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5 livros sobre gestão de pessoas que você precisa ler

Algumas das maiores empresas do mundo mantêm um modelo peculiar de gestão de pessoas. Em algum momento da sua vida, você já se perguntou como a Google pode ter alcançado o topo do faturamento e da produtividade, com os funcionários jogando ping-pong?

A resposta pode ser encontrada nos livros sobre gestão. Quando a nossa equipe estava preparando esta lista para você, percebeu que os maiores nomes em consultoria empresarial do mercado defendem um modelo de gerenciamento de pessoas não engessado.

Escolhemos, então, as 5 publicações mais relevantes que vão ajudá-lo não só a executar suas tarefas diárias, como também a construir um perfil profissional inovador para administrar o departamento pessoal de uma empresa. Confira!

1. Descubra seus pontos fortes, de Marcus Buckigham e Donald. O Clifton

O livro é o resultado de uma pesquisa feita por Marcus Buckigham e Donald. O Clifton, em que descobriram que os profissionais mais bem-sucedidos do mercado buscam aprimorar suas qualidades e deixar os defeitos em segundo plano.

Segundo os pesquisadores, a grande parte das empresas que estão focadas em corrigir as fraquezas dos funcionários, acreditando que, assim, poderão atingir melhores resultados, está equivocada.

A publicação auxilia o leitor a descobrir as próprias habilidades e as dos seus colaboradores, por meio do teste “Descubra a fonte dos seus pontos fortes”, que tem como objetivo mapear a capacidade do indivíduo em até 34 áreas de atuação.

Como os resultados são mensuráveis, garantem que a pessoa se conheça melhor e possa desenvolver as suas habilidades.

1.1 Sobre os autores

Marcus Buckingham é fundador da The Marcus Buckingham Company, empresa focada na criação de programas de treinamento para gestores. Pesquisador, consultor empresarial e palestrante motivacional, Buckingham é autoridade quando o assunto é o aproveitamento dos pontos fortes dos colaboradores pelas empresas.

Donald O. Clifton é um dos mais experientes pesquisadores sobre a força de vontade. Clifton é considerado o avô da Psicologia Positiva, direcionada aos talentos dos indivíduos dentro da empresa, que, somados ao desenvolvimento dessas habilidades por meio de estudos e experiências de valorização no trabalho, resultam em um funcionário até 6 vezes mais engajado com a organização.

2. Bom chefe, mau chefe, de Robert Sutton

O americano Robert Sutton, professor da Universidade de Stanford, palestrante e consultor de empresas, é autor de vários livros sobre gestão. Um deles, “Bom chefe, mau chefe”, é baseado em casos reais.

Frequentemente, Sutton era procurado por pessoas que faziam reclamações sobre a postura de seus superiores. Ele transformou esses relatos em um livro divertido que explica, por meio de exemplos, como ser um chefe bacana e o que não fazer para evitar se tornar um dos piores.

2.1 Como esse livro pode ajudá-lo

As reflexões contidas na publicação cumprem exatamente o seu objetivo: ensinar a ter uma boa postura diante de situações, muitas vezes, desagradáveis, mantendo a relação cotidiana agradável.

A proposta do livro é que os profissionais do departamento de RH, os gestores, os líderes e, até mesmo, os patrões, considerem e pensem sobre as próprias ações, avaliando as qualidades e os defeitos em si mesmo. Veja algumas questões levantadas:

  • você monitora seus funcionários de maneira obsessiva?
  • você é determinado ou joga os problemas emergenciais para seus colaboradores?
  • você trabalha com metas reais?
  • você tem consciência de que deve ser exemplo e de que suas ações são julgadas com maior potencialidade devido à sua posição dentro da empresa?

O autor também destaca que não existe uma fórmula pronta para ser o gestor ideal e acredita que a autoconsciência é a melhor forma de se tornar um bom líder.

3. Execução: a disciplina para atingir resultados, de Ram Charan e Larry Bossidy

O experiente consultor de negócios Ram Charan une-se a Larry Bossidy, presidente do conselho da Honeywell International, grande empresa do setor industrial e de tecnologia, nessa famosa publicação, que, por meio de exemplos reais, inspira os gestores à execução de cada planejamento com o máximo de comprometimento.

Do ponto de vista dos autores, a função dos líderes de uma empresa é alcançar resultados utilizando três técnicas: unindo pessoas, elaborando estratégias e coordenando as operações. Como o próprio título sugere, o livro mostra de que forma alcançar os objetivos colocando esses processos em prática.

4. Como dizer? – A arte de dar e receber feedback, de Eliane Pitta

A obra de Eliane Pitta é vista como um dos livros sobre gestão essenciais para os profissionais do departamento de recursos humanos de uma empresa.

A autora defende a adoção da cultura do feedback nas organizações e contribui para o trabalho dos gestores ao trazer dicas de como dar essas respostas de maneira positiva, possibilitando a correção das falhas e o aprimoramento de todos os colaboradores dentro de uma corporação.

O objetivo de Pitta é mostrar o feedback como uma ferramenta assertiva e de crescimento, que motiva os funcionários a desempenhar suas funções com maestria, formando uma equipe engajada e produtiva.

4.1 Cultura do feedback

A cultura do feedback consiste em dar uma resposta aos funcionários, positiva ou negativa. Seu objetivo é o desenvolvimento dos profissionais envolvidos em uma organização, e o direcionamento da conduta desejada dentro da empresa.

As ações devem ser aplicadas com frequência, de modo que não prolonguem problemas e aumentem as chances de um trabalho ser bem desempenhado.

5. Administração de Recursos Humanos, de Alda Carlini e Rita Tarcia

O setor de RH não está isento dos impactos causados pelo avanço da tecnologia. As inovações vão desde a formação do profissional da área até a possibilidade de ministrar ou receber treinamentos on-line.

Esse livro das brasileiras Alda Carlini e Rita Tarcia foi escrito em 2010, mas trata de um tema que permanece atualizadíssimo dentro das empresas: como os profissionais do departamento de RH podem explorar as mudanças tecnológicas em prol do desenvolvimento da equipe.

A obra é construída a partir do estudo de casos nacionais e internacionais e apresenta dicas de ferramentas que podem ser utilizadas para comunicação e aprendizagem dos funcionários.

Experiência, estudo e conhecimento garantem uma caminhada profissional de sucesso. Como você pôde perceber ao longo do artigo, os livros sobre gestão listados aqui são os alicerces para que você construa uma carreira estruturada e próspera.

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