É possível desenvolver uma habilidade de liderança? Descubra! - Blog da MRH - Carreira, formação e ensino tecnológico no padrão MRH
Carreira

É possível desenvolver uma habilidade de liderança? Descubra!

Qualquer pessoa pode desenvolver uma habilidade de liderança. Essa é uma afirmativa do mundo corporativo que, por vezes, parece clichê. No entanto, ela é cem por cento verdadeira. Para isso, o indivíduo tem que querer e deve buscar os recursos necessários para a sua realização.

Ao desejar ser um líder, um dos passos mais importantes é olhar para o futuro e não se apegar ao passado. Os erros cometidos devem servir apenas como aprendizado para que se tome novas atitudes e não como lembranças que martirizam.

Quer saber mais sobre liderança e o que fazer para desenvolvê-la? Então, acompanhe este post repleto de dicas feitas especialmente para você!

Quem pode ser líder?

A sociedade tem sofrido profundas transformações. Saímos da Era industrial e, atualmente, vivemos na Era da Informação/Profissional e do Conhecimento. Com isso, tanto os problemas quanto os desafios enfrentados têm se modificado profundamente.

Para lidar com tantas mudanças é preciso preparo e dedicação. E apenas aqueles que tomaram consciência desse fato são bem-sucedidos em suas empreitadas profissionais e pessoais. Eles venceram e vencem diariamente o medo e a insegurança e seguem firmes na direção de seus objetivos.

E esse é o perfil dos verdadeiros líderes. Não importa de onde vieram, mas aonde querem chegar. Eles rejeitam o lugar de vítima das circunstâncias e trabalham incessantemente para se aprimorarem e desempenharem um papel que vai muito além do poder e do glamour.

Portanto, um líder pode, sim, ser alguém que já tenha nascido com certas características. Mas, ao contrário do que pensam algumas pessoas, tais habilidades podem ser aprendidas e desenvolvidas ao longo da vida.

Quais as principais características de um líder?

Liderar não é apenas ocupar uma posição de destaque, é agir. A velha máxima do “eu mando, você obedece” está cada dia mais obsoleta. O estilo de liderança humanizada vem ganhando força no mercado e construindo uma nova relação entre empresas e empregados.

Nesse cenário, as habilidades de um líder incluem não apenas delegar, mas também inspirar, guiar, motivar, instruir, corrigir e orientar. E tudo isso é feito para oferecer aos liderados os recursos necessários para que eles tracem o melhor caminho, conquistem resultados e se tornem melhores pessoal e profissionalmente.

Contudo, para que essas tarefas sejam realizadas de maneira eficaz é preciso trabalhar algumas competências antes, durante e depois de se assumir a liderança. Abaixo, listamos três delas. Observe:

1. Empatia

Empatia é um termo que vem sendo muito divulgado ultimamente. No entanto, nem todo mundo o usa da forma correta. Carl Rogers, um dos precursores da Psicologia Humanista, afirmava que:

“Ser empático é ver o mundo com os olhos da pessoa, e não ver o nosso mundo refletido nos olhos dela.”. Isso quer dizer que ter empatia é sentir como o outro, estar com ele. Literalmente, é se aproximar do que o outro sente.

O ser humano tem uma tendência naturalizada de fazer julgamentos negativos e preconceituosos sem que se conheça as razões e a história das pessoas. Um líder lida com vários tipos de sujeitos e com os mais variados perfis comportamentais.

Assim sendo, é fundamental expandir a maneira como se vê o mundo. Tentar entender melhor a forma de pensar e de agir de cada um. Apenas desse modo, será possível aprender a respeitar os indivíduos e suas particularidades.

2. Comunicação

Compreenda antes de ser compreendido. Essa é uma premissa da qual o verdadeiro líder não pode abrir mão. Falar é importante, saber se posicionar também. Todavia, saber ouvir o que as pessoas têm a dizer é fundamental para o exercício da liderança.

Passamos horas e mais horas das nossas vidas aprendendo a falar, a ler e a escrever. Porém, quantas aulas para aprender a escutar nós tivemos? Se você teve um ensino regular e tradicional, acredito que a resposta será poucas ou nenhuma.

Por isso, aprender a escutar com atenção e sem julgamentos é a base de uma boa comunicação. O líder que desenvolve essa capacidade conquistará a confiança dos seus liderados, garantindo que eles também o ouçam quando necessário.

Outro princípio da comunicação eficaz é a assertividade. Em alguns contextos, ela pode ser mal interpretada por alguns, mas, se a posição do líder não for dominada pela agressividade, cedo ou tarde haverá compreensão e aceitação de suas colocações por parte do outro.

3. Estratégia

As empresas de hoje reconhecem que o trabalho unicamente braçal não é mais a mola propulsora para se obter o lucro. Como dissemos, informação e conhecimento ganharam destaque e promovem mais sucesso para os negócios.

Os indivíduos que se encaixam nesse perfil são capazes de elaborar estratégias que têm longo alcance, garantindo melhorias. Assim, a imagem externa da organização é aprimorada, deixando-a mais competitiva.

Além disso, uma liderança estratégica motiva funcionários, administra conflitos e torna seus colaboradores mais engajados e felizes. Afinal, ela preza por um bom clima organizacional, tentando manter a harmonia e o equilíbrio.

O que fazer para desenvolver a habilidade de liderança?

Desenvolver a liderança é um processo contínuo. Até os líderes mais experientes estão sempre buscando o aprendizado em alguma área ou tentando ter uma nova visão diante dos acontecimentos do seu cotidiano.

Entretanto, algumas ações podem e devem ser feitas por aqueles que desejam alcançar o posto de líder. Veja algumas delas:

Conheça a organização onde trabalha

Demonstre interesse pelo seu local de trabalho. Conheça os setores, os gestores atuais e suas trajetórias. Procure estar por dentro de tudo o que acontece na empresa. Um bom líder é aquele que entende todo o funcionamento da máquina e não apenas de uma parte dela.

Prepare-se

O aprendizado faz parte da rotina de quem deseja desenvolver uma habilidade de liderança. Seja por meio de cursos mais breves ou mais longos, presenciais ou virtuais, um bom líder sempre busca se aprimorar.

Ele também está sempre lendo algum livro ou artigo sobre o assunto ou com temas semelhantes. Na própria internet é possível encontrar uma grande quantidade desse tipo de material, bem como filmes sobre gestão de pessoas e liderança.

Seja flexível

Saiba lidar com as mudanças no cenário empresarial e social. Ser muito resistente pode enfraquecer a sua marcha rumo à liderança e até mesmo impedi-la de acontecer. Saber se adaptar é essencial tanto para o próprio crescimento quanto para incentivar os outros a se comportarem da mesma maneira.

A habilidade de liderança é pautada no convívio harmonioso com outras pessoas. Esse é um caminho difícil, mas que traz recompensas duradoras. Uma delas é o desenvolvimento de todos os envolvidos no processo. Não existe mágica para se tornar um líder. No entanto, é primordial que quem deseja tal habilidade procure o autoconhecimento, identifique seus pontos de melhoria e fortaleça seus pontos favoráveis.

Este post foi útil para você? Então, compartilhe-o em suas redes sociais e ajude seus amigos e familiares a descobrirem como desenvolver uma habilidade de liderança!

Você pode gostar
Mudança de carreira: será que é preciso fazer outra faculdade?
Carreira de sucesso: 10 passos para conquistar destaque profissional

Deixe seu comentário

Seu Comentário*

Seu Nome*
Seu Site

Share This