Você sabe o que é a leitura dinâmica? - Blog da MRH - Carreira, formação e ensino tecnológico no padrão MRH
Carreira

Você sabe o que é a leitura dinâmica?

Sabe aquele momento em que você tem pouquíssimo tempo para ler um conteúdo importante? Pois bem, a leitura dinâmica lhe fará aproveitar cada minuto da melhor forma possível. Estamos falando de um conjunto de práticas que visam otimizar seu tempo de estudo, focadas na compreensão rápida do que está sendo aprendido.

Seria ótimo se sempre tivéssemos o tempo que gostaríamos para dedicar cuidadosamente a cada conteúdo que precisamos absorver, concorda? Por exemplo, para situações como a prova do Enem ou concursos públicos, a leitura dinâmica é uma mão na roda, pois dá o mínimo de acesso à ampla variedade de informações exigidas.

Além de uma ajuda nas situações de emergência, ela propõe um desenvolvimento geral da forma como estudamos. Se você tem interesse no assunto, continue conosco para entender melhor os princípios básicos dessa técnica, de modo que possa aplicá-los com eficácia no seu cotidiano. Vamos lá!

Não se prenda aos detalhes

Ainda que você leia um texto repetidas vezes, com a maior atenção do mundo, é possível que alguns significados escapem à sua percepção. Portanto, é melhor priorizar uma interpretação global em vez de um entendimento detalhado de cada trecho.

Procure sempre seguir em frente, sem ter medo do conteúdo. Caso tenha algum problema de compreensão de um trecho maior ou algo do tipo, nada lhe impede de voltar ao início e tentar de novo. Uma vez que já obteve outras informações, é bem provável que você o entenda de maneira muito mais fácil.

O importante aqui é não se deixar parar em cada frase não compreendida. Causa certa ansiedade abandonar os questionamentos ao longo da leitura, mas os resultados são mais efetivos.

Faça o possível para manter um ritmo constante. Alguns textos são realmente intimidadores pela sua complexidade, mas é só a partir da insistência que podemos incorporar a leitura dinâmica no nosso dia a dia.  

Evite pronunciar cada palavra

Algumas pessoas têm o hábito de ler vocalizando ou mesmo pronunciando silenciosamente cada palavra, como uma forma de entender melhor o texto. Essa é uma técnica ineficaz, pois acaba consumindo muito mais tempo para terminar as sessões.

Ela é feita por crianças em alfabetização, por exemplo, e indica uma forma rudimentar de leitura para processar cada detalhe. A mente tem uma velocidade maior para assimilar as informações do que a voz, pois é necessário articular os fonemas para pronunciá-los.

Se você mantém esse hábito, experimente evitá-lo e observe a diferença. A ideia da leitura dinâmica é justamente economizar tempo, para que o indivíduo possa absorver uma quantidade maior de informações.

Treine o movimento dos seus olhos

A leitura é um hábito tão automático que sequer reparamos no modo como a fazemos. Uma dica eficaz para otimizá-la é trabalhar o movimento dos olhos de maneira correta. O intuito disso é fazer você englobar maiores quantidades de texto em cada salto do olhar.

Em vez de ler cada palavra detalhadamente, utilize o olhar para agrupá-las em blocos de ideias. É claro que você não deve,  simplesmente, seguir com o texto se não estiver entendendo nada, mas mantenha um fluxo constante.

Primeiro, observe como se dá a sua própria leitura. A partir desse entendimento, trabalhe em direção a conseguir ler grupos maiores de informações. Se você tem pouco tempo disponível, lembre-se de acionar esse “modo de emergência” como uma forma de absorver o máximo de informação possível, no menor período de tempo.

Aplique as técnicas do skimming e do scanning

São duas técnicas retiradas do Inglês Instrumental que podem ser muito úteis tanto para a pesquisa e seleção de materiais quanto para a compreensão dos textos em si:

Skimming

É a ação de identificar rapidamente no texto as principais informações sobre ele, tais como: nome do autor, título, data do conteúdo, entre outras. A partir disso, você poderá filtrar melhor os materiais que realmente valem a leitura.

Existem infinitos materiais disponíveis hoje nas mais diversas plataformas — muitos deles, inclusive, de qualidade duvidosa. Por outro lado, não temos o tempo que gostaríamos para estudar e ler. Dessa forma, é necessário selecionar bem aquilo em que investiremos esse tempo.

Scanning

Essa é a técnica de encontrar ao longo do material as palavras-chave que se relacionam ao assunto específico que quer aprender. Com essa noção, você pode aproveitar de cada texto apenas aquilo que realmente lhe interessa no momento.

Sim, não precisa ler integralmente todos os textos com os quais você entra em contato. Muitas vezes, apenas um trecho daquele material terá utilidade para você, então não perca tempo com conteúdo irrelevante.

Persista e mantenha a leitura

O principal objetivo de quem está com um texto em mãos é a leitura, certo? Pode parecer óbvio, mas vale ressaltar a importância de manter a concentração e continuar a ler.

Mesmo que um determinado trecho pareça muito complexo, siga em frente e continue absorvendo aquelas informações. No lugar de esquentar a cabeça para compreender palavras difíceis, anote-as e, depois que terminar a atividade, pesquise o significado delas em um dicionário ou na internet.

Não vale a pena parar para buscar cada significado, pois isso interrompe o ritmo e diminui o rendimento do estudo. Até mesmo para resumir um texto, é recomendado que você o leia por inteiro e depois escreva suas impressões.

Se for o caso, faça anotações pontuais de canto de página e depois formule suas questões adequadamente no final.

Como qualquer habilidade, a leitura pode ser treinada e melhorada. Não costumamos pensar muito a respeito, quando na verdade algumas pequenas mudanças já trazem resultados imediatos no rendimento dos estudos. Para além da prática em si, observe atentamente como você lê e, a partir disso, pense em que aspecto pode melhorar.

A leitura dinâmica é uma técnica que auxilia muito quando você tem pouco tempo disponível para ler determinado conteúdo. Mais do que isso, é uma forma de absorver conhecimento que pode melhorar muito o nível do seu aprendizado.

Gostou dessas dicas? Leia o nosso outro artigo que traz oito técnicas de estudo para quem tem uma rotina atarefada e aprofunde ainda mais seu repertório!

Você pode gostar
6 profissionais de sucesso que fizeram algum curso técnico
6 habilidades essenciais de um administrador

Deixe seu comentário

Seu Comentário*

Seu Nome*
Seu Site

Share This