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Descubra agora o que faz um gestor de projetos!

Todos temos projetos na vida, não é mesmo? Arrumar um bom emprego, viajar e comprar um carro são só alguns exemplos de planos que criamos para o futuro. Dentro do ambiente corporativo, um projeto consiste em um esforço, durante um período temporário, para desenvolver um produto, um serviço ou alcançar um resultado.

Todo o processo exige que a equipe responsável seja orientada pra entregar os melhores resultados dentro do prazo definido. O profissional responsável por criar todo o planejamento e conduzir a sua execução é o gestor de projetos.

Neste artigo nós explicaremos qual é a importância dessa profissão e quais são as suas principais características. Quer saber mais? Boa leitura!

O que faz um gestor de projetos?

Explicando de maneira simples, esse profissional é responsável pelo planejamento, pelo andamento e pela entrega de um projeto. Dentro desse processo, existem várias etapas que precisam ser definidas por ele para garantir um bom resultado.

Confira algumas das principais responsabilidades de um gestor de projetos:

Entendimento do projeto

Em um primeiro momento, o gestor recebe do cliente ou das pessoas interessadas no projeto quais são os objetivos e os resultados esperados. Ele precisa analisar essa solicitação e começar a desenvolver o escopo.

Criação do escopo

O escopo é o documento utilizado para registrar quais são os objetivos do projeto, as metas, os custos, as tarefas, as entregas, os profissionais envolvidos e tudo relacionado ao assunto.

Ele é criado para guiar o gestor e os colaboradores, estabelecendo qual é a função de cada um e o que se espera de cada tarefa. O escopo também serve para que exista uma visão geral do projeto, auxiliando o gestor a fazer as mudanças necessárias durante o processo.

Execução das tarefas

Essa é a hora de colocar a mão na massa. O papel do líder de projetos nessa etapa é descobrir quais são as melhores formas de executar as tarefas. Ele pode, por exemplo, investir no uso de novas ferramentas, fazer treinamentos com os colaboradores, solicitar a contratação de freelancers, entre outras necessidades.

Monitoramento das atividades

Essa é uma das fases principais do projeto e consiste em verificar se os objetivos estão sendo cumpridos. O gestor precisa estar atento ao desempenho dos colaboradores, conferir se as ferramentas utilizadas estão adequadas, resolver possíveis problemas, entre outras atividades.

Além disso, cabe ao profissional criar relatórios para analisar os resultados e informar para os interessados no projeto como está o andamento dos processos.

Encerramento do projeto

Por fim, chega a hora de entregar o projeto finalizado. O gestor deve conduzir as tarefas para que o prazo seja cumprido e todas as exigências do escopo sejam entregues. Também é importante garantir que as próximas pessoas envolvidas com o produto ou serviço saibam utilizá-lo corretamente, fornecendo as informações necessárias.

Qual a importância de um gestor de projetos para as empresas?

Como você já deve ter percebido, o gestor de projetos tem grandes responsabilidades em uma organização. É ele quem faz uma ideia sair do papel e ser testada na prática. Seu dever é garantir que as peças se encaixem durante esse processo, fazendo com que os objetivos sejam alcançados dentro do orçamento permitido.

Esse profissional também tem uma função de consultoria dentro de um ambiente corporativo. Ele entende todas as etapas de um projeto e precisa ser consultado para verificar se o desenvolvimento de uma nova proposta é possível ou não.

Devido ao grau de responsabilidade do cargo, uma das suas principais vantagens é o salário. De acordo com a Catho, a média salarial da profissão no Brasil é de R$ 7.894,33.

O avanço da tecnologia e das informações é constante e, por isso, esse profissional será cada vez mais requisitado nos próximos anos para garantir o desenvolvimento de grandes negócios.

Qual é a formação desse profissional?

Vamos agora a uma questão que gera muitas dúvidas: qual faculdade você deve fazer para se tornar um gestor de projetos? A resposta é: você escolhe! Explicaremos melhor: esse cargo pode ser assumido por profissionais de diversas áreas. Isso se dá por dois motivos. O primeiro é que a profissão exige um conhecimento multidisciplinar.

O segundo é que a gestão de projetos é uma necessidade de empresas de diversos segmentos. Um gestor de projetos pode trabalhar em empresas de comunicação, tecnologia, biologia, instituições financeiras, hospitais, construção civil, indústria etc.

Então, se você estuda TI, por exemplo, pode gerenciar projetos de uma empresa de softwares. Conforme o profissional acumula experiência, ele pode conquistar o cargo de líder de PMO (Project Management Office) — traduzindo, líder do departamento de projetos.

Existem também algumas certificações importantes para quem quer ser especialista na área, confira as principais:

  • CAPM (Certified Associate in Project Management);
  • PMP (Project Management Professional);
  • PgMP (Program Management Professional);
  • PMI-ACP (PMI Agile Certified Practitioner).

Quais são as principais características de um gestor de projetos?

Além da formação em um curso superior, é importante que um gestor de projetos tenha algumas competências em destaque. Confira quais são elas:

Liderança

A grande diferença entre um chefe e um líder é que, enquanto o primeiro só tem autoridade devido ao seu cargo, o segundo é uma verdadeira inspiração para a equipe.

Um gestor de projetos tem uma grande responsabilidade em suas mãos e precisa engajar e motivar seu time para conquistar esse desafio. Ser um bom líder também significa conhecer bem os colaboradores e saber extrair o melhor desempenho de cada um.

Comunicação

Uma boa comunicação é uma característica importante no ambiente corporativo, mas a equipe de projetos, muitas vezes, enfrenta dificuldades nessa questão. Isso acontece porque a maior parte do trabalho não envolve tanta interação entre as pessoas, mas programas e sistemas.

Nesse processo, é muito fácil que informações se percam ou não sejam passadas corretamente. O gestor de projetos precisa encontrar uma forma de manter o time alinhado e bem informado.

Organização

Documentos, planilhas, e-mails, relatórios, gráficos… Esses são só alguns exemplos do que esse profissional precisa elaborar no dia a dia. Além de organizar informações, ele deve gerenciar a equipe e participar de reuniões. Por esse motivo, é fundamental que exista uma boa gestão de tempo. 

Negociação

Essa é uma das habilidades mais exigidas desse profissional, já que a negociação é uma atividade constante em uma gestão de projetos. É necessário lidar com os diferentes interesses das pessoas, com os prazos, o orçamento e diversos outros fatores que exigem “jogo de cintura”. Por esse motivo, é interessante que o profissional seja persuasivo e flexível.

Viu como funciona uma gestão de projetos? A área é muito abrangente e permite que o profissional exerça diversas habilidades dentro da empresa. Além de oferecer uma carreira com grandes desafios, é possível começar na função já recebendo excelentes salários.

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