Entenda como um MBA pode ajudar você em um processo seletivo de emprego - Blog da MRH - Carreira, formação e ensino tecnológico no padrão MRH
Carreira

Entenda como um MBA pode ajudar você em um processo seletivo de emprego

O processo seletivo de emprego é um momento em que as empresas avaliam quais as habilidades e qualificações que os candidatos têm. Entre esses títulos, uma formação de MBA pode ser um diferencial fundamental.

Essa pós-graduação é um dos mais altos níveis de preparação que um profissional pode alcançar dentro do mundo corporativo, abrindo portas das principais oportunidades do mercado. Ficou curioso para saber como o MBA pode ajudar na conquista de uma vaga?

Este post vai trazer tudo o que você precisa saber dessa formação, mostrando como ela pode beneficiar sua busca por um lugar de destaque no mercado de trabalho. Confira!

O que é o MBA?

O MBA é uma alternativa muito relevante a quem já concluiu os estudos superiores e busca uma formação em nível de pós-graduação. A sigla significa Master in Business Administration, ou “Mestrado em Administração de Empresas”, e indica que o grande foco é quem busca ocupar cargos de administração e gestão em diferentes áreas de formação.

A principal vantagem do MBA, e que dá a diferenciação diante do mercado, é o foco que essa formação tem em negócios, preparando profissionais que já têm experiência para um alto nível de atuação direta no cotidiano de trabalho. Essa abordagem é um dos principais motivos pelo qual o MBA é tão bem visto.

Como funciona essa modalidade de pós-graduação?

Para entender melhor o MBA, é preciso passar por alguns detalhes relevantes acerca da sua abordagem em relação às aulas propriamente ditas. A parte teórica não é tão trabalhada quanto na graduação, em que há a exigência da formação mais completa e ampla do aluno. Nessa altura, os estudantes já têm essa bagagem e isso não é interessante a eles, já que todos que cursam um MBA buscam justamente um diferencial.

Nas aulas, a questão prática é o foco principal do trabalho, expondo os alunos a atividades que proporcionem a eles testes acerca da gestão de departamentos e de negócios relacionados a sua área de atuação.

O MBA coloca o estudante em posição próxima do que ele vai encontrar no mercado, preparando-o para situações específicas que serão comuns no dia a dia por meio de um estudo aprofundado de casos variados.

É justamente em cima dessas situações que os professores trabalham nas melhores soluções, oferecendo conteúdo específico e focado, que ajudará os alunos a entenderem conceitos fundamentais, mas sempre de forma aplicada, na prática.

Por que é importante cursar um MBA?

Em um mercado cada vez mais competitivo, uma formação superior já não é mais o suficiente para obter sucesso na carreira e estar no radar das maiores empresas e dos cargos mais relevantes. A pós-graduação prepara o profissional de diversas formas e o MBA é a modalidade que o torna relevante ao mercado.

Atualmente, cursar essa formação significa estar preparado para as oportunidades de destaque relacionadas à gestão de departamentos e projetos. Outra importante demanda abordada pelo MBA é a preparação dos estudantes para atuarem de acordo com a visão estratégica das empresas, o que é cada vez mais importante na obtenção de resultados.

O profissional que se forma também é capaz de transitar entre diferentes áreas, muitas vezes recebendo oportunidades em segmentos diferentes de sua formação. Isso acontece graças ao seu conhecimento de procedimentos, capacidade de gestão e integração de setores, visão estratégica e preparo elevado para tomada de decisões importantes.

Naturalmente, se o profissional consegue atuar com competência em mais áreas, é normal que as possibilidades se abram de maneira muito vantajosa para ele. O mercado, que antes ficava restrito à atuação momentânea e à formação superior, agora dá mais possibilidades de atuação.

As empresas sabem reconhecer essa pluralidade que o profissional formado por meio de um MBA tem e por isso costumam oferecer oportunidades melhores, em cargos de relevância, como gestores e executivos. Além disso, essa formação também abre possibilidades de maiores ganhos, uma das principais demandas de quem busca estudar e se desenvolver.

Como o MBA pode ser um diferencial em processo seletivo de emprego?

O processo seletivo de emprego é um momento de disputa, em que os melhores profissionais têm maiores chances de conseguir uma oportunidade relevante no mercado de trabalho.

O MBA é parte fundamental da preparação de quem deseja ocupar as posições mais altas. As empresas dão grande valor a essa formação. Assim, o profissional que segue esse caminho sai na frente na disputa por uma boa vaga.

Ainda que o cargo aberto não seja com foco em gestão, é muito plausível que os recrutadores busquem profissionais que tenham capacidade de se desenvolver dentro da instituição, oferecendo, a longo prazo, qualidades que serão de muita importância.

Quando um candidato tem em seu currículo o registro de um MBA, seja em curso ou já concluído, a percepção do recrutador muda e ele passa a ter outro status dentro do processo seletivo de emprego. Além da qualificação, o recado observado pela instituição é de que ali há alguém que busca a evolução.

O candidato que está nesse nível de formação é visto de outra forma, como um verdadeiro talento disponível para ocupar uma posição importante na empresa. Dessa forma, as portas se abrem e as chances do profissional conquistar o emprego crescem consideravelmente.

O aumento da necessidade de uma visão estratégica dentro das instituições cresceu bastante. Junto a isso, aumentou a necessidade de contar com profissionais que sejam capacitados para se adaptar e entregar bons resultados dentro dessa nova realidade. Quem tem o MBA tende a obter muito mais sucesso em um processo seletivo de emprego!

Investir é necessário

Diante desse quadro atual, a busca pela qualificação mais específica que o MBA oferece deve ser considerada por quem deseja se manter relevante e evoluir profissionalmente. Todo investimento nessa formação trará retornos consistentes, especialmente a longo prazo.

O processo seletivo de emprego vai focar sempre nos profissionais mais preparados. O MBA é a melhor forma de estar relevante para esse momento e também para o mercado de trabalho de forma geral.

Gostou de saber mais sobre este tema? Siga nosso perfil nas redes sociais e fique por dentro de tudo o que postamos por lá! Facebook MRH Mercado — Facebook MRH Facine — Facebook MRH Tech

Você pode gostar
Como se concentrar nos estudos? Descubra aqui!
7 histórias inspiradoras de mulheres gestoras de grandes empresas

Deixe seu comentário

Seu Comentário*

Seu Nome*
Seu Site

Share This