenta de escritório que pudesse atender a todas as necessidades do profissional que precisa registrar e controlar dados. Mesmo com todos os avanços e com as novas soluções chegando, ele continua sendo o programa mais utilizado.

Frequentemente surgem boatos de que o Excel passará a ser obsoleto e que concorrentes chegarão para substituí-lo. Entretanto, quanto mais a tecnologia avança, melhor o programa fica. Tendo em vista o tamanho de sua importância no mercado, é muito difícil que sua desenvolvedora, a gigante da informática Microsoft, permita que ele se torne pouco útil no futuro.

Portanto, é importante não levar muito a sério essas especulações e burburinhos em relação ao Excel. Além disso,não se esqueça de que, atualmente, ele é extremamente relevante e indispensável, e esse motivo por si só já faz necessário o domínio da operação na ferramenta.

O Excel avançado é um grande ponto de destaque no currículo do profissional moderno que busca uma carreira relevante e de sucesso. Esse conhecimento coloca qualquer um em ótimas posições na disputa pelas melhores vagas no mercado de trabalho. Assim sendo, invista na sua capacitação e entenda todas as funcionalidades do programa.

E quem precisa começar do zero deve se adiantar! Nunca é tarde para aprender mais sobre o programa e suas várias funcionalidades. Para ajudar você, a MhrTech tem um curso de Excel básico e intermediário!

Gostou de saber da importância do Excel avançado? Para não perder nenhuma novidade, curta nossa página no Facebook!

Você pode gostar
Licenciatura, tecnólogo e bacharelado: quais são as principais diferenças?
Evite estes 5 erros mais comuns ao escolher um curso

Deixe seu comentário

Seu Comentário*

Seu Nome*
Seu Site

Share This