Afinal, o que é coaching e como ele pode ajudar na sua carreira? - Blog da MRH - Carreira, formação e ensino tecnológico no padrão MRH
Carreira

Afinal, o que é coaching e como ele pode ajudar na sua carreira?

A carreira é parte importante da vida de muitas pessoas e, na maioria das vezes, está diretamente relacionada à satisfação e realização pessoal. Mas você já reparou que é cada vez mais comum encontrarmos profissionais insatisfeitos com suas atividades e com as posições que ocupam? 

De acordo com uma pesquisa realizada pela Deloitte’s Shift Index nos Estados Unidos, 80% das pessoas estão infelizes com seus trabalhos. No Brasil, um levantamento da consultoria Elancers aponta que a insatisfação na carreira é realidade para 46% dos homens. Entre as mulheres, o número é ainda maior: 49% não estão felizes no que fazem.

É aí que entra o processo de coaching: estimulando esses profissionais a adotarem as mudanças necessárias para conquistar a realização em suas carreiras.

Quer saber mais sobre o que é um coaching e como ele pode ajudá-lo? Então, continue acompanhando.

O que é um coaching?

O termo coaching surgiu durante a idade média na Hungria, onde era utilizado para se referir aos cocheiros ou condutores de carruagens que transportavam seus passageiros aos destinos solicitados.

Em 1950, o termo passou a ser utilizado como referência à habilidade de gerenciar pessoas. Foi nessa época que surgiram as primeiras técnicas de desenvolvimento humano, que relacionavam as competências individuais com o processo de evolução pessoal.

Ambas as ideias fazem referência ao objetivo do processo de coaching: tirar uma pessoa de seu estado atual para conduzi-la ao estado desejado. Tudo isso por meio do autoconhecimento e do desenvolvimento das suas potencialidades.

A metodologia do coaching baseia-se no uso de técnicas e ferramentas cientificamente comprovadas, que são aplicadas por um profissional habilitado chamado de Coach. Esse profissional vai ajudar o cliente a transformar seus sonhos e desejos em objetivos claramente definidos. 

Como funciona esse processo?

Para realizar o processo, o Coach atua como um treinador, orientando seu cliente — ou Coachee — a trabalhar o autoconhecimento, voltando seu olhar para si mesmo e para o entendimento de questões antes não compreendidas. 

Dessa forma, o coaching proporciona o rompimento de barreiras, medos e crenças limitantes, e estimula o desenvolvimento de potencialidades que vão levá-lo a assumir sua melhor versão.

Diferentemente da terapia, que busca uma origem ou uma causa para os problemas, o Coaching trabalha com soluções, ou seja, estabelece metas e objetivos para um momento futuro, e desenvolve caminhos para que o cliente possa atingi-los.

O processo tem começo, meio e fim, e é aplicado com a realização das sessões de coaching, que têm duração média de uma ou duas horas. Essas sessões podem acontecer com periodicidade semanal, quinzenal ou mensal. 

Como trabalha o Coach de carreira?

Nos últimos anos, o processo de coaching evoluiu consideravelmente no Brasil e no mundo, conquistando espaço e assumindo papel importante em diferentes nichos de atuação profissional, como na área de esportes, relacionamentos, desenvolvimento pessoal, emagrecimento, entre outros. 

Dentre essas áreas, uma das que mais cresce é o coaching de carreira, que busca ajudar profissionais em situações de transição no trabalho. Como foco do processo, estão aquelas pessoas que buscam conquistar diferentes posições, seja em relação a melhores salários, mais reconhecimento ou, em muitos casos, um trabalho que se encaixe em seu propósito de vida. 

O Coach auxilia o profissional nesse processo de descoberta do que ele realmente quer fazer, quais seus sonhos, expectativas e anseios. A partir disso, é possível traçar uma estratégia para construir o caminho da sua trajetória profissional. 

Segundo uma pesquisa de 2015, realizada pelo jornal Executive Channel, mais de 40% dos executivos dos Estados Unidos já fizeram um processo de coaching. O método é tão valorizado que chega a ser oferecido como benefício em algumas empresas.

No Reino Unido, 88% das organizações utilizam o coaching para seus funcionários. Já na Austrália, esse número chega a 70%.

Quais os benefícios do coaching?

Entre os principais benefícios que o coaching pode proporcionar aos profissionais está a identificação de suas limitações e pontos fracos, a fim de desenvolver seu potencial. Além disso, o coaching permite que o profissional tenha clareza em relação às suas metas, de forma a fazer um planejamento de sua carreira. 

O processo de autoconhecimento e a evolução proporcionados pelo coaching também possibilita a ampliação da autoestima e da autoconfiança do profissional, deixando-o mais preparado para enfrentar os desafios do mercado de trabalho.

Por meio das ferramentas do coaching, o profissional consegue encontrar um equilíbrio entre sua vida profissional e pessoal. Além disso, pode conquistar uma série de benefícios, como:

  • identificação e eliminação de bloqueios;
  • aumento do potencial criativo;
  • diminuição do nível de estresse;
  • desenvolvimento da inteligência emocional;
  • melhora na comunicação;
  • aumento na produtividade;
  • melhora nos relacionamentos interpessoais;
  • diminuição da resistência a mudanças.

Segundo pesquisa realizada pela PUC Campinas, de 10 executivos entrevistados, todos afirmam que o processo de coaching contribuiu para aperfeiçoarem sua habilidade de ouvir. Outras capacidades aprimoradas pela maioria dos executivos foram a de lidar melhor com as mudanças, a melhora de sua flexibilidade e a melhora em seus relacionamentos interpessoais. 

Concluindo 

Como vimos, o processo de coaching tem potencial de alavancar sua carreira. O Coach atua como um condutor do Coachee durante todo o período, possibilitando uma troca valiosa para que esse último desenvolva suas potencialidades e aprenda a caminhar em direção aos seus verdadeiros objetivos, sonhos e metas.

Por meio das técnicas aplicadas, o profissional poderá minimizar seus pontos fracos e limitações, melhorando sua performance e atuando com mais confiança. Tudo isso vai possibilitar o alinhamento entre vida profissional e pessoal, criando um equilíbrio importante para a conquista de maior qualidade de vida. 

Para você que está em busca de melhores oportunidades para crescer na carreira e melhorar de vida, portanto, o coaching pode ser uma excelente alternativa.

Esperamos que esse post tenha ajudado a entender o que é um coaching e quais os benefícios que essa metodologia pode proporcionar para sua carreira. As mudanças acontecem de forma rápida e concreta, e podem ser sentidas imediatamente, desde o início do processo. 

E aí, gostou deste post? Entendeu como um processo de coaching pode ajudá-lo a alavancar sua carreira? Então deixe seu comentário abaixo para contar quais são suas expectativas profissionais.

 

Você pode gostar
Entenda como um MBA pode ajudar você em um processo seletivo de emprego
Será que preciso de um mentor? Como encontrar um?

Deixe seu comentário

Seu Comentário*

Seu Nome*
Seu Site

Share This