O que é MedioTec? - Blog da MRH - Carreira, formação e ensino tecnológico no padrão MRH
Formação

O que é MedioTec?

Nem todos os estudantes sabem o que é MedioTec. Embora a divulgação já tenha começado há um tempo, o programa ainda desperta dúvidas e curiosidades sobre seu funcionamento e sobre como ele pode ajudar quem busca uma carreira profissional.

Os cursos técnicos são de grande importância para quem procura uma oportunidade no mercado de trabalho, especialmente aos jovens recém-saídos do ensino médio. Quem sabe essa não é a sua chance de conseguir uma boa colocação?

Este post trará mais informações sobre o que é MedioTec e como ele pode ser importante para os estudantes do Brasil. Continue a leitura e confira!

Entenda melhor o que é MedioTec

O MedioTec é um programa de apoio aos jovens estudantes do ensino médio. Seu objetivo é disponibilizar mais oportunidades de ingresso em modalidades que abrangem, além do ensino regular, a profissionalização.

Assim, em parceria com instituições públicas e privadas de ensino, o governo passou a oferecer aos estudantes mais de 80 mil vagas só em 2017.

A proposta é fazer com que eles se preparem ainda durante a vida escolar, de modo que a transição normal ao final dos estudos seja diretamente para o mercado de trabalho — já que eles terão aprendido uma profissão no curso técnico. Dessa maneira, ao fim do período, o estudante obtém o diploma do ensino médio e o do técnico.

Do mesmo modo, do outro lado dos benefícios estão as empresas de cada uma das regiões do país, que se beneficiam de mão de obra qualificada e jovem que ainda pode se desenvolver naturalmente dentro das organizações.

A ideia é que instituições de ensino e empregadores formem parcerias para melhorar o trânsito desses estudantes entre a escola e o mercado de trabalho.

Conheça as características do curso

O MedioTec tem algumas características próprias, que deixam claro que ele foi pensado com base em algumas ideias da reforma do ensino médio. Nesse modelo, o estudante ganha possibilidades e maior poder de escolha acerca das disciplinas que cursará durante os próximos 3 anos.

Essa autonomia estará relacionada sempre à formação técnica ele escolherá. A partir disso, ele poderá ter essa maior flexibilidade quanto às disciplinas do seu programa sem deixar de lado algumas exigências do MEC, é claro.

Os cursos técnicos são de longa duração em todas as especialidades: o mínimo é de 800 horas, mas pode chegar até 1.400. Esses números reforçam como a preparação é detalhada e focada na formação do jovem profissional.

Apesar da extensa duração, isso não é um problema, visto que essa carga horária é dividida nos 3 anos do ensino médio em um planejamento que propõe o aprendizado em um ritmo tranquilo ao aluno, que se desenvolve naturalmente até a sua formação.

Programa atinge demanda nacional

O desemprego é um problema enraizado no Brasil: seus índices constantemente passam por altas e baixas, mas nunca deixam de ser uma questão.

Entre as pessoas que se encontram nessa situação, os estudantes do ensino médio ou recém formados são os que mais aparecem. Assim, o MedioTec se faz ainda mais importante, atendendo a uma demanda da população.

Ainda que um emprego efetivo seja conseguido apenas ao fim do curso e dos estudos, é possível começar a experiência profissional por meio do estágio remunerado. Ele é uma ótima maneira de se preparar para cargos de confiança, além de proporcionar uma renda ao estudante enquanto ele aprende sua profissão e se forma na escola.

Saiba como aderir ao MedioTec

O programa do MedioTec está restrito aos estudantes do ensino médio da rede pública, visando a melhor inclusão profissional daqueles que, em teoria, têm menos oportunidades de conseguir um ensino de qualidade. Isso impede que uma significativa parcela de jovens se tornem mais números das estatísticas do desemprego.

A adesão ao MedioTec é separada pelos estados do país, com secretarias de educação que cuidam das inscrições dos estudantes que têm a intenção de aderir a programa. Basta entrar em contato com um desses locais.

Vagas atendem às demandas do mercado

Os cursos técnicos têm, em seu conceito, a função de atender a demandas específicas do mercado de trabalho. Por isso, sua preparação é específica e mais focada, dispensando o aprofundamento em disciplinas secundárias que não possuem tanta relevância para o segmento escolhido.

Assim, o MedioTec oferece cursos que facilitam a entrada dos jovens no mercado, ocupando vagas que são realmente necessárias para as grandes empresas. Desse modo, eles ganham valorização, desenvolvendo-se e mantendo sua relevância no desempenho dessas funções.

Os cursos são de segmentos variados, como informática, logística, segurança do trabalho e muitas outras profissões que têm grande importância no desenvolvimento econômico do país por isso, requerem cada vez mais profissionais preparados para exercer esses cargos.

Formação técnica é primeiro passo para a universidade

Sair do ensino médio com uma profissão é importante especialmente pela questão financeira. A grande vantagem é seguir em frente com planos maiores, especialmente no que diz respeito ao desenvolvimento profissional e pessoal. Esse crescimento passa diretamente pelo acesso ao ensino superior.

O curso técnico pode ser muito importante também para o direcionamento do jovem, que em diversos momentos se vê confuso na hora de decidir pelo que cursar na faculdade. Uma experiência prévia de estudos e a chance no mercado de trabalho podem ser o empurrão que faltava!

O jovem que sai da escola já trabalhando em uma área específica está muito mais propenso a seguir sua graduação nesse mesmo segmento.

Além do encaminhamento, ter um emprego ao final do ensino médio significa recursos financeiros para custear os estudos na faculdade. Sem ter a chance de fazer o curso técnico na escola, é bastante reduzido o número de jovens que conseguem pagar seus próprios estudos, ficando em situação complicada para iniciar no mercado de trabalho.

Entender o que é MedioTec é fundamental para que o jovem que está prestes a entrar no ensino médio possa ter um futuro melhor em sua perspectiva. A profissionalização é o primeiro passo para o sucesso no mercado de trabalho.

Agora que você já sabe mais sobre esse assunto, que tal receber outros posts como este diretamente em seu e-mail? Assine a nossa newsletter para não perder mais nada!

Você pode gostar
6 profissionais de sucesso que fizeram algum curso técnico
Você sabe o que é um vestibular agendado? Conheça 7 vantagens

Deixe seu comentário

Seu Comentário*

Seu Nome*
Seu Site

Share This